Casa Garabed

Casa Garabed

De São Paulo:

O cozinheiro maneja habilmente uma grande e longa espátula colocando e retirando esfihas e pães de dentro do forno a lenha. A brasa é aos poucos alimentada com toras de eucalipto. Enquanto isso alguns turistas gastronômicos – incluindo eu – tiram fotos admirados, como se estivessem em um templo religioso.

Creio que a adoração que se dedica aquelas Esfihas ultrapassa apenas uma questão de gosto. Sem dúvida são ótimas, entre as melhores de SP, mas a experiência de comê-las ali é algo espiritual também.  Um programa que atrai não só gente da região do bairro de Santana, mas de toda São Paulo.

casa-garabedO forno a lenha está lá desde a inauguração do restaurante em 1951

A Casa Garabed (com seu famoso forno) foi inaugurada em 1951. O local é junto com o Carlinhos, no Bairro do Pari, os dois estabelecimentos mais clássicos da cozinha armênia na cidade. Essa é uma das coisas boas de se morar em Sampa, ter em mãos um pedacinho de todo mundo, nesta terra de imigrantes – o que inclui muitos armênios.

Quem vai a primeira vez até desconfia se anotou o endereço corretamente. No alto de uma ladeira, sem nenhum tipo de indicação, o restaurante fica escondido atrás de um portão de ferro cinza que aparenta ser apenas uma casa normal da área.

casa-garabed-esfihasEsfihas de cane, Bastrmá com Carne e a de Queijo com Bastrmá (fechada)
casa-garabed-esfihas-de-cordeiroMinha predileta: Pernil de Cordeiro (com snobar, manteiga Aviação e Hortelã Fresca)

Chega-se até as mesas – divididas em diferentes salas do imóvel – pós descer uma ladeira. É uma casa simples, sem muitos detalhes decorativos. No entanto, dá para reparar no cuidado com a marca Garabed (registrada) que está em todos os lugares (dos guardanapos, passando pelos pratos e destacada no forno).

A comida armênia tem alguma semelhança ao que no Brasil se estabeleceu como cozinha árabe. Por isso o cardápio, com algumas exceções, é bastante familiar. A diferença está no tipo de tempero e de preparo dos pratos e em algumas pedidas como o tradicional Bastrmá (ou Bastermá): carne seca curada, com especiarias e sabor forte. Na Casa Garabed o Bastrmá pode ser apreciado com pão sírio, ou em um dos diversos sabores de esfihas a disposição. Recomendo que se prove das duas maneiras.

casa-garabed-bastermaPorção de Bastrmá com pão sírio
casa-garabed-cozinha-armeniaAs esfihas são o carro chefe da casa

casa-garabed-kafta

O homus com grãos fritos por cima e as kaftas também muito boas

Diga-se de passagem, o ideal é ir com um grupo de amigos, pois bacana é comer um pouco de tudo por ali – começando pelas esfihas. O menu dedica uma página inteira só para elas. É comum ver os clientes fazendo verdadeiras rodadas de esfihas, num maravilhoso festival.

Já vi comentários sobre o preço alto do restaurante. Pessoalmente achei que está dentro da média. Há esfihas entre R$ 7,80 e R$ 13,30. Não se pode querer comparar com as servidas em um Habib da vida. É outro nível de qualidade, de cuidado, de tempero e de preparo no forno a lenha. Levando em conta tudo isso acho o preço justo. É claro que depois de comer umas dez esfihas a conta não vai ser barata. Mas vale cada centavo.

casa-garabed-comida-armeniaEntrada quase imperceptível para quem está na rua
casa-garabed-2Salão simples, com poucos detalhes decorativos 

Com um grupo de camaradas da Esquina Filmes pudemos explorar bem o cardápio. Foi difícil estabelecer um consenso sobre qual teria sido a melhor esfiha. Cada um teve a sua predileta. Eu amei a de Pernil de Cordeiro (com snobar, manteiga Aviação e Hortelã Fresca), a de Bastrmá com Carne e a de Queijo com Bastrmá (fechada).

Todos, no entanto, foram positivamente unânimes na opinião sobre o Bastrmá que foi provado de diferentes formas ao longo do almoço. Além disso, também devoramos com devoção as porções de pão sírio quentinhas e deliciosas, com uma boa pasta Homus (que vem servida com alguns grãos de bico fritos por cima).

Para completar a experiência, ainda saímos carregados de alguns dos produtos a disposição para levar para fazer em casa como esfihas congeladas, porção de Bastrmá…

Casa Garabed

Funciona de Quarta a Domingo das 12h às 21h

Endereço: Rua José Margarido, 216 – Santana. São Paulo / SP.

Contatos: (11) 2976-2750 / (11) 2979-3943 / (11) 2267-1831 / (11) 2267-1810

Para saber mais:

casagarabed.com.br

facebook.com/casagarabed