O P.F africano do Biyou’Z

O P.F africano do Biyou’Z

De São Paulo:

Apesar da imensa influência mútua entre a cultura culinária encontrada em diferentes países da costa oeste africana e as várias regiões do Brasil, são ainda raríssimas as casas que se propõe em nosso país a explorar e ofertar a rica gastronomia da África em terras tupiniquins.

São Paulo, com uma grande colônia de imigrantes vindos de países como Nigéria, Camarões e Angola, ainda não se abriu totalmente para este universo. (O mesmo ocorre no Rio que possui igualmente uma grande colônia de angolanos). Em parte isto ocorre pelo desinteresse brasileiro em explorar esta diversidade, mas também porque as comunidades de imigrantes são reconhecidamente fechadas.

Africano República 01

Na parede do Biyou’ z reportagens com referências à cozinha local

No entanto, de uns anos para cá, alguns restaurantes que antes serviam basicamente aos estrangeiros começaram a despertar a atenção dos paulistanos. O maior destaque é o Biyou’Z bem próximo a Praça Júlio Mesquita, no Centro de São Paulo (região que concentra grande parte dos africanos em Sampa).

Fundado pela empreendedora camaronesa Melanito Biyouha, logo ela enxergou as boas possibilidades em abrir as portas para além da comunidade e servir também aos brasileiros um panorama dos pratos típicos de países como Angola, Nigéria, Senegal, Gana, Camarões entre outros.

Africano República 02

Lugar singelo, com clima de boteco e poucas mesas num espaço pequeno

Ainda hoje o restaurante é mais frequentado por africanos e a língua falada dificilmente é o português. Ao longo do almoço eu me senti como um turista em minha própria cidade e até arrisquei um francês enferrujado na comunicação com a simpática cozinheira.

O lugar é muito singelo, um boteco, mas de aspecto limpo. São poucas mesas num espaço pequeno, paredes coloridas e apenas algumas máscaras africanas a decorar o ambiente. Na parede, no entanto, já é possível ver reportagens com referências à cozinha local.

Cada dia há uma especialidade diferente em oferta, mas o cardápio também dispõe de pratos fixos bastante variados e tentadores. Quem pensa tratar-se de comida exótica vai ficar surpreso e se sentir bastante confortável com opções que lembram muito a comida brasileira do dia-a-dia.

Africano República 04

Malang – Banana da Terra frita e peixe frito com molho acebolado

O Peixe com banana-da-terra que eu comi é muito comum na cultura caiçara do litoral paulista e fluminense. A folha de mandioca, bastante utilizada na região Norte do país, também está presente por ali em pratos como o Pondu (folha de mandioca, fufu de milho e peixe frito). Ou mesmo a mistura de quiabo e galinha, tão presente em pratos nacionais, é possível de ver em pedidas como o Bicoye (quiabo, tomate e cebola, galinha, carne de panela ou peixe e fufu de mandioca).

É claro, o uso de dendê e camarão seco típicos dos pratos soteropolitanos é encontrado no Fumbua: Pasta de amendoim torrado com azeite de dendê, camarão moído e fumbua (folha seca típica da África).

Africano República 03
O Biyou’Z fica no Centro de São Paulo, onde se concentra a comunidade africana

Os pratos são servidos como PF´s e nenhuma das pedidas sai mais do que R$ 20,00. Como estava muito quente, escolhi uma opção que me pareceu mais leve, o Malang – Banana da Terra frita e peixe frito com molho acebolado.

O fato da “banana” vir antes do “peixe” no nome do prato faz todo o sentido – a porção da fruta é enorme! Fiquei muito surpreso com o sabor equilibrado e o ótimo tempero do pedido. A prato me custou apenas R$ 16,00!

Sai bastante satisfeito com o almoço, com o atendimento e a experiência de maneira geral, mas me arrependi depois de não ter provado o Fufu, espécie de massa que mistura banana-da-terra com mandioca ou milho (no restaurante há as duas opções). Fica pra próxima!

Biyou´Z Restaurante Afro

Funciona de segunda a sábado, das 12h à 0h. Domingo das 14h às 0h.

Endereço: Alameda Barão de Limeira, 19 – Campos Elíseos. São Paulo (SP).

(11) 3221-6806 / (11) 986-651-166 / biyouzresto@gmail.com

Para saber mais: biyouzresto.com.br