Sashimi coreano no Bom Retiro

Sashimi coreano no Bom Retiro

De São Paulo:

Há um longo caminho antes de poder me considerar um conhecedor dos restaurantes coreanos na cidade de São Paulo e confesso que venho dando passos lentos neste sentido – muito porque nem sempre arrumo companhia disposta a dividir um almoço ou um jantar. Não que me importe de ir sozinho, mas de maneira geral os pratos são fartos e vale mais dividir.

Acho a comida coreana ainda pouco difundida entre paulistanos, a despeito da grande quantidade de restaurantes de comida típica na cidade. A maioria, no entanto, gira em torno da própria comunidade de imigrantes. De uns tempos para cá, ao levar em conta que cada vez mais casas têm contratados brasileiros no serviço, é um sinal de a procura dos brazucas pela culinária da Coréia vem aumentando. O que é muito bom.

Sashimi do Mar, comida coreana 2

Acompanhamentos típicos são servidos junto com o peixe cru

Puxei um amigo para uma nova experiência, desta vez no Bom Retiro – um verdadeiro polo coreano com dezenas de opções. Da vez anterior comi um ótimo churrasco de pato na Liberdade, no Portal da Coréia (com outro amigo). Agora queria provar o sashimi coreano. O lugar certo para isso é o Sashimi do Mar, na Rua Prates. Já tinha recebido recomendações sobre a qualidade e frescor do peixe servido por lá e realmente fiquei feliz com o almoço.

A diferença entre a versão japonesa e coreana do sashimi está na forma como são servidos. Na Coréia, o peixe cru (cortado de maneira muito semelhante ao Japão) vem acompanhado daqueles diversos potinhos clássicos, com tudo que é tipo de coisa, incluindo o tradicional Kimchi (conserva de acelga bastante condimentada).

Sashimi do Mar, Bom Retiro - abertura

O sashimi pode ser comido enrolado a um folha de alface com um dos acompanhamentos

Quem preferir pode apenas comer o sashimi (salmão, peixe branco e atum), que é servido no centro da mesa em um prato separado, mas o bacana é provar com um pouco das opções de acompanhamento, ou enrolado numa folha de alface com pimenta – como costume local.

Sashimi do Mar, comida coreana 3

A cabeça de salmão grelhada foi cortesia do pedido

Com tantos potinhos também é normal que não se goste de tudo. Há coisas que eu mesmo achei exóticas demais para meu gosto, como um caranguejo picotado e uns legumes em conserva de gosto muito forte.

Nós pedimos o Sashimi Simples, que vem com 18 fatias de peixe. Saiu R$ 90,00 com aquela porção de potes de que já me referi e mais uma cabeça de salmão grelhada de cortesia. Ou seja, é um preço justo considerando que dá tranquilamente duas pessoas.

Sashimi do Mar, comida coreana

Sashimi do Mar: para iniciados ou não na culinária coreana

Com um salão de aspecto limpo, cardápio e atendimento em português, o Sashimi do Mar torna a passagem mais tranquila para os brasileiros já iniciados, ou não, na culinária da Coréia.

Para quem não sabe muito por onde começar a se aventurar na culinária coreana em São Paulo eu recomendo muito (aliás vale para comida oriental de modo geral) o blog Yakissoba, não!. É o melhor site para se buscar indicações de restaurantes asiáticos na cidade. Sou um leitor assíduo da página.

Sashimi do Mar

Funcionam todos os dias das 11h30m às 14h e das 17h às 22h.

Endereço: Rua Prates, 553 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01121-000

Telefone:(11) 3329-9825