Rotisseria Sírio Libaneza

Rotisseria Sírio Libaneza

Do Rio de Janeiro: a Rotisseria Sírio Libaneza me fez uma vez mais feliz com aquela esfiha de carne maravilhosa, uma das melhores da cidade

Guardo uma série de boas memórias da Galeria Condor. Das idas ao cinema lá no fundo (que fechou como a maioria dos cinemas fora de shoppings no Rio), da clássica loja de doces (que também baixou as portas) onde eu comprava baboseiras para depois me deliciar assistindo aos filmes e também das casas de esfihas.

Sempre tive dúvidas sobre qual era a melhor esfiha da Condor, a da Rotisseria Sírio Libaneza ou de uma birosca chamada Oriental, numa viela entre os corredores principais da Galeria. Tendia a preferir esta última, em boa parte porque eles tinham a tradição de colocar duas esfihas no prato – mesmo que pedíssemos uma. Uma boa desculpa para eu comer duas, afinal já estavam ali mesmo…

Vista da lanchonete, de um dos corredores da Galeria Condor

Voltei recentemente ao Largo do Machado com o objetivo de tirar a prova das esfihas. Qual das duas lojas serviria a melhor da região? Esta busca me gerou uma grande decepção: a esfiha de carne da birosca Oriental estava muito ruim… Além disso, eles largaram de mão a tradição de servir duas esfihas no prato de uma vez.

No fim das contas nunca vou saber a resposta, pois não tenho mais base de comparação. Se for considerar o que tenho na lembrança, talvez a esfiha da Oriental fosse melhor nos idos tempos, mas hoje sem dúvida nenhuma a Rotisseria Sírio Libaneza serve uma esfiha muito mais saborosa – certamente entre as melhores do Rio de Janeiro.

A esfiha de carne: uma das melhores do Rio

A loja original foi inaugurada em 1972. No outro corredor da Galeria, no entanto, os donos abriram posteriormente um espaço maior, com mesas, onde é possível comer refeições árabes como a também elogiada Kafta – entre outras receitas tradicionais. Curto mais ficar na loja original, com seu balcão de bancos fixos, espaço apertado e jeito de boteco-lanchonete.

A esfiha é, sem dúvida, o carro-chefe da Rotisseria, imperdível e inesquecível. Eu particularmente amo a de carne, bem recheada, molhadinha com uma massa inexplicavelmente gostosa e diferente das esfihas padrão meia boca de redes de fast-food.

O balcão de bancos fixos, onde o povo curte os salgados árabes

Conheço muita gente que voltando do Centro de metrô faz escala no Largo do Machado só para comer a esfiha antes de seguir viagem. Claro, sem deixar de levar uma caixa do salgado triangular debaixo do braço.

Assim, se por um lado a lanchonete Oriental foi uma decepção, a Rotisseria Sírio Libaneza compensou tudo e me fez uma vez mais feliz, como sempre, com aquela esfiha de carne maravilhosa.

Vale para quem:

  • gosta de comida árabe
  • é um fanático por esfihas, como eu
  • busca um lugar para comer algo rápido e não muito caro
  • gosta de lugares tradicionais

Rotisseria Sírio Libaneza

Endereço: Largo do Machado, 29 (Galeria do Condor, Loja 32) – Catete. Rio de Janeiro (RJ)

Contatos: (21) 22052047 / (21) 25572377

Para saber mais: facebook.com/pages/Rotisseria-Sírio-Libaneza