Um galeto com cara de Centro do Rio na República paulistana

Um galeto com cara de Centro do Rio na República paulistana

De São Paulo:

Uma das coisas que eu mais sinto falta de minha terra natal, o Rio de Janeiro, são as tradicionais casas de galeto da cidade, com seus característicos balcões de bancos fixos e um delicioso churrasco na brasa. Os galetos “bunda de fora”, são venerados como verdadeiros patrimônios culturais na Guanabara.

Em São Paulo os braseiros de bancos fixos não são assim tão populares. Podem imaginar, portanto, como fiquei feliz em encontrar o Churrasqueto e Galeto Lousã, com seu jeitão singelo de boteco, dentro de uma velha galeria da Rua Barão de Itapetininga. Boa dica do Barcinski em seu Guia da Culinária Ogra.

braseiro Lousa, Sao Paulo

Os galetinhos aguardando o pedido na brasa

braseiro Lousa, churrasqueto e galeto 2

Balcão de bancos fixos, o melhor lugar para devorar o churrasco

Um distraído pode até achar que se trata de um ignóbil restaurante a quilo. Longe disso. Num dos cantos do ambiente despojado, com cara de lanchonete, fica o balcão de bancos fixos e, como pude reparar, local predileto dos clientes mais assíduos. Talvez pela proximidade da brasa e do papo com o capitão do carvão, o Oswaldo.

“Tem pouco cliente nosso hoje.” escutei Oswaldo dizer para o rapaz que atende atrás do balcão, talvez depois de olhar a minha cara barbuda ali ao lado.  É o tipo do local em que os fregueses chegam e pedem “o de sempre, naquele ponto que gosto”, num nível em que o cardápio já é totalmente desnecessário.

braseiro Lousa, churrasqueto e galeto, Republica

O galeto com farofa, arroz, fritas e vinagrete por R$ 30,00

Era quarta-feira, dia sagrado da feijoada em Sampa. As cumbucas transbordantes de feijão saiam aos montes e estavam tentadoras. Mas meu destino aquele dia era o galeto. “Vai demorar uns oito minutos”, disse o simpático rapaz. Ótimo!

O galeto vem com farofa e vinagrete e, por 30 contos, dá direito ainda a dois acompanhamentos. Pedi fritas e arroz. É uma porção confortável, para encher o bucho esfomeado.

braseiro Lousa, churrasqueto e galeto

Escondido dentro de uma velha galeria da Rua Barão de Itapetininga

O Lousã serve um galeto muito bom, com pele crocante, sem ser muito seco e bem temperadinho. Mas não se compara, é claro, aos famosos galetos do Rio, servidos em locais como o Sat´s, o Braseiro, Avenida Central, o Liceu entre outros destinos notáveis. Em São Paulo, por outro lado, está em minha lista dos melhores galetos da cidade.

Para quem curte boteco com balcão de bancos fixos, a região da República tem outros exemplares essenciais já citados aqui no blog como o Ita e a Churrascaria PASV (esta última com um braseiro magistral).

Churrasqueto e Galeto Lousã

Rua Barão de Itapetininga, 163, Galeria Lousã, loja. 21 – República.

Funciona de segunda a sábado das 11h30m às 15h30m.

(11) 3255-3183