Comer e beber no bairro de Botafogo, cidade do Rio

Guia gastronômico do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Adega da Velha

Botafogo

Este já clássico botequim de Botafogo comandado pelo botafoguense Chico, serve uma boa comida nordestina. Com destaque para a carne de sol e de carneiro.

Anexo ao bar há um pequeno salão interno com ar condicionado, mas a clientela gosta mesmo de sentar junto às mesinhas de madeira na calçada. Os preços são honestos. O chope peca um pouco por sua irregularidade. 

Endereço: Rua Paulo Barreto, 25 – lojas A e B, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.
Horário: diariamente das 08h às 00h.
Contatos: (21) 2286-2176

Para saber mais:
instagram.com/adegadavelha

Restaurante Adriano

Botafogo

O restaurante de comida típica carioca tem tradição de mais de cinquenta anos e é bastante conhecido pelos moradores e trabalhadores da área da Rua Real Grandeza.

É um dos meus populares prediletos no bairro. O preço é muito em conta e a comida servida bem temperada, gostosa e confortável.

As opções no cardápio que vão de cozidos, a carnes e frutos do mar. Trabalham com cervejas de garrafa sempre geladas.

Funcionam somente para o almoço. Quando forem, não esqueçam de pedir um das ótimas pimentas do garçom Chicão – que incluso estão a venda. 

Endereço: Rua Real Grandeza, 162 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 11h às 16h.
Contatos: (21) 2538-0825.

Para saber mais:
instagram.com/restauranteadriano

Alfa Bar

Botafogo

Meu pé-sujo predileto de Botafogo. Tem um braseiro que faz a festa da clientela. Entre as boas pedidas estão o galeto e a linguiça na brasa. O preço é bem em conta. Os garçons são geralmente simpáticos e solícitos e a cerveja bem gelada.

Os clientes costumam sentar junto às mesas da rua, na Sorocaba. Está cheio praticamente todos os dias da semana e de uns tempos para cá entrou na mira da galera que frequenta o Comuna (bar hipster ao lado).

Endereço: Rua Mena Barreto, 94 – Botafogo, Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 9h às 00h.
Contatos: (21) 2266-2510

Bar Kalango

O cardápio dá uma especial atenção aos pratos típicos do sertão nordestino, mas como o próprio bar define, a intenção é servir “Comida popular brasileira de afeto, de bar e de raiz”. Tocado por Katia Barbosa e sua filha Bianca, podem ter certeza de que ali o que não falta é afeto e porções de uma comida que conforta a gente.

Arroz de Frutos do Mar, Arroz de Galinhada Individual, Bobó, Baião de Dois ou o diferente Estrogonofe de carne se sol e palha de aipim. As opções são tentadores do cardápio de comida brasileira. De entrada, os famosos bolinhos de feijoada estão lá também.

Quem não souber o que escolher como entrada, uma boa opção é o Mix Bolinhos Kalango, com 2 Bolinhos de jiló e linguiça, 2 vaca atolada, 2 tapioca e queijo e 2 bobózinho. É um bar muito bom, tanto para almoço, como para esticar o papo com amigos num início de noite.

Endereço: Rua Arnaldo Quintela, 44 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: sábado à quinta das 12h às 23h. As sextas das 12h às 01h.
Contato: (21) 3178-0811
Metrô mais perto: Estação Botafogo

Para saber mais:
instagram.com/barkalango

Boteco Cabidinho

Botafogo

botequim pé-limpo serve algumas boas opções de comida típica carioca e tem um cardápio muito variado. Entre os destaques cito os sanduíches e o pernil. No almoço ofertam pratos executivos a preços mais em conta. O melhor de tudo é o bar funcionar sem parar, vinte e quatro horas por dia – Inclusive com pedidos de entrega. Um sanduba na madrugada sempre é uma boa pedida. Peçam o de rosbife com queijo que é uma maravilha!

Endereço: Rua Paulo Barreto, 65, Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente 24h.
Contatos: (21) 2527-2942

Para saber mais:
instagram.com/botecocabidinho

Boteco Colarinho

Após uma expansão no final de 2016, passou de 9 para 36 torneiras de chope, prontas para saciar o desejo dos amantes da bebida. O cardápio de comida também melhorou e conta hoje com opções de carnes e grelhados interessantes. O atendimento é bom, mas pode ficar um pouco mais lento conforme a casa lota ao cair da noite.

