Maria Farinha Cozinha

Maria Farinha Cozinha

De São Paulo:

A comida ali é servida como deve ser, com tempero de verdade e sem fugir do coentro, pra gente que não tem medo de ser feliz.

Já tinha ouvido elogios sobre o local e após a indicação de um amigo resolvi conhecer. Não pude me furtar a fazer uma comparação com a Casa de Ieda, outro restaurante de Pinheiros simples, mas charmoso e arrumado, desses que nos aconchega.

Os dois se dedicam à cozinha brasileira e só abrem para almoço. Mas a Casa de Ieda foca – de forma muito competente – na culinária sertaneja da Bahia e mais especificamente da Chapada Diamantina (com algumas exceções).

Espaço amplo, mas também aconchegante

Já o restaurante Maria Farinha tem uma proposta ampla, abrindo-se para diversas influências da cozinha nacional em um espaço bem maior.  Assim, lá você pode apreciar aos sábados umas ostras de entrada e um Arroz de Polvo e Chouriço como prato principal.

Ou, durante a semana, provar Rabada, agrião, farofa e mandioca, Costela de boi com purê de batata doce, Costelinha de porco com purê de couve flor, Picadinho e até o carioquíssimo Filé à Oswaldo Aranha (prato adotado de forma afetiva pelos paulistanos).

Baião de dois refinado e muito saboroso, com um ovo por cima

No entanto, assim como o Casa de Ieda, um dos carros chefes do local é o clássico nordestino Baião de Dois. Foi essa a minha escolha naquele almoço de quinta-feira, num dia de muito calor em que a cerveja gelada descia como um líquido sagrado por minha garganta.

Eu não saberei responder se alguém me perguntar qual dos dois restaurantes ali do Largo da Batata servem o melhor Baião de Dois: a Casa de Ieda ou Maria Farinha Cozinha? Ambos são de bater palmas. Um pouco distintos entre eles, mas os dois muito saborosos.

Acredito que o Baião da Casa da Ieda seja um pouco mais raiz e o do Maria Farinha Cozinha mais refinado. Gosta de Baião de Dois como eu? Então vai ter que ir nas duas casas mesmo.

Crocante de milho

Mas estou aqui para falar do Maria Farinha Cozinha.

No salão grande não tive dificuldades de encontrar uma mesa, mas fui num horário já mais para o final do almoço (eles fecham as 15h durante a semana).

De início me serviram uma pequena porção de um milho crocante, mas de formato diferente do que já tinha visto. Bem gostoso. Caiu perfeitamente com a cerveja Henekein que pedi antes do almoço.

Sozinho, tive que dispensar as opções mais substanciais de entrada, como as tentadoras Moelas Orgânicas Marinadas na Cachaça e Pão de Fermentação Natural.

Um dado relevante é que o pão é da padaria St. Chico, ali ao lado – a minha predileta em São Paulo. Conheço muito bem os pães de lá e assino embaixo como são gostosos.

Porção de Jiló Frito

Optei por uma porção de Jiló Frito. Poderia ficar beliscando jiló frito e tomando cerveja pelo resto do dia, mas tinha compromisso e um prato principal para provar. Foi impossível resistir ao Baião de Dois.

Para nossa sorte, eles tomaram a liberdade de adicionar um ovo caipira ao Baião, que por si só já é bom e melhor ainda com a gema mole por cima do arroz. Um detalhe que reparei é no ponto do arroz, os grãos ficam soltinhos, não excessivamente moles.

Outra coisa fundamental é que eles não têm medo de coentro por lá. São Paulo infelizmente demonizou o coentro (e de maneira geral a comida bem temperada. Sim, é verdade, na média o paulistano gosta mesmo é de comida sem sabor, meio insossa).   

A saladinha inclusa no pedido na hora do almoço

No Maria Farinha Cozinha não. Ali a comida é servida como deve ser, com tempero de verdade e coentro, pra gente que não tem medo de ser feliz.

Terminei satisfeito o meu baião. Comi bem, mas sem exagerar. Os pratos por lá atendem mesmo a uma pessoa, com direito ainda a uma saladinha.

Sai do restaurante carregando só boas impressões e pretendo voltar em breve. Até porque é bem perto de casa, um grande incentivo.

Maria Farinha Cozinha

Funciona de terça a quinta das 12h as 16h. Sextas e sábados das 12h às 22h.

Rua Padre Carvalho, 771 – Pinheiros. São Paulo / SP

(11) 3031-5496

Instagram: mariafarinhasp

Facebook: mariafarinhasp