Falafel Malka

Falafel Malka

De São Paulo:

Não são as infindáveis lojas de roupas que me atraem ao Bairro do Bom Retiro – apesar de que adoro a intensidade do comércio local, que enche as ruas de tudo que é tipo de gente – para mim a tradicional região de compras é um destino gastronômico valioso e cheio de surpresas.

Dá para dar a volta ao mundo por ali, apreciando culinárias como a italiana, grega, húngara, japonesa, judaica e, principalmente coreana (há inúmeros restaurantes de comida típica por conta da grande colônia local). Em minha última passagem pelo bairro resolvi me dedicar a comida israelense.

Falafel Malka, Bom Retiro, falafel, comida israelense, Sao Paulo 2

Pedi a versão servida no prato: um dos melhores falafel de São Paulo

Tinha pouco tempo para comer e não estava disposto a gastar muito. Sendo assim, a escala na lanchonete Malka me pareceu o programa perfeito. Escondida numa galeria comprida e desgastada, o Falafel Malka é um lugar muito simples, mas com atendimento simpaticíssimo e, o ponto fundamental: um falafel maravilhoso!

A frente do negócio hoje está El Al Levy, filha da fundadora do local, ainda nos anos 70, a israelense Malka Levy. Foi ela a responsável por importar a receita desta típica comida de rua de Tel Aviv e servir o que, penso eu, é um dos melhores falafel da cidade.

Falafel Malka, Bom Retiro, falafel, comida israelense, Sao Paulo 3

É um lugar simples e pequeno, mas com um atendimento ótimo

O espaço do local é muito pequeno, dividindo-se entre um pequeno balcão interno (onde eu apreciei minha refeição) e algumas mesas que também são dispostas no corredor da galeria, ao lado da velha escala rolante.

O falafel é servido no pão (R$ 22,00) ou no prato (R$ 25,00) com vinagrete de tomate e pepino, picles de berinjela, pepino chucrute regado com uma farta camada de Tahina.  A diferença entre o prato e o lanche está apenas no tamanho (no prato vem mais bolinhos).

Falafel Malka, Bom Retiro, falafel, comida israelense, Sao Paulo 4

O Falafel Malka fica escondido numa galeria comprida e desgastada do Bom Retiro

Para quem tem dúvidas em pedir no prato ou não pão, a sugestão de Ley é: peça no prato e monte você mesmo o seu sanduíche, curtindo um pouco no pão e um pouco no prato.

É difícil ir lá e não pedir o Falafel, mas o cardápio também contempla entre outros itens shawarma de frango e um prato curioso: escondidinho de kafta.

Falafel Malka

Funciona de segunda à sexta das 11h às 16h.

Endereço: Rua José Paulino, 345 loja 21/23A – Bom Retiro. São Paulo (SP)

Contatos: (11) 3222-2157 ou (11) 3222-6057