Comer e beber no Centro do Rio de Janeiro

Guia gastronômico com as nossas dicas de bares, botecos e restaurantes para visitar no Centro do Rio de Janeiro.

O Al Kwait é um tradicional restaurante de comida árabe na Cinelândia. Serve a maior kafta que já testemunhei na vida. Outro destaque é o kibe, muito bom.

Anexo ao restaurante há um boteco onde pode-se apreciar o bem tirado chope da casa em pé enquanto se curte a culinária árabe do local.

Endereço: Av. 13 de Maio, 23, Lojas M e N – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 9h às 19h.
Contato: (21) 2240-1114

Para saber mais: 
alkuwait.com.br

Alentejano (Timpanas)

Centro do Rio

Tradicional restaurante português do Centro do Rio, o Alentejano (antigo Timpanas) serve o que para mim é uma das cozinhas portuguesas com melhor custo/benefício da cidade.

Não é um local muito barato, mas também não perde a mão nos valores dos pratos. Os preços são compensados, no entanto, por excelentes e bem servidos pratos de bacalhau.

Como entrada, além dos indispensáveis e bons bolinhos de bacalhau, vale provar a Alheira. Com ambiente confortável e serviço impecável, é um ótimo programa para um almoço sem pressa, seja com amigos ou com colegas de trabalho. Só funciona para almoço.

Endereço: Rua São José, 76 – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda à sexta das 11h30m às 16h30m.
Contato: (21) 2533-4264

Para saber mais:
instagram.com/rest.alentejano

Botequim do Joia, Centro do Rio

Fica num belíssimo sobrado numa região é literalmente uma joia carioca. Um lindo e histórico boteco funciona desde 1909 no Centro do Rio.

Fundado no início do século XX como Café e Bar Rio Paiva, o boteco passou a ser chamado de Bar do Joia nos anos 80, quando Seu Joia, filho do fundador João Nunes assumiu o comando do balcão.

A cozinha, até hoje, é comandada pela simpática Dona Alaíde, viúva de Seu Joia. Ela é a responsável pelo incrível tempero do feijão.

Endereço: Rua Júlia Lopes de Almeida, 26 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: segunda à sexta das 12h às 15h30m.
Contato: (21) 2263-0774

Para saber mais:
instagram.com/botequimdojoia
facebook.com/BotequimdoJoia

Cabaça do Minho

Centro do Rio

Restaurante mais antigo do Rio de Janeiro (foi aberto em 1884), o Rio Minho já era conhecido no tempo do Império por seu cardápio de frutos do mar. A casa conseguiu atravessar todo o século XX, gerações de clientes e segue firme até hoje na região da Praça XV. Foi lá que a Sopa Leão Veloso surgiu.

O charmoso boteco anexo da casa, conhecido pelo clientes como Cabaça do Minho, oferta durante o almoço um cardápio a preços mais baratos. Não à toa, o longo balcão, com banquinhos fixos, lota todos os dias da semana. Entre as boas pedidas, um ótimo polvo com arroz a brócolis e coradas.

Rua do Ouvidor, 10 – Centro. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de segunda a sexta das 11h as 16h.
Contato: (21) 2509-2338

Para saber mais:
instagram.com/restauranteriominho

Café Gaúcho

Centro do Rio

É um tradicional botequim aberto em 1935 onde as vezes gosto de parar para tomar um chope no fim de tarde de semana. O movimento forte é após o horário de trabalho, das dezoito até as vinte uma hora.

Sexta feira costuma lotar de gente a beber em pé, ou numa das mesinhas altas da rua. É conhecido pelo sanduíche de linguiça e empadas. Um bom lugar para se parar para um chopp gelado, observar o intenso movimento de pessoas a cruzar a Rua São José e sentir o clima agitado do Centro do Rio.

