Instituto Chão, economia solidária no comércio de orgânicos

Instituto Chão, economia solidária no comércio de orgânicos

De São Paulo:

Não é de hoje que ouço falar do Instituto Chão, na Vila Madalena.  Demorei um tempo para conhecer o local, a despeito de não ser muito longe de minha casa em Pinheiros. Por conta de uma amiga, que é habitué de lá, resolvi finalmente dar um pulo na Rua Harmonia para visitar o espaço.

O Instituto Chão conta com uma feira de orgânicos, além de uma mercearia e um café focando produtos orgânicos e artesanais. O diferencial da associação, que não tem fins lucrativos, é que tudo é repassado ao consumidor final pelo preço de custo.

Instituto Chao, produtos organicosNa entrada fica a feira com verduras, legumes e frutas orgânicas
Instituto Chao, conservas organicasA parte de conservas, molhos, temperos também é bem variada
Instituto Chao, feira de organicosO quadro na parede destaca a relação de custos para manutenção do espaço

Ao fechar a compra o cliente decide se quer ou não contribuir com o trabalho da entidade. Um quadro na parede destaca a relação de custos para manutenção do espaço, que eles me disseram ficar numa média de 30% sobre a venda. Basicamente se cada cliente contribuir com 30% além do custo do produto ajudará a, no mínimo, manter o comércio funcionando.

O objetivo, segundo dizem, é permitir que pessoas de menor renda possam comprar os produtos pelo preço do produtor, neste caso sendo subsidiadas pelos clientes de maior poder aquisitivo – que podem contribuir com um maior percentual sobre os produtos, num círculo de economia solidária.

O valor que eles mesmos sugerem para contribuição, para dar uma margem de conforto, é de 35%. Mesmo somando a contribuição indicada eu achei o valor justo comparado a outros mercados de orgânicos na região.

Instituto Chao, laticinios organicosEntre os produtos em oferta há uma boa variedade de laticínios
Instituto Chao, manteiga Serra da NataMuito boa esta manteiga da Nata da Serra
queijo provolone Rancho BijuDelicioso o provolone defumado Rancho Biju, vendido no Instituto Chão

Também me impressionou a variedade de produtos em oferta. Além da feira com verduras, legumes, frutas, cogumelos, também comercializam grãos e uma série de conservas, passando por cervejas, vinhos, carnes e laticínios.

No quesito laticínios (que sempre me interessa muito) destaco especialmente a maravilhosa manteiga Nata da Serra e os queijos. Sai de lá com um provolone defumado do Rancho Biju que é uma delícia. Gostei tanto que voltarei lá só para comprá-lo. A manteiga Nata da Serra virou a predileta aqui em casa.

Vale muito a pena conhecer a iniciativa.

Instituto Chão

Funcionam de segunda a sexta das 8h as 13h30m. As terças até as 15h.

Endereço: Rua Harmonia, 123 – Vila Madalena. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3530-0907 / contato@institutochao.org

Para saber mais: facebook.com/institutochao