Esquina Grill do Fuad

Esquina Grill do Fuad

De São Paulo:

Logo que testemunhei a grande família argentina, sentada junto a uma das mesas da calçada, devorando dramaticamente uma monstruosa porção de Filé a Cubana (foi sem dúvida o maior que já vi na vida, um troço assustador) reparei que o negócio naquela esquina da Vila Buarque é muito sério. Digno de medalha de culinária ogra.

O preço atraente somado a fartura dos pratos, com foco nas carnes na brasa, fizeram a fama do Esquina Grill do Fuad. É um bar-restaurante familiar da velha guarda, com um cardápio enorme (tem que fazer um plano de fidelidade para provar tudo), garçons que já trabalham há séculos no local e conhecem todo mundo pelo nome. O fundador Fuad Sallum faleceu em 2013, mas o negócio segue nas mãos da família e hoje é tocado por seus filhos.

Esquina Grill do Fuad, Santa Cecilia, Sao PauloA esquina com mesas lotadas no almoço de final de semana
Esquina Grill do Fuad, Santa Cecilia, Sao Paulo 3A parte interna recém-reformada: para quem não se incomoda com TV ligada

Ano passado o ambiente sofreu uma pequena guaribada e ficou um pouco mais arrumado. Ignorem a mega TV passando programação aberta na parte interna da casa e prefiram as mesas de plástico com clima de boteco da calçada. O charme está menos em ser um lugar bacaninha e descolado e mais na sua tradição, seu atendimento e, claro, o churrasco preparado no carvão que atrai muitos fiéis.

O local é ideal para reunir um grupo de amigos ou a família para um papo animado e muita comilança. Foi justamente o que fizemos num sábado à tarde de calor em Sampa (só não conseguimos ficar nas mesas da rua), na qual as ampolas geladíssimas de cerveja Original caiam, uma após a outra, maravilhosamente bem.

Esquina Grill do Fuad, Santa Cecilia, Sao Paulo 4O molho de pimenta é um ótimo acompanhamento para as carnes
Esquina Grill do Fuad, Santa Cecilia, Sao Paulo 5Espeto de carne seca com mandioca: podia estar um pouco menos salgado
Esquina Grill do Fuad, queijo coalho, espeto, Sao PauloOutro espeto de entrada: queijo coalho

Demos início ao banquete com uma porção de pastéis de queijo. Eu gostei da massa, porém é para quem curte o estilo “óleo escorrendo”. Depois fizemos uma seção de espetinhos. O de Queijo Coalho não tem erro, assim como o de Linguiça (muito bom, por sinal). Pedi o diferente Espetinho de Carne seca com Mandioca e farofa. Achei ótima a ideia e teria gostado mais se a carne não estivesse um pouco além do meu gosto para sal. Para acompanhar tudo, um bem vindo molho de pimenta.

Há muitos outros petiscos naquele grande cardápio que gostaria de ter provado, porém, com a criançada (quem tem filho pequeno sabe como é almoçar fora) agitada resolvemos partir para os pratos principais.

Esquina Grill do Fuad, Santa Cecilia, Sao Paulo 6A porção de Picanha Saralho saindo da Brasa
Esquina Grill do Fuad, Santa Cecilia, Sao Paulo 7A Fraldinha na Brasa e uma Picanha Saralho resolveram a fome do grupo

Para o nosso grupo de seis pessoas (após as entradas) solicitamos a Fraldinha na Brasa (R$ 51,90) e uma Picanha Saralho (R$ 68,90) – dois dos pratos mais populares do lugar. As porções vêm fatiadas e fumegantes (a área interna é um festival de aromas de churrasco).

A fatias de fraldinha são cobertas de cebola, já a da Picanha Saralho vem com muito, muito alho por cima. Ambas incluem o vinagrete e a farofa. Reforçamos os pedidos com arroz e fritas. Com isso atendemos bem nossa fome e todos saíram felizes e forrados de lá.

Aviso as navegantes: para quem optar pela Picanha Saralho é bom estar preparado para conversar com o prato por muitas horas. Mas com alho é assim mesmo.  No fim paga-se um preço justo por todo o programa. É um bom braseiro, talvez não seja o meu predileto em Sampa, mas certamente um local que pretendo retornar outras vezes com um grupo de amigos.

Esquina Grill do Fuad

Funcionam de terça a domingo das 11h30m às 01h. Segunda das 18h às 01h.

Endereço: Rua Martim Francisco, 244 – Vila Buarque. São Paulo (SP)

Contatos: (11) 3666 4493 / (11) 3825 1031

Para saber mais: esquinagrill.com.br