13 sanduíches tradicionais que são a cara de São Paulo

13 sanduíches tradicionais que são a cara de São Paulo

Arais

Carlinhos Restaurante, bairro do Pari, Arais do Carlinhos, comida armenia, Sao Paulo

O Arais é uma entrada obrigatória no Carlinhos Restaurante, no Pari

Foi o fundador do Carlinhos Restaurante, no Pari, o armênio radicado no Brasil Missak Yaroussalian, o criador do Arais: lanche de carne de kafta achatada no pão sírio tostado, cortado em quatro fatias. A pedida é tão popular que os filhos de Carlinhos, os irmãos Fabio e Fernando, após o falecimento do pai em 2013, decidiram abrir duas filiais em São Paulo dedicadas a versões do lanche, a Casa do Arais – no Bom Retiro e na Vila Olímpia. É um troço que cai bem em qualquer momento e humor. Tão fácil de se gostar, tão simples e tão bacana que só pode ser definido mesmo como uma ideia genial. É um dos grandes sanduíches paulistanos, sem dúvida. Onde comer:

Restaurante do Carlinhos

Endereço: Rua Rio Bonito, 1641 – Brás – São Paulo – SP

Contados: (11) 3315 9474

Casa do Arais

Endereços: Rua Correia de Melo, 103 – Bom Retiro; Ave Doutor Cardoso de Melo, 1671 – Vila Olímpia. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 4323 2290 / (11) 4328 4666

Para saber mais: casadoarais.com.br

Bauru

Ponto Chic, sanduiche Bauru (5)

Vale uma ida ao Largo do Paiçandu onde o sanduíche surgiu

O Bauru original, inventado na Ponto Chic – no Largo do Paiçandu – é, de todas as versões já disseminadas país a fora, a mais gostosa em minha opinião. São diversas fatias finas de um rosbife bem feito (servido frio), pepino em conserva, tomate, queijo suíço gouda e estepe, fundidos e derretidos, colocados dentro do pão francês sem miolo. A criação é atribuída ao bauruense Casemiro Pinto, cliente da lanchonete. Daí o nome Bauru. Onde comer:

Ponto Chic

Endereços: Largo do Paiçandu, 27 – Santa Efigênia; Largo Padre Péricles, 139 – Perdizes; Praça Oswaldo Cruz, 26 – Paraíso. São Paulo (SP).

Contatos: (011) 3222-6528 / (11) 3826-0500 / (11) 3289-1480

Para saber mais: pontochic.com.br

Beiruth

Beiruth Frevo

Comer o Beiruth no balcão da Frevo da Rua Augusta é um programa a parte

Reza a lenda o sanduíche Beiruth (ou Beirute) foi criação do libanês Fares Sader, sócio da lanchonete Bambi, na São Paulo dos anos cinquenta. No entanto, foi em outra lanchonete, a Frevo, que o lanche ganhou realmente notoriedade.  Todo mundo tem o seu Beiruth predileto e hoje em dia cada canto do país serve sua própria versão. O clássico da lanchonete Frevo segue quase fiel a receita original (com exceção de não ter zátar entre os ingredientes e servir queijo prato). Não tem erro, nem embromação: são fatias finíssimas de rosbife de lagarto bem passado, com rodelas de tomate, o queijo derretido na medida certa e o pão árabe – que para mim é um destaque, sempre torradinho. Na Frevo é ofertado em dois tamanhos, o enorme (dá para duas pessoas) e o mini (que não chega a ser mini) – no tamanho ideal de uma fome decente. Onde comer:

Lanchonete Frevo

Endereços: Rua Oscar Freire, 603 – Jardins Paulista; Av. Brig. Faria Lima, 2232 (Shopping Iguatemi) – Jardim Paulistano. São Paulo (SP)

Contatos: (21) 3082-3434

Para saber mais: www.frevinho.com.br

Buraco Quente

Buraco Quente

Singelo e maravilhoso sanduíche socado com carne moída

Um clássico admirável por sua simplicidade: pão francês recheado de carne moída. Basicamente retira-se o miolo do pão e em seu lugar é socada uma enorme quantidade de carne – que pode vir com queijo e molho de tomate dependendo do local onde o lanche é ofertado. Um dos que mais gosto em Sampa é o simples Buraco Quente do Botequim do Hugo – belíssimo e histórico armazém-bar do Itaim Bibi. Para quem curte uma pegada mais moderna, vale provar o Toca da Onça, versão do lanche em mini pães com a carne temperada com ovos e azeitonas criada pela Chef Janaína Rueda para o Bar da Dona Onça. Onde comer:

Botequim do Hugo

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1014 – Itaim Bibi. São Paulo (SP).

