Duo

Duo

Do Rio de Janeiro:

Um passeio pela Itália. Assim Nicola Giorgio definiu a cozinha da casa a qual é sócio, o Duo. Alto e elegante, antes de sentar-se a mesa o italiano circulava entre o salão e a cozinha, sem perder nenhum detalhe do que ocorria durante o pico de almoço. Domingo é um dia calmo, depois nos revelou.

Em serviço Nicola aparenta muita seriedade, mas quando se conversa com ele, vemos que se trata de uma pessoa descontraída e simpática e que adora falar de seu trabalho e da infância na Itália, onde deu os primeiros passos em direção a profissão de gestor de restaurante. Começou a trabalhar aos 14 anos. Lavou muito prato até poder estudar hotelaria. Depois passou pela Suíça, Paris e Londres antes de vir morar no Brasil, onde já vive há alguns anos.

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (4)

A casa conta com dois ambientes, o salão principal…

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (3)

…e um segundo, um pouco mais reservado, aos fundos

Nicola comanda o Duo com o sommelier Dionízio Chaves. A casa tem um pouco dos dois, ou digamos, espaço suficiente para os dois trabalharem. Nicola entre a cozinha e o salão e Dionizio na parte dos vinhos.

Assim que chegamos à porta do restaurante, Dionízio se apresentou. Estava na companhia de sua esposa Isabel e de um filhote de Golden Retriever que confessou ele, é muito bonito, mas lhe dá um trabalho de tirar o sono.

Dionízio Chaves é um dos mais respeitados sommeliers do Brasil, mas isso não parece ter lhe tirado a simplicidade e simpatia. Após escutá-lo falar de si, saí com a sensação de que eu deveria me empenhar mais para correr atrás dos meus sonhos. Sua determinação é inspiradora.

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (2)

O trabalho na cozinha, visível para os clientes

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (1)

O ambiente principal conta com um grande e confortável bar

O primeiro contato de Dionízio com o mundo dos restaurantes teve inicio através de sua mãe, que era uma excelente cozinheira e tinha um restaurante bastante popular na Rocinha, onde moravam. Chegou a vender picolés na praia de São Conrado antes de arrumar um emprego no restaurante Guimas, como ajudante de garçom.

O sonho de sua juventude passava longe dos vinhedos até então. Não era de beber, sempre foi um jovem disciplinado – e como ele mesmo se define “careta”. Queria mesmo era ser jogador de futebol.  Foi da escolinha do Flamengo e chegou a jogar no Nacional de Montevideo, no Uruguai, por cinco meses.

A necessidade de trabalhar acabou lhe afastando dos gamados e o levando para o mundo da gastronomia. Foi no Guimas que iniciou sua história com o vinho e descobriu que queria ser sommelier. Com ajuda de amigos e de clientes admiradores de seu trabalho abriu portas. Fez estágio no Locanda de la Mimosa, depois iniciou a carreira de sommelier no Rapsody, passando pelo Le Sommelier.

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (5)

Nossa jornada começou com um tartare de salmão e carpaccio de peixe branco…

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (6)

…passando por um antepasto italiano…

Dividindo o tempo entre os estudos do vinho e os negócios, conseguiu em 1999 o primeiro lugar no concurso brasileiro de sommelier. Conheceu Nicola na época em que trabalhou no Hotel Fasano e a idéia de abrirem um projeto juntos foi um processo natural na carreira dos dois.

O barato do Duo é conseguir ser refinado, chique, mas não pender para um formalismo que poderia tornar o ambiente desagradável. Muito ao contrário: o espaço é amplo, a iluminação impecável. Durante o dia, a luz do sol ilumina de forma controlada o salão. A decoração foi muito bem planejada para tornar o ambiente mais descontraído.

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (7)

…risoto de cogumelos frescos com galinha d´Angola…

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (8)

…risoto de frutos do mar e para fechar…

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (10)

…“Stinco” de vitela com polenta de pecorino e sálvia

É um lugar para quem gosta de vinho e boa cozinha italiana e segue um pouco o que Dionízio apregoa: transformar o ato de tomar vinho numa coisa natural e agradável. Contam com 400 rótulos e há vinhos em diversas faixas de preço.

Quando iniciaram a parceria, Dionízio e Nicola planejaram inicialmente abrir um espaço na Zona Sul da cidade, no entanto os preços das áreas comerciais da região nobre do Rio estavam muito altos. Somado a isso, não encontraram um espaço amplo condizente com os seus anseios. Relutaram inicialmente em migrar o projeto para Barra, com medo de perderem a clientela da Zona Sul. Isso foi até baterem o olho no local atual no Jardim Oceânico: estavam certos de que ali caberia o sonho dos dois.

O preconceito de parcela dos moradores da Zona Sul com a Barra vem se desfazendo conforme aumenta o fluxo de pessoas entre diferentes partes da cidade, por conta justamente da valorização absurda dos imóveis na área nobre do Rio. Há muita gente migrando de Ipanema e Leblon para a Barra. Com isso existe uma mudança no perfil dos serviços do bairro, com a abertura de novas casas. O Duo se encaixa aí. Além disso, por ser no início da Barra, o restaurante atende também os clientes que moram na Zona Sul.

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (11)

A jornada ainda teve direito a uma sobremesa e terminou…

Duo, restaurante italiano, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, comida italiana (13)

…com um Limoncello feito pelo próprio Nicola

Vencida a etapa de se ambientar em território da Barra, a maior dificuldade enfrentada pelos sócios na abertura da casa, segundo Nicola, foi com a contratação de mão de obra. Sobram oportunidades de trabalho no setor de gastronomia justamente porque falta gente com capacitação e especialização para preencher as vagas.

Após o ótimo bate-papo com os dois sócios, foi-nos oferecida uma jornada deliciosa de pratos que começou com tartare de atum e carpaccio de peixe branco, antepasto italiano, risoto de cogumelos frescos com galinha d´Angola (realmente muito bom) e frutos do mar e finalmente um “Stinco” de vitela com polenta de pecorino e sálvia. Um almoço memorável que não poderia terminar de maneira mais italiana: com um Limoncello feito pelo próprio Nicola. Receita de sua mãe, ele nos revelou.

Duo

Funcionam de terça a quinta das 12h às 16h e das 19h às 01h. Sexta de 12h à16h e das 19h à 01:30h. Sábado de 12h às 01:30h. Domingo das 12h às 24h.

Aceitam cartões de crédito e débito.

Endereço: Rua Érico Veríssimo, 690, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Contato: (21) 2484-4547

Para saber mais: www.duorestaurante.com.br