Santa Fé e o Cupim Casquerado da Avenida Pompéia

Santa Fé e o Cupim Casquerado da Avenida Pompéia

De São Paulo:

Quando era pequeno, no Rio de Janeiro, lembro-me, nas idas a churrascaria com a família, dos garçons circulando com espetos de Cupim pelo salão e tentando empurrar, sem sucesso, o corte para os clientes. Meus pais também não eram muito fãs do troço e nunca me deixavam provar.

Comecei a dar mais valor e a gostar do corte – retirado da corcova do Boi Zebu, a raça de gado mais amplamente criada no país – em São Paulo, onde o Cupim é bastante apreciado, está longe de ser tratado como uma carne de “terceira” e faz parte mesmo do cardápio principal de bares.

cupim-de-boi-santa-fe-cervejariaPorção de Cupim Casquerado do Santa Fé Cervejaria

Entre os preparos mais populares está o Cupim Casquerado, prato que tem origem no interior – diz-se que na cidade de Araçatuba. Na capital, um dos melhores locais para se provar a pedida é no Santa Fé Cervejaria, na Avenida Pompéia.

O Santa Fé é um restaurante de estilo simples e longe de ter pretensões descoladas. Um lugar para ir com grupos grandes e com a família e para quem não tem medo de comer muito e nem de comidas mais substanciais.

santa-fe-cervejaria-2O Cupim é servido acompanhado de pão, farofa, vinagrete…
santa-fe-cervejaria-macaxeira-cozida… e mandioca (ou macaxeira) cozida. Coisa para uns cinco caboclos com fome

O cardápio contempla enormes pratos de Filé (ao estilo Madeira, Francesa, Parmegiana, Cubana e por aí vai), picanha, Costela de Boi e outros clássicos que parecem nunca cansar como Camarão à Grega. Mas o destaque mesmo fica por conta do Cupim.

O Cupim Casquerado leva um tempero “especial” e é assado por um longo tempo, no qual grande parte da gordura derrete, dando sabor e umedecendo a carne. Depois vai sendo cortado pelas beiradas (conforme tosta por fora) e servido em lascas crocantes e deliciosas. Daí o Casquerado do nome.

santa-fe-cervejaria-linguica-cuiabanaA Linguiça Cuiabana Grelhada é uma boa pedida para começar

A porção ainda é servida acompanhada de molho vinagrete, mandioca cozida, farofa e pão. É coisa para uns quatro ou cinco caboclos com fome. Ideal mesmo é ir com umas seis pessoas porque vale muito pedir a porção de Linguiça Cuiabana Grelhada para abrir os trabalhos.

O bar da Pompéia também é um destino legal para tomar uma cerveja de tarde e curtir uns petiscos de braseiro sem gastar os tubos (o próprio Cupim também é servido como petisco), pois é um destino relativamente barato (digo relativamente, pois nada mais é barato neste mundo).

Apesar de se denominar como uma cervejaria, a carta de cervejas se restringe aos rótulos da INBEV, mesmo assim oferta mais de uma dezena de marcas – o que satisfaz a uma alma cervejeira.

Vale para quem:

  • – Gosta de Cupim e de Costela de boi
  • – Gosta de comer muito e de pratos grandes para dividir
  • – Quer fugir de lugares descolados e curte restaurantes sem mimimi
  • – Quer almoçar fora de hora e esticar o papo ao longo da tarde
  • – Famílias e grupos de amigos
  • – Quer curtir uma happy-hour com petiscos de braseiro

Santa Fé Cervejaria

Funcionam de terça à quinta das 12h às 00h. Sexta e sábado das 12h às 00h30m. Domingo das 12h às 23h.

Endereço: Avenida Pompéia 600 (esq. com a Min. Ferreira Alves) – Vila Pompéia. São Paulo (SP)

Contato: (11) 2594-3426

Para saber mais:

santafecervejaria.com.br