Pastel de bacalhau em Feira de Pinheiros

Pastel de bacalhau em Feira de Pinheiros

De São Paulo:

Ao contrário do Rio, onde os pastéis de feira se limitam a no máximo quatro sabores básicos, em São Paulo é possível encontrar os mais diversos recheios para esta tradicional iguaria – entre os quais o clássico de bacalhau (que eu adoro). Em Sampa o pastel de feira é levado muito a sério, tão a sério que todo ano há uma eleição específica para eleger o melhor entre as diversas barracas de feira por toda a metrópole.

Eu tenho de rodar ainda muitos anos para poder falar com propriedade sobre o que considero o melhor pastel paulistano. No entanto, até o momento, o pastel de bacalhau vendido na Feira da Rua Antônio Bicudo, em Pinheiros, conquistou meu fígado.

pastel de feira, comida de rua, feira da Rua Antonio Bicudo, Pinheiros, pastel de bacalhau (2)

Onde tem multidão, tem pastel bom

O recheio é diferente de outros que já provei, incluindo os ofertados no Mercadão – onde o peixe é servido em grandes lascas. Na feira de Pinheiros, o pastel é menor (no tamanho perfeito para saciar o desejo, sem empanturrar). O recheio é quase uma pasta de sabor suave e no ponto certo de sal, de um bacalhau muito bem desfiado. Olha que este não está nem na lista dos últimos indicados como os melhores pastéis de feira da cidade. Como disse, eu tenho muito que rodar. Não é uma maravilha?

Para quem quiser provar desta dica, a Feira Livre da Rua Antônio Bicudo é realizada todas as quintas, na parte da manhã. A barraca de pastéis fica quase na altura da Rua Teodoro Sampaio. Não tem erro. É só observar a mais lotada de clientes.