O Falafel da Pinati

O Falafel da Pinati

De São Paulo:

A lanchonete tem como singularidade seguir as regras da cozinha kosher na elaboração dos seus pratos rápidos. Mas engana-se quem pensa que o público se restringe apenas a comunidade judaica da região. Algumas pedidas do local são conhecidas muito além-bairro e agradam a todas as crenças gastronômicas – como um tentador Hambúrguer que mescla carne bovina e de cordeiro (quase não resisti) e os sanduíches típicos das ruas de Israel com o Falafel, Shawarma e Sabich.

Pinati 1Falafel: uma refeição completa
Pinati 2A porção de batatas estava sequinha e crocante

O pequeno espaço da lanchonete, que se divide entre algumas mesas na varanda e um balcão com bancos altos, não dá conta do movimento na hora do almoço. Algumas pessoas têm de aguardar em pé vagar um lugar para encostar a fome. Os pedidos são feitos direto no caixa junto com o pagamento. Mesmo na hora do almoço os preparos são bem rápidos.

Fui à procura do Falafel – bastante elogiado. Optei pela versão servida no pão Lafa, que vem recheado – além dos bolinhos de grão de bico – com tomate e pepino em cubos, homos, tehina, repolho e picles (R$ 26,00). Para completar o conjunto ainda solicitei uma porção de fritas pequenas (R$ 7,50).

Pinati 3Pequeno espaço da lanchonete que é bastante movimentada

A porção de batatas (que estava sequinha e crocante como indica o cardápio) foi um exagero, já que o sanduíche, por si só, já é uma refeição completa. Foi o melhor Falafel que provei até hoje em São Paulo, em parte porque amei o pão Lafa da Pinati, mas também porque todos os ingredientes combinam perfeitamente.

Como já citado por aqui, vale explorar as opções de hambúrgueres (além do bovino-ovino há um de carne de peixe interessante) e também os sandubas especiais como o Vursht – que reúne salames tradicionais judaicos – e o Meshuga (carne louca) – com carne bovida desfiada.

Como em outras casas de comida judaica na cidade, não deixem de atentar para os dias de funcionamento (não abrem aos sábados e as sextas só funcionam até às 15h).

Pinati Lanchonete

Funcionam de domingo à quinta das 12h às 22h e sextas das 12h às 15h.

Endereço: Alameda Barros, 782 – Santa Cecília. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3668-5424 / (11) 3315-9400