Endereço: Rua São José, 86 – Centro. Rio de Janeiro / RJ
Horário: funciona de segunda à sexta das 7h30 às 21h.
Telefone: (21) 2533-9285

Café do Bom, Cachaça da Boa

Centro do Rio

A simpática casa da Rua da Carioca é uma mistura de café, bistrô e bar, nascida no ambiente de um antigo sebo de livros que ainda funciona no segundo andar do estabelecimento. O sebo é uma herança recebida do pai por Yansel Galindo responsável pela transformação do espaço no bom bistrô que é.

No clima charmoso com ares de livraria, em meio a estantes de madeira, bonito piso, e um samba discreto rolando nas caixas de som, podemos apreciar uma boa cachaça dentre as dezenas ofertadas no cardápio.

Serve comidinhas como o Tareco, uma criativa iguaria (torrada de pão de queijo com parmesão) e sanduíches, porções de frios e queijos. A cerveja é servida estupidamente gelada.

Endereço: Rua da Carioca, 10 –
Horário: de segunda a sexta das 10h30m às 18h30m. Sábado das 10h30 às 14h.
Contatos: (21) 2509-1018

Para saber mais:
cafecachaca.com.br
instagram.com/cafedobomcachacadaboa

Casa Paladino

O clássico estabelecimento, que já passou dos cem anos. A Casa Paladino já nasceu como um bar-armazém de produtos finos e até hoje se mantém firme na esquina da Rua Marechal Floriano com Rua Uruguaiana, no Centro do Rio.

Suas estantes de madeira reúnem de vinhos a conservas especiais importadas. É um local conhecido pelos trabalhadores da área, que buscam uma das muitas opções de omelete na hora do almoço. Ou as porções de frios e queijos após o serviço. Com um chope digno e um clima alto-astral, em meio à mobília antiga, o Paladino é um grande programa.

Endereço: Rua Uruguaiana, 224/226 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 7h as 20h30m.
Contato: (21) 2263-2094

Casa Villarino

Centro do Rio

Trata-se de um dos bares mais bonitos da cidade, com mesinhas de mármore, cadeiras com estofado de couro vinho, paredes de madeira escura, um ar carregado de história. É um dos poucos remanescentes da tradição de bares de uísque no Rio.

Reza a lenda que foi em uma das mesas da casa que Tom Jobim e Vinícius de Morais firmaram a primeira de muitas parcerias de uma das mais célebres duplas da Música Popular Brasileira.

Servem pratos executivos na hora do almoço, mas o que curto mesmo é aproveitar os produtos finos da delicatessen para ficar beliscando no final da tarde, enquanto tomo uma Cerpa geladíssima. Uma segunda casa foi aberta na Av. Rio Branco, o Bistrô Villarino.

Funciona de segunda a sexta do meio-dia às 22h.

Endereço: Av. Calógeras, 6 – B – Centro. Rio de Janeiro (RJ)

Contato: (21) 2240-1627 / (21) 2240-1627 / csvillarino@superig.com.br

villarino.com.br

Cine Botequim

Centro do Rio

Um moderno botequim com cinema: conceito inusitado e interessante. Tudo remete a sétima arte, dos cartazes espalhados por onde se olha, uma velha câmera na estante, até as cadeiras típicas. Os filmes passam numa parede ao fundo do ambiente.

Se não dá muito para escutar o áudio da sessão (o som é baixo), por causa do burburinho, a intenção mesmo é divertir a clientela com imagens clássicas, enquanto bebem, comem e batem papo. Servem algumas opções boas de petiscos e um vasto cardápio de cervejas e de cachaças.

Endereço: Rua Conselheiro Saraiva, 39 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: segunda das 12h às 15h. Terça à sexta das 12h às 22h.
Contato: (21) 2253-1414

Para saber mais: 
instagram.com/cinebotequim

El Gebal

Centro do Rio

Tradicional restaurante árabe da região da Saara, no Centro do Rio, está no mesmo bom nível de seus concorrentes locais como o Sírio Libanês. Com a vantagem de ter um ambiente muito charmoso e jeitão de restaurante dos anos cinquenta (foi inaugurado em 1958).

