Cantina do Piero - il Vero

Cantina do Piero – il Vero

De São Paulo:

Eu tenho uma dívida com as cantinas tradicionais de São Paulo. Conheço poucas, mesmo já morando há quatro anos na cidade. Resolvi começar a compensar esta falha neste 2º semestre de 2015 – se é que é possível com tantas boas opções.

Já venho há um tempo acompanhando o Instagram da Cantina do Piero. Tinha recomendações do local, na verdade, de amigos cariocas que não dispensam uma passagem por ali quando estão em Sampa.

Cantina del Piero, comida italiana, restaurante SPEstampas xadrez coloridas, clima descontraído

Acabei no restaurante num final de tarde de sábado com minhã mãe e não tivemos muita dificuldade de arrumar uma mesa. Havia, no entanto, ao menos umas seis mesas ocupadas – o que é considerável para o horário.

De cara fiquei bastante feliz com o atendimento. Os garçons experientes e muito solícitos tornaram nossa estada ainda mais agradável. Curti muito o clima descontraído, alegre e informal do local – justamente a ideia que temos de uma cantina.

Cantina del Piero, comida italiana, restaurante SP, bisteca fiorentina

Bisteca à Fiorentina na chapa: na foto está só a metade da porção

Talvez seja essa a receita de sucesso do Piero: não inventar muita moda. As vezes o que mais quero é um ambiente tradicional para comer uma comida deliciosamente confortável, sem muita embromação, modernizes descoladas e conceitos mirabolantes.

Depois do indispensável couvert (com sardela, caponata, azeitonas pretas, manteiga e pão italiano) passei ao largo do cardápio de massas: queria carne. Na realidade estava desejoso do Cabrito Desossado, mas minha mãe não é muito fã.

Como segunda opção – e não menos suculenta – acordamos em pedir a Bisteca à Fiorentina na chapa (acompanhada de brócolis ao alho e óleo e batatas coradas). A porção (por R$ 76,50) alimenta com facilidade duas pessoas com muita fome – sem abusar muito de nossos bolsos.

Cantina del Piero, comida italiana, restaurante SP 3

Cozinha trabalhando: movimento mesmo fora do horário de almoço-jantar

A carne estava ótima, macia e no ponto perfeito para meu gosto (mais para mal-passada). Achei bastante equilibrado com as batatinhas coradas e a porção de brócolis puxada no alho.  Pediria fácil-fácil outras vezes, mas fiquei com o cabrito em meu pensamento…

Como cervejeiro que sou, a única sugestão que faço ao restaurante é variar mais o cardápio de cervejas, atualmente com poucas opções (todas long neck) – apesar de terem a Cerpa, que eu amo e por incrível que pareça não é tão fácil assim de se encontrar em São Paulo (no Rio é mais comum, por exemplo).

Não deixe de provar: o couvert de entrada, simples e delicioso.

Não saia sem reparar: as opções de antepasto, que são uma boa pedida para grupos maiores.

Cantina do Piero – il Vero

Funciona de segunda a quinta das 11h30m às 15h e das 19h à 01h. Sexta das 11h30 às 15h e das 19h às 02h. Sábado 11h30 às 02h e domingo das 11h30 às 00h.

Endereço: Rua Haddock Lobo, 728 – Cerqueira César. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3062 9635 / (11) 3062 6918

Para saber mais:

http://cantinadopiero.com.br

facebook.com/cantina.do.piero

instagram.com/cantinadopiero