Bar Kalango: comida sertaneja na Praça da Bandeira

Bar Kalango: comida sertaneja na Praça da Bandeira

Do Rio de Janeiro:

O pequenino restaurante de comida sertaneja, na Praça da Bandeira, foi a grande novidade para mim na gastronomia carioca, em minha última passagem pela cidade em maio de 2017.  É simpático, com comida boa e confortável a preços justos.

O Bar Kalango é uma parceria entre Kátia Barbosa, famosa chef do Aconchego Carioca (bem pertinho dali por sinal) e do chef paulistano Emerson Pedrosa, uma espécie de homenagem e de resgate as origens e tradições culinárias da família dos dois (ela filha de paraibanos e ele de cearenses).

Bar Kalango, munguza com costelinhaO ótimo Mungunzá com Costelinha e Linguiça é um dos grandes pratos da casa
Bar Kalango, pacocaA Paçoca de Carne de Sol acompanha o Mungunzá
Bar Kalango, rabadaBoa Rabada com Angu e Agrião

O conceito me remeteu ao restaurante paulistano Jesuíno Brilhante, em Pinheiros, pelo cardápio enxuto, focado na comida do sertão e que também faz este resgate explorando receitas caseiras do Nordeste brasileiro mais difíceis de encontrar no eixo Rio-São Paulo.

Aberto durante a semana apenas para o horário do almoço (com exceção de sexta-feira) o Kalango oferta opções de pratos do dia, geralmente dois, que sempre variam. Tive a sorte de estarem servindo quando por lá estive o ótimo Mungunzá com Costelinha e Linguiça, acompanhado de Paçoca de Carne de Sol – que não sem razão é reconhecido como um dos grandes pratos da casa.

Bar Kalango, pastel de bobo de camaraoPastel de Moqueca de Camarão
Bar Kalango, caldo de aboboraCaldinho de jerimum de entrada

Na companhia de dois companheiros de Esquina Filmes, ainda deu para provar a boa Rabada com Angu e Agrião, sem deixar escapar um caldinho de jerimum com torresmo de entrada. Ah, sim, não poderia deixar de citar o delicioso Pastel de Moqueca de Camarão que pedimos como um petisco extra.

Os Pê-efes para uma pessoa são bem servidos. Conseguimos dividir entre três os dois pratos + entradinhas com opiniões positivas entre todos.

Não é um local para um almoço esticado e nem para grandes grupos, até pelo seu tamanho pequenino. Mas para quem mora ou trabalha na região, ou busca uma paragem mais rápida num almoço de final de semana, é uma boa opção. Para quem curte comida sertaneja, uma obrigação.

Bar Kalango, Praca da BandeiraCardápio enxuto com dois pratos do dia
Bar Kalango, comida nordestinaA área interna, bem pequenina, do restaurante
Bar Kalango, comida sertanejaMais uma boa opção na região da Praça da Bandeira

O endereço consta como Rua Joaquim Palhares, mas na verdade fica mais escondidinho na tranquila Rua São Valentim (quase na esquina com a Palhares), bem silenciosa. O único problema do local é que, não tendo ar-condicionado, no verão carioca o negócio pode esquentar por ali.

Bar Kalango

Vale para quem:

  • gosta de comida sertaneja e nordestina
  • não quer pagar caro e busca um pê-efe com bom custo benefício
  • trabalha ou mora na região da Praça da Bandeira
  • está sozinho ou em grupos de até 4 pessoas e quer um lugar para um almoço mais rápido
  • não se incomoda com o calor

Funcionam de segunda a quinta feira das 12h às 17h. Sexta das 12h às 22h. Sábado das 12h às 17h.

Endereço: R. Joaquim Palhares, 513, Loja C (esq. Com) – Praça da Bandeira. Rio de Janeiro (RJ).

Contatos: (21) 2504-0088

Para saber mais: facebook.com/barkalango