Jojo Ramen

Jojo Ramen

De São Paulo:

Cheguei no Jojo Ramen as 11h45m da manhã (abrem para almoço as 11h30m até as 14h30m). O salão – com estilo minimalista e bem iluminado – ainda estava vazio. Sentei no balcão na parte de trás (sempre prefiro balcão). 10 minutos depois o lugar já estava completamente lotado. Quando saí havia uma fila de umas dez pessoas na porta.

É um sinal de como o restaurante é um sucesso, permanecendo cheio um ano após a sua inauguração em maio de 2016. Também indica que a popularização do Lámen em São Paulo não foi uma moda passageira – ainda bem!

Jojo Ramen, Misso Ramen JojoMisso Ramen Jojo, com caldo encorpado, é um dos mais populares no local

A grande procura se deve em primeiro lugar a qualidade da massa servida nos pratos por lá, que é de fabricação própria, sob a supervisão de Takeshi Koitani, dono de duas tradicionais casas de Lámen de Tóquio.

Uma parte considerável do público, ao menos no dia em que estive por lá, é de orientais (japoneses e descendentes). Ao meu lado no balcão dois japas sorridentes podiam estar falando barbaridades de mim que eu nem iria desconfiar.

O Jojo é fiel ao estilo ramen-ya, restaurante com foco nos pratos de massa oriental ensopada. O cardápio é muito enxuto. Há quatro estilos de Ramen: o Shoyu, Shio, Misso e Tsukemen (no caso deste último a massa vem separada para ser misturada no caldo pelo cliente). Cada um destes pode ser preparado da forma clássica de Tóquio ou ao estilo Jojo.

Jojo Ramen, kaaragueQuem não quiser Lámen, uma opção é o Karaguedon, que pode vir também num combo

Não se preocupe se você estiver afim de ir e seu namorado ou namorada (ou colega de trabalho) não curtir Lámen. Há algumas opções out-massas como o Karaguedon (frango frito empanado – coisa que só um maluco não gosta) e Butameshi, uma tigela de pedacinhos de porco com arroz e legumes. Também servem combos com Lámen e Karaguedon ou Butameshi.

Já cheguei sabendo do meu pedido: Misso Ramen Jojo, com caldo encorpado e um dos mais populares no local. O serviço é muito ligeiro. Creio que não tenha demorado mais do que 5 minutos para a grande tigela fumegante ser colocada em minha frente.

Jojo RamenBalcão do Jojo Ramen com as tigelas para as massas ensopadas. Estilo lámen-ya

Belo e colorido, Misso Ramen Jojo é uma refeição completa! O caldo delicioso revela aos poucos os pedaços de porco (barriga de porco e lombo levemente defumados), ovo com gema mole, alga nori, brotos de feijão, nirá e, claro, a massa. É muita coisa sim, para sair rolando. Devagar fui dando conta de tudo até esvaziar a tigela.

Para quem curte o Lámen, o Jojo é uma parada obrigatória. Mas preparem-se para a fila e atenção ao horário de funcionamento, que é bem restrito. Para mim é mais um destino certo quando me bater a vontade junto com outros que também aprecio como o Lamen Kazu, o Tan Tan Noodles Bar e o Hong Re (que serve uma versão chinesa do prato. Lembrando que a origem de tudo foi na China mesmo).

Vale para quem:

  • gosta de Lámen e curte a culinária de pratos quentes japonesa
  • busca um lugar para um almoço rápido e barato

Jojo Ramen

Funcionam de segunda a sexta das 11h30m às 14h30m e das 18h às 22h. Sábado das 12h às 15h e das 18h às 22h.

Endereço: Rua Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3262-1654 / (11) 3279-5005 / info@jojoramen.com.br

Para saber mais:

facebook.com/ramenjojo

instagram.com/jojo_ramen