Endereço: Rua Nelson Mandela, 100, loja 127 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à domingo das 11h30m às 2h. Segunda das 11h30m às 01h.
Contatos: (21) 2286-5889

Para saber mais:
instagram.com/botecocolarinho

Caravelas do Visconde

Clássico restaurante de Botafogo, serve pratos tradicionais da cidade, tendo como destaque os pedidos que saem da brasa, entre os quais a picanha. Os acompanhamentos como arroz de brócolis, batatas portuguesas e farofa de ovos são muito elogiados.

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 136 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda à sábado das 11h30m às 23h. Domingo das 11h30m às 17h
Contato: (21) 2266-3128 / (21) 2286-2486 / (21) 2579-2369

Para saber mais:
instagram.com/caraveladovisconde

Cafofo Pub

Botafogo

O serviço é rápido, há diferentes rótulos de cerveja de garrafa em oferta e, para minha grande surpresa, o cardápio conta com algumas pedidas bem interessantes de petiscos. Fundamental: escapa do já mais que desgastado tema de botequim reciclado estilo pé-limpo.

Se o ambiente não tem charme, ao menos o preço compensa e é uma alternativa sempre a mão para quem busca um lugar para beber com amigos na região da Praça Nelson Mandela. 

Endereço: Rua Nelson Mandela, 106 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: segunda à sábado das 12h às 2h. Domingo das 12h às 00h.
Contatos: (21) 3496-0864 / (21) 3496-0865

Para saber mais:
instagram.com/cafofopub

Feira popular da Rua Paulo Barreto

Botafogo

Tratava-se da minha feira de sábado nos tempos em que morei em Botafogo. Tem ótimas barracas de verduras e legumes (inclusive produtos mais finos). Bem como carnes de frango, porco e peixe. O lugar me deixou saudades e sempre que posso vou lá. Recomendo a todos os que moram na área e os que estão de passagem.

Funciona aos sábados, na parte da manhã, na Rua Paula Barreto, entre as Ruas Mena Barreto e General Polidoro – Botafogo. Rio de Janeiro (RJ)

Liceu – Grill, Tapas e Vinhos

Eu particularmente tenho enorme apreço pelo endereço original do Centro, seu charmoso balcão em ziguezague com bancos bunda de fora e o churrasco no carvão – que ainda acho melhor. Mas isso sou eu.

Você pode preferir o salão mais espaçoso e moderno de Botafogo, com ar-condicionado e mesas mais confortáveis para um almoço em família. A casa da Rua Nelson Mandela merece elogios pelas guarnições e seu atendimento atencioso. Para quem é do bairro, ter este braseiro perto de casa é uma ótima alternativa.

Endereço: Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda à domingo de 11h30m à 0h.
Contatos: (21) 2537-6119

Para saber mais: 
galetoliceu.com.br
instagram.com/liceugrill

Hocus Pocus DNA

Além de oferecer os ótimos rótulos da cervejaria Hocus Pocus, o bar – precursor do triângulo cervejeiro de Botafogo – também serve petiscos bastante interessantes. São 14 torneiras de chope, sendo sete dedicadas as receitas da casa e outras 7 para cervejarias convidadas. Dos comes, há coisas diferentes como o Croquete de Língua, o Bolinhos de Moqueca e o Sanduíche de Rabada de Boi. O ambiente rústico, com seus tijolos aparentes e as mesas coletivas, é curtido com mais calma logo que a casa abre no final da tarde, por volta das 18h. O bar vai lotando aos poucos e depois de certa hora é difícil entrar sem enfrentar uma fila.

Funciona as segundas e terças das 11h45m às 15h e das 18 às 0h. Quarta das 11h45m às 15h e das 18 às 1h. Quinta a sábado das 11h45m às 15h e das 18 às 2h

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 186 – Botafogo – Rio de Janeiro

Contatos: (21) 25429959

Para saber mais:
hocuspocusdna.com

Bar e Restaurante do Manolo

Tradicional, mas pouco reverenciado, o botequim galego na esquina da Rua Bambina com Rua Marquês de Olinda ainda preserva uma áurea intocada do velho estilo de ser boteco do Rio.

