O carneiro Do Sertão

O carneiro Do Sertão

 De São Paulo:

Foi pelo mar que tomei o rumo do sertão, numa sexta-feira meio enforcada pelo feriado de Corpus Christi. Conhecido pela comida sertaneja (como carne de sol, buchada, vaca atolada entre outras delícias), o restaurante Do Sertão serve também uma famosa Corvina com Baião de Dois e Pirão. Por este prato inusitado fui atraído até a casa da região da Bela Vista.

 Ao chegar ao meu destino, porém, me informaram que os peixes são apenas para duas pessoas. Seria muita ogrice partir para dentro do pedido, até porque mesmo os pratos destinados aos clientes solitários, como eu na ocasião, são muito bem servidos. Não cheguei a ficar tão decepcionado assim. Afinal, a casa tem diversas opções que eu simplesmente amo, como o carneiro, por exemplo. Foi para ele que dediquei minha fome no fim das contas.

carne de sol, buchada, vaca atolada, comida sertaneja, comida nordestina, Do Sertao Bar e Restaurante, Bela Vista, Corvina com Baiao de Dois e Pirao, Baiao de Dois (4)

Pedida certeira e caprichada: carneiro ensopado com baião de dois e cuscuz

carne de sol, buchada, vaca atolada, comida sertaneja, comida nordestina, Do Sertao Bar e Restaurante, Bela Vista, Corvina com Baiao de Dois e Pirao, Baiao de Dois (5)

Há tempos não como um carneiro ensopado tão bom. Prato difícil de encontrar entre Sampa e Rio

Há dois pratos com carne de carneiro no cardápio: com molho (ensopado) e o frito (costelinhas fritas). Duas pedidas encantadoras, mas o Carneiro ao Molho chamou mais minha atenção. Além de tudo a porção para um custava apenas R$ 19,10!

Trata-se de um prato muito tradicional em todo o sertão nordestino e que eu apreciei muito em algumas de minhas jornadas pelo interior do Nordeste. Uma receita difícil de encontrar entre mesas de São Paulo e Rio de Janeiro. Imaginem minha felicidade, portanto, ao me esbaldar com o pedido – que como já imaginava, veio muito caprichado.

Há muito tempo não comia um carneiro ensopado tão bom – poderia dizer mesmo que em terras do sudeste não arrumei outro gostoso como o Do Sertão. O baião de dois estava muito acertado. Como acompanhamento ainda solicitei um cuscuz. Baião com cuscuz misturado com o molho do carneiro é realmente uma coisa maravilhosa. A carne do bicho estava tão macia que descolava do osso ao primeiro toque.

carne de sol, buchada, vaca atolada, comida sertaneja, comida nordestina, Do Sertao Bar e Restaurante, Bela Vista, Corvina com Baiao de Dois e Pirao, Baiao de Dois (2)

Ambiente simples e sem muitos arranjos decorativos, porém limpo e bem ajeitado

carne de sol, buchada, vaca atolada, comida sertaneja, comida nordestina, Do Sertao Bar e Restaurante, Bela Vista, Corvina com Baiao de Dois e Pirao, Baiao de Dois (1)

A pimentinha arretada fez, junto com o carneiro, a alegria do meu almoço

Com ambiente simples e sem muitos arranjos decorativos, não fosse por um ou outro objeto típico (como um chifre de boi preso na parede), nem dá para dizer que se trata de uma casa de comida nordestina. Por outro lado é um local muito limpo e bem ajeitado.  A única coisa que mudaria por ali é o volume do som, um pouco alto para o meu gosto – mas que também não chega a estragar a experiência.

A equipe é bastante gentil, conhece bem o cardápio (podem pedir dicas sem medo) e serve com muita ligeireza. Mal escolhi e o meu almoço já estava à mesa. Acabou tão rápido quanto veio. Foi uma bela refeição a um custo-benefício excelente. Para o Sertão eu certamente voltarei.

Do Sertão Bar e Restaurante

Funciona diariamente das 11h até às 3h.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1184 – Bela Vista.  São Paulo (SP).