Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto

Pastel de bacalhau na Feira da Praça Benedito Calixto

De São Paulo:

Nada como uma friturinha para começar bem o dia de sábado. Ainda mais quando esta fritura se trata de um grande e bem recheado pastel de bacalhau numa simpática feira de rua. Acaso vocês um dia estejam me procurando sem saber onde me encontrar, o primeiro lugar mais provável de me achar é numa feira popular de rua, muito provavelmente no setor de comidas. Simplesmente adoro.

Pertinho da minha casa em Pinheiros, por sorte, é realizada todo o sábado – durante o dia todo – a famosa Feira da Praça Benedito Calixto, que mistura antiquários, arte, artesanato, bijuterias, apresentações de música, leituras e lançamentos de livro e, como não poderia deixar de faltar, uma área de alimentos com barracas de comidas típicas de diferentes lugares. Foi difícil decidir o que comer: se eu encostava a barriga no Pará, ou dava um pulo a Portugal, se ficava nas empanadas ou caia dentro do pastel. Preferi este último. Sábia decisão.

Cicero Pasteis, pastel de rua, Feira da Praca Benedito Calixto, Pinheiros, Sao Paulo (5)

O pastel servido pelo Cícero tem massa fina, sequinha e leve…

Cicero Pasteis, pastel de rua, Feira da Praca Benedito Calixto, Pinheiros, Sao Paulo (6)

…sem deixar de dar importância ao delicioso recheio de bacalhau

Chamou a minha atenção algumas reportagens presas ao suporte de ferro da barraca do Cícero, indicando que seria um dos melhores pastéis de São Paulo. Não podia deixar passar. A levar em conta a gentileza da galera que servia a iguaria, entre eles o próprio Cícero, a parada ali já ganhava uns pontinhos para mim. Há pelo menos uma dezena de sabores descritos num banner de lona ao fundo e é difícil escolher entre o sempre bem vindo simples recheio de queijo, ou me aventurar por outros mais consistentes com carne seca.

Tenho uma atração quase irresistível por tudo que leva bacalhau. Do clássico bolinho, que venho provando com certa assiduidade em São Paulo, ao pastel que já é tradicional em Sampa (tendo como representante mais famoso o vendido no Hocca Bar, no Mercadão). Assim, eu ‘deletei’ da minha caixa de desejos todos os outros sabores e me ative ao desfiar do peixe. Não me arrependi.

Cicero Pasteis, pastel de rua, Feira da Praca Benedito Calixto, Pinheiros, Sao Paulo (2)

A barraca serve cerca de uma dezena de sabores de pastel…

Cicero Pasteis, pastel de rua, Feira da Praca Benedito Calixto, Pinheiros, Sao Paulo (3)

… e já é bastante tradicional e conhecida pelos frequentadores da Feira

Cicero Pasteis, pastel de rua, Feira da Praca Benedito Calixto, Pinheiros, Sao Paulo (1)

Para quem preferir outra iguaria, há uma série de barracas de comidas típicas

O grande lance de qualquer pastel para mim está mais na massa do que propriamente no recheio. É claro que o recheio é importante, mas como disse antes, um simples pastel de queijo pode ter enorme diferença quando a massa é bem feita e leve. No caso do Cícero, era exatamente isso. Muito bem frita, sequinha, tão fina que quase se desfazia na mão ao primeiro toque com a pele. Leve a ponto de nem pensar em enjoar. Dava para comer outro pastel, não fosse então o recheio corpulento do bacalhau. Delícia. Mais perfeito que aquilo só com uma latinha gelada de cerveja para acompanhar. Mais ainda era cedo. Quem sabe no próximo sábado…

Quem quiser saber mais sobre a Feira, há uma série de sites na internet que abordam tanto a programação cultural, como os produtos em disposição nas barracas. Minha sugestão é: dêem uma ‘googleada’.

Cícero Pastéis

Funcionam todos os sábados das 8h30 às 20h.

Endereço: Praça Benedito Calixto S/N – Pinheiros. São Paulo (SP).