Contatos: (011) 3079-6090

Para saber mais: botequimdohugo.com.br

Bar da Dona Onça

Endereço: Av. Ipiranga, 200, lj. 27/29 – República. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3257-2016.

Para saber mais: bardadonaonca.com.br

Cachorro quente com purê de batata

Vanidog, Vila Madalena, podrao, comida de rua, cachorro quente (5)

Uma das invenções paulistanas mais exóticas

“Cachorro quente com purê de batatas?”. Meu cérebro carioca demorou a compreender a estranha combinação logo que me mudei para São Paulo. Com um tempo me tornei fã deste estilo amplamente vendido em Kombis e biroscas por toda a cidade. Um dos que destaco é o servido no Vanidog, na Vila Madalena: o pão de cachorro é esquentado na chapa, depois acrescido de mostarda, molho de carne de e uma salsicha cortada ao meio. Daí vem os complementos: milho, purê de batatas e batata palha (é redundante mesmo). Completo, o cachorro volta à chapa do lado do purê, para dourar a massa, que fica com uma casquinha. Já no Pedrinho Hot Dog, no Centro de São Paulo, a suruba de elementos é servida no pão francês. Onde comer:

Vanidog

Endereço:  Rua Fradique Coutinho entre as Ruas Aspicuelta e Inácio P. Rocha – Vila Madalena. São Paulo (SP).

Pedrinho Hot Dog

Endereço: Rua José Bonifácio, 187 e R. São Bento, 487 – Sé. São Paulo (SP).

Para saber mais: pedrinhohotdog.com.br

Carne Louca

Carne Louca, Bar Filial, Vila Madalena

O tempero da carne assada desfiada é que define tudo

Muito popular, cada casa tem a sua versão e cada um dá o seu próprio toque ao recheio deste sanduíche de carne assada desfiada, bem molhadinha. O mais comum é usar peças de lagarto assado na composição e servir dentro do pão francês – semelhante ao Buraco Quente. O lanche também é encontrado em alguns botecos e biroscas paulistanas. O Bar Filial, na Vila Madalena, tem uma versão especial do sanduba, ideal para arrebatar a fome de um fim de noite. Onde comer:

Bar Filial

Endereço: Rua Fidalga, 254 – Vila Madalena. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3813-9226

Para saber mais: barfilial.com.br

Churrasquinho Grego

Churrasco Grego, Centro de Sao Paulo, comida de rua, comida paulistana (3)

Popular lanche da região da Rua 25 de Março

A diferença básica entre este estilo e o libanês shawarma é que nas ruas de São Paulo a carne assada em um espeto vertical (frango ou boi) é servida em pão francês comum, recheado de vinagrete (tradição paulistana de servir tudo com vinagrete). É no Centro da Capital que se encontram algumas opções do churrasquinho grego, bastante popular e barato – principalmente na região da Rua 25 de Março. Onde comer:

Churrasco Grego Gostei

Rua da Cantareira, 275 – Centro. São Paulo (SP).

Contatos: 11-35363391

Falafel no pão

Pinati 1

A Pinati Lanchonete, em Santa Cecília, serve um falafel primoroso

O sanduíche típico das ruas de Tel Aviv, e popularizado mundo a fora, chegou à São Paulo por meio de sua grande colônia judaica e já faz parte da tradição sanduicheira multicultural da metrópole. Há dois locais na cidade que preparam um falafel primoroso: a lanchonete Malka no Bom Retiro e a Pinati, em Santa Cecília. No Malka o falafel é servido no pão pita aberto no meio (como um barco) com vinagrete de tomate e pepino, picles de berinjela, repolho regado com uma farta camada de tahina. Na Pinati os bolinhos de grão de bico vêm enrolados no pão Lafa com tomate e pepino em cubos, homos, tahina, repolho e picles.

Falafel Malka

Endereço: Rua José Paulino, 345, loja 21/23A – Bom Retiro. São Paulo (SP)

Contatos: (11) 3222-2157 ou (11) 3222-6057

Pinati Lanchonete

Funcionam de domingo à quinta das 12h às 22h e sextas das 12h às 15h.

