O galeto do Edifício Avenida Central

O galeto do Edifício Avenida Central

Do Rio de Janeiro:

A trajetória desta clássica casa de galetos carioca se confunde com a própria história do Edifício Avenida Central e de suas sobrelojas, pois ela já ocupa os números 327/328 do 3º Piso desde os anos 60 – logo após a construção do empreendimento.

O Galeto Central é destes lugares do Rio onde nossos pais iam e, belo dia, chegou a nossa vez de manter o ritual de encostar a barriga em um dos 70 lugares do balcão de bancos fixos para devorar o churrasquinho na brasa sem erros e delicioso.

O local é dos tempos em que aqueles corredores movimentados junto ao Largo da Carioca ainda eram denominados “galeria” – termo muito mais charmoso do que “Shopping Avenida Central”.

Galeto Central, Rio de Janeiro, braseiro

Clássica casa de galetos carioca na galeria do Edifício Avenida Central

Enfim, os novos tempos vieram e mesmo após a invasão, a partir dos anos 90, de lojas de informática e de produtos eletrônicos, o Galeto segue firme e forte na função de alimentar os trabalhadores do Centro.

Todos são iguais perante aos bancos, com as bundas penduradas para fora, apertados ombro-a-ombro, dividindo os cotovelos por ali: executivos, secretárias, advogados, contadores, jornalistas, servidores e por aí vai.

Galeto Central, Rio de Janeiro, braseiro 2

Clientes apertados ombro-a-ombro e dividindo os cotovelos

Aportei numa sexta-feira, já institucionalizado como o dia do estica-almoço no Rio de Janeiro. Crente eu, portanto, que as quatorze e trinta tudo já estaria mais tranquilo por lá. Tive de atravessar o restaurante até as profundezas para descolar um micro espaço no fim de um dos lados do comprido balcão.

Curioso como, apesar de estarmos dentro de um movimentado centro comercial, após atravessar as portinholas do Galeto nos desconectamos do mundo ao redor. O cheiro do churrasco domina o ambiente fechado, a capsula da brasa. Muita gente fica esperando em pé por um lugar específico no balcão, a despeito de outros estarem vagos.

Galeto Central, galeto na brasa, batata portuguesaÉ simples ser feliz: galeto com porção de batatas portuguesas

Parece perrengue o almoço por ali? Longe disso. É incrível a experiência dos garçons, que conhecem todos os clientes e nos atendem muito rápido. Os fregueses conversam entre si, como se velhos conhecidos e cúmplices do churrasco – e, já que é sexta-feira, de um chopinho de leve para relaxar. Foi assim que, de repente, me senti totalmente à vontade e aconchegado, mesmo espremido.

A estrela do cardápio são os galetos, mas muita gente vai atrás também da picanha e das opções de churrasco misto. Tem até bacalhau na brasa por ali. Os preços são divididos entre os pedidos principais e os acompanhamentos – deixando os clientes à vontade para montarem a combinação que quiserem. Também é permitido que se divida as guarnições meio a meio.

Galeto Central, Rio de Janeiro, braseiro 3

Os bancos fixos, uma característica das tradicionais casas de galeto do Rio

Optei por um galeto (o inteiro sai a R$ 20,50) com batatas portuguesas (R$ 18,00). Quase me arrependi de não ter pedido a guarnição meio a meio, acrescentando arroz à brócolis. A verdade é que, ao chegar do prato, adorei aquela enorme porção de batatas sequinhas – que devorei até o fim.

Dei uma sorte tremenda de estar saindo uma leva de galetos da churrasqueira assim que sentei no balcão. O Galeto chegou fresquinho, molhadinho e bem temperado. Uma maravilha! Chupei até os ossinhos.

O Galeto Central, para mim, está na lista das casas de galeto fundamentais do Rio. É destas que, se você é um apreciador do estilo, não deve deixar de conhecer. Foi muito bom voltar lá depois de tanto tempo.

Galeto Central

Funciona de segunda à sexta das 8h às 22h. Sábados das 8h às 15h.

Endereço: Avenida Rio Branco, 156, lojas 327/328, 3º Piso do Shopping Ave. Central – Centro. Rio de Janeiro (RJ).

Contatos: (21) 2262-7098 / (21) 2215-5671 / pedidos@galetocentral.com.br

Para saber mais: galetocentral.com.br