Bacalhau empanado na Cadeg

Bacalhau empanado na Cadeg

Do Rio de Janeiro:

De uns tempos para cá resolveram se referir ao entreposto comercial de Benfica como Mercado Municipal do Rio de Janeiro, mas é por CADEG (originalmente denominando o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) que os frequentadores conhecem o local.

O Centro de Abastecimento foi criado após a derrubada do antigo mercado da Praça XV (um pecado) durante a construção da Perimetral (um horroroso viaduto que, benza deus, foi abaixo recentemente). Podiam reconstruir o mercado, né? Enfim.

Cadeg bacalhau

O bacalhau é um dos principais produtos vendidos nas lojas da CADEG

O CADEG agora, portanto, é apresentado como Mercado Municipal e vai perdendo, de fato, a sua roupagem de somente um Centro de Abastecimento para se tornar um destino gourmet, ocupado também por restaurantes, bares e delis.

O comércio de atacado ocorre de maneira mais intensa durante a madrugada e na parte da manhã (incluindo um ótimo mercado de venda de plantas e flores). Por volta das 11h o público alterna para a galera que vem almoçar ou comprar nas delis e lojas especializadas em produtos como vinho, cervejas, azeites, bacalhau e por aí vai.

Emporio Gourmet - Bacalhau no Panko

Bacalhau na farinha Panko do Empório Gourmet: sensacional! 

Antigamente as opções gastronômicas se limitavam a restaurantes simples ou botequins, como o tradicional Poleiro do Galeto (que serve ótimos Pê-efes). Agora há diversas alternativas como parrilla uruguaia e, principalmente, comida portuguesa – que é o forte do local, inclusive através de um reconhecido festival.

Entre os destinos que vale um almoço está o Empório Gourmet Show, uma deli com espaço de restaurante escondido no segundo piso. Não esperem o lugar mais charmoso do mundo, nem um primor de decoração, mas é limpo e o ar-condicionado, potente – item fundamental no calor carioca, principalmente na quentura do bairro de Benfica.

Emporio Gourmet - Bolinho de Bacalhau

O bolinho de bacalhau do restaurante está num bom nível

Mais importante de tudo, servem ótimos pratos de bacalhau, com destaque para o sensacional Bacalhau Empanado em Farinha Panko, exatamente o motivo que me levou até lá num almoço de dia de semana com meu sócio na ogrice, Xaxá Malaguti. Por R$ 138,90 a porção atende muito bem dois seres humanos com fome.

O peixe vem em pedaços crocantes por fora e macios por dentro, com lascas que se desfazem facilmente a cada garfada. Para acompanhar, batatas ao murro, alho, cebola, abobrinha, pimentões, ovo cozido e azeitonas pretas.

Emporio Gourmet - Deli

A deli do Empório no primeiro andar e tem horário de funcionamento mais extenso

Como entrada, claro, não deixamos de pedir ao menos um bolinho de bacalhau para cada um, item indispensável na passagem por qualquer restaurante português no Rio de Janeiro.  O do Empório Gourmet, apesar de não constar no meu ranking de prediletos, está num bom nível – isso numa cidade em que a concorrência é fortíssima.

O lance é realizar um programa duplo: faça suas compras na Cadeg, passe na Deli do Empório no primeiro andar, adquira mais algumas iguarias e depois sente para curtir o Bacalhau no Panko.

Empório Gourmet Show

O restaurante funciona de terça a domingo das 11h às 16h. A Deli abre de segunda a quinta das 7h às 17h. Sexta e sábado das 7h às 18h e domingo das 9h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Félix, 110 – Benfica. Rio de Janeiro / RJ.

Contatos: (21) 2580-3776

Para saber mais: emporioshow.com.br

CADEG – Mercado Municipal do Rio de Janeiro

O Galpão (anexo) do Mercado das Flores funciona de Segunda a sábado de 3h às 12h. As lojas tem horários específicos de funcionamento que podem ser verificados no site do Mercado.

Rua Capitão Félix, 110 – Benfica. Rio de Janeiro (RJ)

Contatos: (21) 3890-0202 / (21) 3526-5717

Para saber mais: cadeg.com.br