Endereço: Alameda Barros, 782 – Santa Cecília. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3668-5424 / (11) 3315-9400

Lanche Americano

Lanche americano

É um sanduba substancial vendido em qualquer padaria e lanchonete da cidade

Diz-se que foi criado numa lanchonete paulistana chamada Salada Paulista nos anos 40. A receita original incluía alface, queijo, ovo e bacon no pão francês. Por conta do ovo e bacon ficou conhecido como Americano, mas o bacon acabou em desuso sendo substituído pelo presunto. É um sanduba substancial vendido em qualquer padaria e lanchonete da cidade. Recomendo, para quem quiser conhecer, as versões da ótima Villa Grano na Vila Madalena e da tradicional Padaria Palmeiras em Santa Cecília. Onde comer:

Villa Grano

Rua Wisard, 500 – Vila Madalena; Rua Borges Lagoa – 371 – Vila Mariana. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3817-4695 / (11) 3031-6636

Para saber mais: villagrano.com.br

Padaria Palmeiras

Praça Marechal Deodoro, 268 – Santa Cecília. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3666-6054 / (11) 3824-0364

Para saber mais: padariapalmeiras.com.br

Lanche de pernil

Lanches Estadao, Republica, sanduiche de pernil, Sao Paulo, sanduiche do Estadao (5)

O Bar Estadão é sinônimo de Lanche de Pernil

Ao falar de sanduíche de pernil em Sampa nos remetemos imediatamente ao lanche do Estadão, na República – um verdadeiro ícone da cidade e realmente um troço bom. Na famosa lanchonete o sanduíche pode ser servido com diferentes tipos de queijo, ou apenas simples com cebolas e tomates verdes. Tenho que confessar, no entanto, a meu especial apreço pelo Antigão, ofertado no Hocca Bar, no Mercadão da Cantareira: o pernil em lascas é tenro e no pão francês fica ótimo com queijo provolone. Diga-se de passagem, com molho de pimenta do Hocca é perfeito. Onde comer:

Bar Estadão

Endereço: Avenida Nove De Julho, 193 – República. São Paulo (SP).

Contatos: (011) 3257-7121

Para saber mais: estadaolanches.com.br

Hocca Bar

Endereço: Rua da Cantareira, 306 (Mercado Municipal de São Paulo) – Sé. São Paulo (SP)

Contatos: (11) 3227.6938 / sachoccabar@terra.com.br

Sanduíche de mortadela

Mercado Municipal de Sao Paulo, Mercadao, Mercado da Cantareira, sanduiche de mortadela (5)

Um dos mais emblemáticos sanduíches paulistanos

Um dos mais emblemáticos sanduíches paulistanos, nascido no Bar do Mané no Mercadão da Cantareira, mas nem sempre propriamente uma unanimidade. Há gente que ache um exagero a fama e a quantidade de mortadela no pão. Mas como um amante deste embutido, como eu, não iria adorar um pão francês com uma montanha de mortadela no meio? Para mim é simples e maravilhoso. A Casa da Mortadela, out-Mercadão, serve uma versão supimpa com queijo e molho vinagrete esquentado na chapa.

Bar do Mané

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Mercado Municipal, Rua E, boxe 14 – Centro. São Paulo (SP)

Contatos: (11) 3228 2141

Casa da Mortadela

Endereço: Rua Bom Pastor, 1.665 – Ipiranga e Av. São João, 633 – República.

Contatos: (11) 2063-7004 / (11) 3223-9787

Sanduíche de linguiça

Casa California, sanduiche de linguica, Centro de Sao Paulo

O X Bragança da Casa Califórnia está em outro nível

Os lanches com linguiça calabresa ou toscana são bastante comuns nos botecos e lanchonetes de São Paulo, mas entre todos há um em especial que merece aplausos: o X Bragança, o sanduíche com a ótima linguiça de Bragança Paulista preparado no pão francês que se tornou tradição no Centro da Cidade através da clássica Casa Califórnia, na Rua São Bento.

Onde comer:

Casa Califórnia Sucos e Lanches

Endereço: Rua São Bento, 95 – Sé. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3106-4096

Shawarma no pão

Shawarma, Rosa do Libano, comida libanesa, Sao Paulo

O Shawarma no pão da Rosa do Líbano é espetacular

Clássico fast food do Oriente Médio, com versões variadas mundo a fora, popularizou-se em São Paulo por meio da colônia de libaneses. A carne preparada no espeto vertical (variando entre cordeiro, frango ou boi) é servida em fatias finas enroladas no pão pita com legumes e verduras – uma pedida rápida, gostosa e barata. Três locais se destacam para mim na cidade por servirem um shawarma no pão acima do padrão:

Abu-Zuz

Rua Miller, 622 – Brás. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3315 9694

Para saber mais: www.abuzuz.com.br

Abu Ali

Rua Barão de Ladário, 922 – Pari. São Paulo (SP).

(11) 3227-3535

Rosa do Líbano

Avenida Rio Branco, 443 – Campos Elíseos. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 32248868