A cozinha artesanal do Tia Armênia

A cozinha artesanal do Tia Armênia

De São Paulo:

Tia Armênia é a homenagem da proprietária Cláudia Semerdjian as suas tias, que lhe ensinaram as receitas armênias, hoje a disposição do público paulistano para a nossa sorte. O pequeno e aprazível espaço do restaurante parece mesmo a casa de uma tia de tão à vontade que nos sentimos estando por lá.

São poucas mesas, cercadas de laranjeiras, limoeiros e uma parreira trazida do sítio da família Semerdjian – que em algumas épocas do ano cobre de cachos de uva o longo corredor na entrada do estabelecimento. Da rua é difícil acreditar que exista aquele cantinho reservado e aconchegante na Vila Nova Conceição. Dá vontade de manter em segredo…

Tia Armenia 01

O espaço pequeno e aprazível do restaurante na Vila Nova Conceição

Tia Armenia, Airan, refresco de coalhada

Uma das grandes surpresas para mim foi o Airan, refresco de coalhada

O negócio surgiu dentro da própria família. Cláudia e o seu marido Maurício Desgualdo, também proprietário, cozinhavam com frequência pratos da culinária armênia entre amigos. O sucesso era tanto que começaram a surgir os pedidos para levar esfihas, quibes, kaftas entre outras comidas.

Foi assim que em 2013 o casal – junto com o filho mais velho Gustavo – decidiu montar a empresa de venda de produtos armênios. A princípio a ideia era comercializar os pedidos através da internet para entrega. No entanto, com o prazer que a família sempre teve em receber pessoas em casa para comer, foi natural abrir também o restaurante.

irishkit 1

Irishkit, maravilhoso embutido de carne bovina
Tia Armenia, bastermaTípica iguaria armênia, o Bastermá ganhou uma versão suave no restaurante

Apesar de sua grande comunidade de armênios e de São Paulo já ter alguns tradicionais restaurantes de comida típica  – como é o caso do Carlinhos no Pari – muitos pratos da cozinha da Armênia ainda são pouco difundidos na cidade e há gente que os confunda com comida síria e libanesa. Há semelhanças, sem sombra de dúvida, porém muitas receitas se diferem na maneira de preparar e nos temperos utilizados.

A cozinha armênia também tem suas iguarias exclusivas como é o caso do Bastermá (carne desidratada, curada com feno grego, coloral, alho, sal e pimenta) que no restaurante da Vila Nova Conceição ganhou uma versão suave e o Irishkit, maravilhoso embutido de carne bovina temperada com pimenta da jamaica, pimenta síria, feno grego, alho e cominho.

Em minha passagem pelo restaurante também fiquei encantado com o Airan, refresco de coalhada delicioso, servido gelado em uma jarra (R$ 10,00) que Cláudia me revelou ser muito comum na Armênia, onde é consumido em larga escala.

Tia Armenia, basterma 2

Todos os pedidos do cardápio também estão disponíveis para levar ou comprar no site

Tia Armenia, cafe armenio

Tudo termina com o saboroso café armênio, que não é filtrado

Como não poderia dar conta sozinho do cardápio inteiro da casa, Cláudia me fez a grande gentileza de trazer um prato com provas das pedidas mais populares por ali que incluiu, além dos já citados Bastermá e Irishkit, o interessante Mantã – que ilustra a foto destaque deste texto – barquinhos de massa recheados com carne feitos um a um e ordenados em formato de flor; os diferentes Quibes de Lentilha e Verde (ambos não levam carne); o quibe bola com recheio de nozes; o Sarmã de Folha de Uva e o Zeitli Sarmã (enrolado em folhas de couve); além das ótimas esfihas abertas.

Todos os pedidos do cardápio estão também disponíveis para levar ou encomendar pelo site do restaurante (congelados). O plano dos donos, segundo me relevou Gustavo Semerdjian, é partir para venda no varejo em empórios e mercados de produtos especiais de São Paulo. Futuramente, quem sabe, também abrir um segundo ponto. Estamos na torcida!

Não deixe de provar: o Airan, delicioso refresco de coalhada e o café arménio de saideira.

Não saia sem reparar: nas histórias da família Semerdjian e as tradições armênias contadas pela simpática proprietária Cláudia.

Tia Armênia Cozinha Artesanal

Funcionam tanto para entrega, quanto para atendimento no restaurante de segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado, das 10h às 17h

Endereço: Rua Coronel Artur de Paula Ferreira, 104 B – Vila Nova Conceição. São Paulo / SP

Contatos: (11) 3842 4185 / tiaarmenia@tiaarmenia.com.br

Para saber mais:

tiaarmenia.com.br

facebook.com/tiaarmeniacozinha

instagram.com/tiaarmenia