Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Tonkotsu Barikote Ramen Maru

De São Paulo:

Lamen (ou ramen, como preferirem) se tornou um assunto corriqueiro aqui no blog. A explicação é simples: eu amo o troço e as tigejas de caldo quente com massa oriental se consolidaram na cena gastronômica paulistana   

Teve gente achando que a moda seria passageira, mas os paulistanos abraçaram o lamen como seu e ainda parece haver espaço na cidade para novos lugares explorarem diferentes receitas.

Deu para curtir uma cerveja no balcão no final da hora do almoço 

O último que eu conheci foi o Tonkotsu Barikote Ramen Maru, no Jardim Paulista. É um restaurante pequenino, que comporta somente 8 pessoas por vez sentadas junto ao balcão. Creio que seja impossível você chegar lá, portanto, sem enfrentar uma fila. A vantagem é que a circulação é rápida.

Restaurantes de lamen não são para ficar horas e horas a fio conversando. O negócio é objetivo: senta, pede uma entrada, come o caldo e se manda, dando lugar para o esfomeado seguinte.

Tonkotsu Ramen, caldo à base de porco e legumes espetacular

No sábado em que lá estive, no entanto, burlei um pouco esta regra, ao por acaso encontrar um amigo na fila de espera. Sentamos juntos e ficamos no balcão petiscando e tomando cerveja um bom tempo.

Já era quase final do horário de almoço e já não havia tanta gente por lá. Esticamos papo com o dono, o simpático chef Márcio “Maru” Morita, responsável pelos caldos, preparados ao longo de 15 horas.

Porção de algas para começar… 
…seguida por um Kimchi 

Nascido no Brasil, Márcio aprendeu a fazer ramen em Tokyo e antes de retornar ao país trabalhou em restaurantes na Alemanha. Colocou toda a sua experiencia na cozinha de sua casa, inaugurada no final de 2017.

Eu pedi o Tonkotsu Ramen, com caldo à base de porco e legumes, que é espetacular. Fiquei realmente em dúvida se foi o melhor caldo que já comi em São Paulo. O negócio lá tem sabor de verdade.

O pequeno restaurante comporta só 8 pessoas sentadas 

Bacana é que os clientes podem escolher o ponto que preferem a massa de noodle fina (eu curto, por exemplo, um pouco mais al dente) e ainda permitem um kaedama, o chorinho a mais de massa se sobrar caldo.

Antes do Lamen, ainda passei por uma porção de Kimchi e algas para começar, acompanhada da cerveja japonesa Orion. Almoço agradável, bom papo, comida deliciosa e com preço justo. Para mim, a pequena Tonkotsu Barikote está entre as melhores casas de ramen de Sampa.

Vale para quem:

  • gosta de lamen
  • curte comer no balcão, observando o preparo dos pratos
  • está na onda de uma refeição rápida, substanciosa e barata
  • topa enfrentar uma fila antes de sentar para comer

Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Funciona de terça a sábado das 11h às 14h30m e das 18h às 21h30m. Domingo das 11h às 2h30m e das 18h às 21h.

Endereço: Rua José Maria Lisboa 118 – Jardim Paulista. São Paulo / SP

Contatos: (11) 3051-4501

Para saber mais: facebook.com/tonkotsulovers