Cantinho das Concertinas

Cantinho das Concertinas

Do Rio de Janeiro:

Boteco de alma portuguesa clássico da Cadeg e ponto de parada obrigatório para um crocante bolinho de bacalhau, um dos melhores do Rio de Janeiro.

Nos finais de semana o local vira o centro de uma tradicional festa de música típica, com direito a palco e tudo. É quando acontece o encontro dos tocadores de concertina – um tipo de acordeão que deu origem ao nome da casa. Para dar conta da fome da galera é montada uma churrasqueira de onde saem, entre outras coisas, postas de bacalhau e sardinhas.

Porção de bolinhos de bacalhau: redondos e crocantes

Eu particularmente curto mais o Cantinho das Concertinas nos dias da semana, quando o movimento é bem mais tranquilo. Especialmente na quinta-feira quando rola uma rabada deliciosa na hora do almoço.

Eu sei que nem sempre dá para descolar um tempo para ir até o bairro de Benfica em um dia útil, mas se puderem, vale mais a pena que aos sábados. Mas se você é de festa, beleza, manda brasa e vai no finde mesmo.

Qualquer dia, no entanto, vale ao menos dar um pulinho por ali, se estiverem de compras na Cadeg, para comer uma porção dos crocantes bolinhos de bacalhau direto do balcão.

Super Bock na versão mini para acompanhar o bolinho

Foi o que fiz em minha última passagem pelo local. Bolinho de bacalhau acompanhado de cerveja portuguesa Super Bock (R$ 6,00) – na garrafinha de 250 mililitros. Poderia passar uma tarde inteira por ali, não tivesse outros compromissos.

O espaço interno da casa é pequenino e cheio de objetos curiosos. Quem vai almoçar pode optar por sentar nas mesas dispostas ao longo da Rua 16, com um pouco mais de conforto.

Mas fiquem ligados porque eles só aceitam dinheiro. Este aparente impedimento pode ser facilmente contornado com os caixas eletrônicos disponíveis no Mercado. Aos calorentos eu também recomendo que optem por tempos de clima mais ameno na cidade, pois a Cadeg é uma reconhecida estufa.

As mesas do boteco ficam espalhadas pela Rua 16 da Cadeg

É um programa essencial para quem curte botequins históricos. Trata-se de um representante importante da gastronomia luso-carioca e que serve um dos melhores bolinhos de bacalhau do Rio.

Vale para quem:

  • gosta de comida luso-carioca e bolinho de bacalhau
  • curte botequins tradicionais e históricos
  • aprecia rabada (quinta-feira rola uma rabada tentadora)
  • não tem medo de calor
  • pode dar uma escapulida durante a semana até a Cadeg (vale mais que ir no final de semana)
  • não tem restrições em relação a pagar em dinheiro

Cantinho das Concertinas

Funcionam de segunda a sexta das 7h às 16h. Sábado das 7h às 18h.

Endereço: Rua Capitão Félix, 110, Cadeg, rua 16. Benfica – Rio de Janeiro / RJ

Contatos: (21) 2580-4326