
Unha de Caranguejo no Tacacá do Norte
Do Rio de Janeiro:
Um programa indispensável para mim sempre que vou visitar minha mãe – que mora no bairro do Flamengo, onde eu cresci – é dar um pulo rapidinho no Tacacá do Norte, ótima casa de comida típica, para comer uma Unha de Caranguejo. Já devo ter citado isto umas três vezes no Diários, mas o negócio é tão bom que vale sempre um repeteco para reforçar.
A Unha de caranguejo recém saída da frigideira. Indispensável!
Patinha gorda, com massa empanada, frita e recheada de carne de caranguejo legítima
O salgado se trata de uma patinha gorda, com massa empanada, frita e recheada de carne de caranguejo legítima (não estas pastas de origem duvidosa que se vê em muito boteco chique por ai). Gosto tanto do quitute que raramente me dou o direito de partir para outras pedidas recomendadas da casa como a própria casquinha de caranguejo (com muita carne e uma farofinha deliciosa!) e o Tacacá. Além do açaí (mas que confesso, não sou muito chegado).
Para completar o programa, a Cerpa gelada servida por lá é perfeita. Nem chego a sentar. O negócio é beber em pé e comer na mão, observando o movimento da Rua Barão do Flamengo. Não é lugar para se esticar o papo, apenas uma boa escala num início de domingo, ou no final de tarde após o trabalho.
A Cerpa gelada completa perfeitamente o programa ligeiro
Para quem curte comida do norte, o Tacacá ainda vende produtos como farinhas e até pirarucu e camarão seco, itens muito usados na culinária regional. Não poderia deixar também de citar os sorvetes de sabores variados e pouco comuns nas terras do sudeste como de Bacurí, Taberebá, Muricí, Tapioca, Tucuma, Bacaba e por aí vai.
Tacacá do Norte
Funciona de segunda a sábado das 9h às 22h.
Aceita apenas dinheiro ou cheque.
Endereço: Rua Barão do Flamengo, 35. Lj. R.
Contato: (21) 2205-7539