Sete armazéns imperdíveis do Rio de Janeiro

Sete armazéns imperdíveis do Rio de Janeiro

Do Rio de Janeiro:

Outrora comuns e fruto da herança cultural deixada por portugueses e galegos em terras cariocas, as mercearias e armazéns foram desaparecendo das esquinas do Rio de Janeiro após a primeira metade do século XX por conta da concorrência com os supermercados. Nos dias atuais poucos exemplares deste estilo de comércio ainda resistem em algumas partes da metrópole. A maioria na área central, na Zona Norte, e no subúrbio da cidade – muitos em locais onde ainda se prestam ao importante papel de venda avançada aos moradores ao seu redor.

Os sobreviventes carregam quase todos em comum uma característica: a de terem sido adaptados, migrando da função de apenas secos e molhados para a de botequim – em maior ou menor grau. A seguir, apresento uma seleção de oito notáveis armazéns e mercearias da região central do Rio, de Laranjeiras até a Saúde, passando por Lapa e Santa Teresa. São estabelecimentos fascinantes, que mesmo tendo sofrido intervenções ao longo dos anos, ainda mantém uma áurea de um tempo ido, um charme que nos conquista a primeira visita.

Britan Bar (Bar do Zé)

Britan Bar, Bar do Seu Ze, Armazem, Catete, Rio de Janeiro, boteco, botequim (2)

Britan Bar, Bar do Seu Ze, Armazem, Catete, Rio de Janeiro, boteco, botequim (3)

Administrado pelo simpático Zé – daí conhecido pelo nome de Bar do Zé – este pequeno e aconchegante armazém sobrevive quase incólume, numa ladeira escondida em um morro do Catete. É um exemplo de armazém que virou botequim, apesar de que ainda é possível encontrar produtos de primeira necessidade por ali – que atendem justamente aos moradores do sub-bairro agradável e exclusivo.

O Britan Bar é de todos o que oferta a melhor trilha sonora, garantida pela seleção de CDs de sambas tradicionais de Zé. Não raro, é possível também escutar outros estilos como Word Music. As cervejas, de garrafa, sempre saem geladas. Para comer a casa oferta pratos bastante singelos, como porções de queijo prato e salame. Há também sanduíches e petiscos como linguiça calabresa e o bolinho de bacalhau – muito solicitado pelos clientes. Com poucas mesas em seu pequeno espaço, os frequentadores acabam preferindo bebericar em pé na calçada ou na rua de paralelepípedos. É um bom lugar para começar uma noite e ir após o trabalho com os amigos.

Funciona de segunda a sábado das 10h à meia-noite e dom do meio-dia às 17h.

Só aceita dinheiro.

Endereço: Rua Barão de Guaratiba 49.

Contatos: (21) 2558-6583.

Armazém Cardosão

Armazem Cardosao, Laranjeiras, Rio de Janeiro (2)

Armazem Cardosao, Laranjeiras, Rio de Janeiro (1)

Muito conhecido pelos moradores de Laranjeiras, principalmente os das imediações da Rua General Glicério, este armazém, como outros nesta seleção, foi salvo do progresso por ficar escondido em um sub-bairro – o qual seus moradores não tem acesso tão fácil a supermercados e comércio em geral. O Cardosão fica numa esquina do Mundo Novo, atendendo até hoje clientes da área como um misto de secos e molhados – ou mercadinho avançado – e botequim.

O local tornou-se um ponto de encontro de célebres rodas de samba e é bastante disputado nas feijoadas de sábado – um programa super bacana após uma visita a feira popular da Rua General Glicério. Além da feijoada, o armazém oferta petiscos como empadas e bolinhos. A cerveja é servida estupidamente gelada. Programa para uma tarde esticada de papo nas mesinhas colocadas na rua, com visual super calmo e agradável.

Funciona de segunda a quinta das 8h às 22h. Sextas e sábados das 8h à 1h. Domingos das 8h às 18h.

Endereço: Rua Cardoso Júnior, 312 – Laranjeiras.

Contatos: (21) 2225-3493

Armazém São Thiago (Bar do Gomes)

Armazém São Thiago  (1)

Armazém São Thiago  (6)

O mais bem preservado – e em minha opinião, bonito – entre os notáveis aqui publicados. Sofreu uma profunda reforma em meados dos anos 2000 tendo sido transformado numa espécie de bar-museu em homenagem a categoria. Há cerca de dois anos passou por uma nova leva de reformas que recuperou ainda mais sua originalidade, com resgate, incluso, do belíssimo chão de azulejos hidráulicos.

O Armazém São Thiago – um exemplar perfeito da influência galega no Rio – abandonou completamente sua função de secos e molhados para se tornar um grande botequim. Sua área interna foi tomada de mesinhas e hoje os produtos básicos deram lugar a um cardápio muito interessante de petiscos, com destaque para a polpeta (bolo de carne) e os frios e queijos cortados finamente. As opções de bebidas são muitas também, com uma seleção ótima de rótulos de cervejas, além das cachaças. Um programa legal tanto para o dia, quanto para noite.

