Jesuíno Brilhante - A casa da carne de sol

Jesuíno Brilhante – A casa da carne de sol

De São Paulo:

Carne de sol boa, como se come no Nordeste, não é assim fácil de achar em terras paulistanas, a despeito de boa quantidade de restaurantes nordestinos na capital. Eu amo carne de sol e já deixei registrado aqui no blog onde gosto de ir me deliciar com este típico preparo da cultura gastronômica brasileira.

Acrescento agora o restaurante Jesuíno Brilhante, que se mantém fiel as receitas tradicionais, com poucos pratos e uma pegada simples, gostosa, sem excessos – no ponto certo de nossa felicidade.

restaurante Jesuino Brilhante, bolinho de arroz

Os bons Bolinhos de Arroz  são uma das poucas alternativas de entrada

As porções servem uma pessoa (não mais que isso) a preços honestos. Dividem-se entre os estilos de Carne de Sol (Na Chapa, Na Natal ou Paçoca) + dois acompanhamentos (entre os quais Arroz de Leite, Macaxeira, Cuscuz Nordestino, Feijão de Corda e Farofa) que vêm servidos em um prato e recipientes metálicos. Para quem curte, há também o Guisado do Dia, variando durante a semana.

A novidade atraiu um montão de fãs de comida nordestina e sendo assim não me surpreendi com a espera. Eu e meu amigo Rafael, no entanto, nem nos preocupamos com a fila. Relaxamos sentados nos banquinhos de plástico na calçada tomando uma cerveja Original e curtindo os ótimos Bolinhos de Arroz (uma das poucas opções de entrada).

Jesuino Brilhante, carne de sol na nata

Carne de Sol na Nata com uma maravilhosa macaxeira

Jesuino Brilhante, carne de sol

Carne de Sol na Chapa com Feijão de Corda

Não demoramos a ser chamados para um dos salões da casa. O serviço é bem ligeiro. Logo após as solicitações os pratos já estavam à nossa frente. Dividimos dois pedidos: Carne de Sol na Chapa e Carne de Sol na Nata com diferentes acompanhamentos (Macaxeira, Cuscuz Nordestino, Feijão de Corda e Farofa).

A Carne de Sol perfeita (o prato na Nata é excelente!) não tira o brilhantismo das guarnições como a maravilhosa macaxeira e o Feijão de Corda. Satisfação garantida.

restaurante Jesuino Brilhante

Objetos pendurados nas paredes remetem a cultura sertaneja

O nome do estabelecimento faz referência ao “Cangaceiro Romântico” Jesuíno Brilhante, que reza a lenda roubava dos coronéis ricos do Nordeste para ajudar os mais necessitados. Talvez seja essa a função do restaurante, ajudar os mais necessitados e ávidos por uma boa peça de carne de sol em São Paulo.

Jesuíno Brilhante

Funciona de segunda a sábado das 12h às 15h.

Endereço: Rua Arruda Alvim, 180 – Pinheiros. São Paulo / SP

Contato: (11) 2649-3612