Trata-se de um típico bar de bairro carioca que pode surpreender nos pratos de frutos do mar como Paella à la Valenciana e Polvo à Provençal. Melhor de tudo, as opções, bem servidas, saem a um preço bastante interessante e difícil de encontrar por aí na Zona Sul da cidade. O chope é bem honesto. 

Recentemente passou por uma pequena e bem vinda reforma que melhorou um pouco o seu ambiente, sem perder o charme do balcão da Olinda e das mesas na varanda da Bambina.

Endereço: ‎ Rua Marquês de Olinda, 87, loja A – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a quinta das 7h às 1h e de sexta a domingo das 7h às 3h.
Contatos: (21) 2551-8398
Metrô mais perto: Estação Botafogo

Para saber mais:
instagram.com/manolorest

Miako Culinária Japonesa

É um dos mais tradicionais restaurantes japoneses do Rio, preservando um cliente bastante fiel. Tem ótimo atendimento. O cardápio passa pela culinária japonesa clássica, incluindo sushi, sashimi, além de pratos asiáticos quentes.

Endereço: Rua Farani, 20 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda à sábado das 12h às 15h30m e das 18h às 23h.
Contatos: (21) 2552 7847 / (21) 2554 8290 21 / 96895 1105

Para saber mais:
instagram.com/restaurante_miako

Polvo Bar, sanduíche de polvo, Botafogo, Rio de Janeiro
O Hot Pulpo foi o grande destaque de minha passagem pelo Polvo Bar

O pequeno espaço interno do Polvo Bar (com um sagrado ar-condicionado) não comporta a procura da clientela que, mesmo em dias de calor, parece preferir as mesas espalhadas na Rua General Polidoro. Ao lado do Chanchada Bar, os dois dividem ombro a ombro aquele trecho da calçada que fica lotada de gente ávida por cerveja e comida.

O cardápio foca em petiscos do mar, com porções para serem compartilhadas com amigos num bate papo esticado. É difícil provar tudo que se quer em um dia, por isso é legal reunir uma galera com fome. Independente de onde começar, reserve um espaço especial para o Hot Pulpo, o delicioso sanduíche de Polvo.

Endereço: Rua General Polidoro, 156 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a quinta das 18h às 00h. Sexta das 18h às 01h. Sábado das 12h às 00h. Domingo de 12h às 21h
Contato: (21) 99627 – 2704

Para saber mais:
instagram.com/polvobar

Porco Amigo Bar

Com jeitão descontraído, o bar é um destino fundamental para apaixonados por carne suína. Os torresmos crocantes são a sua marca registrada, mas há diversas opções bacanas como o Porquete (R$ 29,90), o croquete de costela de porco, Gurjão de Porco (Gurjão de Picanha Suína), o Arigaporco (bolinho de Arroz com Linguiça) e o Papai Pig (o kibe recheado com costela de porco e queijo cremoso) entre outros. Rola uma programação musical nas noites da semana, com dias dedicados ao jazz e outros ao chorinho e samba.

Funcionam de terça à quinta das 12h às 00h. Sextas e sábados das 12h às 01h. Domingo das 12h às 00. Vale alertar: durante a semana servem apenas cardápio executivo na hora do almoço.

Rua São Manuel, 43 – Botafogo, Rio de Janeiro / RJ

Contato: (21) 2137-4963

Para saber mais:
instagram.com/porcoamigobar
facebook.com/porcoamigobar

The Boua Kitchen Bar

Botafogo

Os clientes se dividem entre o salão comprido, de decoração moderna, e as mesas na calçada da Rua Nelson Mandela. São 17 torneiras de chopp, entre sazonais e os três sabores da cerveja da casa: uma Pilsen Premium clara, a Lager de baixa fermentação e a cerveja Amnésia – uma puro malte com 9% de graduação.

No quesito comes ninguém também passa aperto por ali. Entre os petiscos, destacam-se o Mix de Linguiças Artesanais e o Parmegiana no Palito com molho Pomodoro e Gorgonzola. Também rola alguns hambúrguer para quem quiser forrar o estômago. 

Endereço: Rua Nelson Mandela, 100, loja 108 – Botafogo. Rio de Janeiro (RJ)
Horário: de terça a domingo das 12h às 2h.
Contatos: (21) 3083-7420

Para saber mais:
theboua.com.br
instagram.com/theboua

Gostou da dica? Quando der um pulo em um dos locais destacados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.