Funciona de segunda a quinta das 11h às 23h. Sexta das 11h à meia-noite. Sábado das 11h às 22h e domingo das 11h às 18h.

Aceita cartões de débito e crédito.

Endereço: Rua Áurea, 26.

Contatos: (21) 2232-0822

Para saber mais: www.armazemsaothiago.com.br

Armazém da Rua do Jogo da Bola (Bar do Sérgio)

Rua do Jogo da Bola, Morro da Conceicao, armazem, Bar do Sergio, Armazem da Rua do Jogo da Bola (5)

Rua do Jogo da Bola, Morro da Conceicao, armazem, Bar do Sergio, Armazem da Rua do Jogo da Bola (1)

As obras do Porto Maravilha e a revalorização da área portuária do Rio talvez forcem – contra a vontade do dono da casa (que não gosta muito de propaganda e de forasteiros) – a descoberta deste belo e simples exemplar de armazém, até então escondido no histórico Morro da Conceição. Os moradores da área chamam a casa de Bar do Sérgio e ainda utilizam o estabelecimento como principal comércio de produtos básicos. A função de secos e molhados ainda ocupa uma significativa parcela do negócio. As poucas mesas, o silêncio, o clima de interior, transformam este programa num túnel do tempo. O armazém trabalha com marcas básicas de cerveja, servidas muito geladas, e algumas opções muito simples de petiscos como frios e queijos.

Funciona de segunda a sexta das 9h às 14h e das 16h30m (para garantir) às 22h. Sábado, das 9h às 22h. Domingo, das 9h às 18h.

Endereço: Rua do Jogo da Bola, 44, esquina com a Rua Mato Grosso (Morro da Conceição) – Saúde. Rio de Janeiro (RJ).

Contato: (21) 2253-2643

Armazém Senado

Armazém Senado 2

Armazém Senado

Um belíssimo, no entanto um pouco largado, armazém que resiste na esquina da Rua Gomes Freire com Rua do Senado, em plena Lapa. A casa atende ao público local, moradores de uma área do Centro até então meio esquecida, mas que agora está em um processo acelerado de mudança – e, portanto, em grande risco de se descaracterizar. Este ponto histórico, e sua clientela, são exemplos de costumes e do dia-a-dia de uma Lapa que aos poucos vai ficando para trás.

Por ali os produtos básicos ainda são mantidos na estante, mas aos poucos a função de botequim vai ocupando mais e mais o espaço do estabelecimento. Cervejas geladas e petiscos básicos como frios alimentam este interessante programa para uma tarde ou início de noite. Tudo complementado pelo som eclético de uma velha vitrola.

Funcionam de segunda a sexta das 8h às 20h e sábado das 8h às 16h.

Aceitam cartões de débito e crédito.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 256

Contato: (21) 2509-7201

Casa Paladino

Casa Paladino, bar historico, Centro do Rio, botequim, armazem (2)

Casa Paladino, bar historico, Centro do Rio, botequim, armazem (3)

O clássico estabelecimento, que já passou dos cem anos, talvez escape um pouco do tema aqui proposto, mas seria uma temeridade não lhe fazer referência. A Casa Paladino já nasceu como um bar-armazém de produtos finos  e até hoje se mantém firme na esquina da Rua Marechal Floriano com Rua Uruguaiana, no Centro do Rio. Suas estantes de madeira reúnem de vinhos a conservas especiais importadas. É um local conhecido pelos trabalhadores da área, que buscam uma das muitas opções de omelete na hora do almoço, ou as porções de frios e queijos após o serviço. Com um chopp digno e um clima alto-astral, em meio à mobília antiga, a Paladino é um grande programa.

Funciona de segunda a sexta das 7h as 20h30m. Sábado das 8h às 12h.

Endereço: Rua Uruguaiana, 224/226 (esquina com a Av. Marechal Floriano).

Contato: (21) 2263-2094

Mercearia do Serginho

Mercearia do Serginho, Santa Teresa, Rio de Janeiro (4)

Mercearia do Serginho, Santa Teresa, Rio de Janeiro (3)

Exemplar muito interessante de mercearia típica carioca – apesar de não ter uma relevância histórica em comparação a outros aqui citados – o simpático Bar do Serginho (ou mercearia) é outra casa a resistir no charmoso bairro de Santa Teresa. Por ali, os produtos básicos da estante ainda ocupam um espaço importante dentro do botequim. É um lugar muito agradável de ficar e que costuma encher nos finais de tarde da vida, com clientes que se sentam junto as mesas na rua. Como opções de comes e bebes é possível apreciar frios e queijos com cortes finos e cervejas servida muito geladas.

Funciona de segunda a sexta das 7h às 22h. Sábado das 8h às 21h e domingo das 9h às 16h.

Aceitam dinheiro e cheque.

Endereço: Rua Dias de Barros, 2-A.

Contato: (21) 2509-6957