Uma boa opção para almoço pode ser os pratos combinados em que se escolhe diferentes comidas típicas para montar. Dentro do cardápio uma boa dica é o quibe cru.

Rua Buenos Aires, 328 – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: segunda à sexta das 7h30m às 18h. Sábado das 7h30 às 14h.
Contatos: (21) 99890-9595

Para saber mais:
instagram.com/elgebal1
elgebal.com.br

Costela do Beco (Escondidinho)

Centro do Rio

Tradicional restaurante do Centro, o Escondidinho é famoso principalmente por sua costela de boi, servida ou com agrião e aipim ou farofa de ovos.

Preparadas na panela, com muito molho, macias e deliciosas, as costelas alimentam de três a quatro pessoas.

Os preços são interessantes. Espere encontrar fila, pois a casa é pequena e a procura grande. O cardápio contempla outros tradicionais pratos cariocas como rabada e galinha com quiabo, mas é quase irresistível ir lá e pedir a costela.

Endereço: Beco dos Barbeiros, 12 – loja A e B – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Funciona de segunda a sexta das 11h às 16h.
Contato: (21) 96775-6563

Para saber mais:
instagram.com/costela_do_beco

Galeto 183

Centro do Rio

Clássico botequim da Rua de Santana, frequentado pela turma do Jornal O Globo, o Galeto 183 é um lugar de comida boa, barata e farta.

São muitas as opções do cardápio como o cozido, o cabrito, o galeto propriamente dito e os as peças de filé mignon. Porém sem dúvida merece destaque o Angu a Baiana, feito a partir da receita do antológico Angu do Gomes.

Com clima descontraído, positivamente caótico e movimentado, o Galeto 183 é um bom programa para almoços durante a semana ou no sábado. Você será muito bem atendido pela equipe da casa, comandada pela simpática portuguesa Ana de Campos.

Endereço: Rua de Santana 183 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 6h às 17h.
Contatos: (21) 2252-3914.

Para saber mais: 
instagram.com/galeto183

Galeto Central

Centro do Rio

A trajetória desta clássica casa de galetos carioca se confunde com a própria história do Edifício Avenida Central, pois ela já ocupa os números 327/328 das sobrelojas do 3º Piso desde os anos 60.

Em um dos 70 lugares do balcão de bancos fixos dá para devorar um churrasquinho na brasa sem erros e delicioso. A estrela do cardápio são os galetos, mas muita gente vai atrás também da picanha e das opções de churrasco misto.

Endereço: Avenida Rio Branco, 156, lojas 327/328, 3º Piso do Shopping Ave. Central – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda à sexta das 8h às 22h. Sábados das 8h às 15h.
Contatos: (21) 2262-7098 / (21) 2215-5671
Metrô mais perto: Estação Carioca (Linha 01)

Para saber mais:
galetocentral.com.br

Galeto Liceu

Centro do Rio

A clássica casa de Galetos do Centro do Rio, inaugurada em 1943, é um excepcional exemplar deste típico estilo de restaurante carioca. O balcão com bancos fixos bunda-de-fora fazendo um longo ziguezague, a parede de azulejos e a decoração em madeira são algumas das características do ambiente.

O carro chefe, é claro, são as aves magrinhas e deliciosa. De lá saem pratos como o tradicional Galeto com Arroz de Brócolis e Batatas Portuguesas. A linguiça na brasa também é ótima pedida.

Endereço: Rua Senador Dantas 118, Loja A – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda à sexta das 11h às 21h30m.
Contatos: (21) 2220-6045

Para saber mais:
instagram.com/galetoliceucentro

Restaurante Hachiko

Centro do Rio

Trata-se de ótimo restaurante asiático, que nasceu na Travessa do Passo no Centro do Rio. Não possui um Menu Fixo. São servidos vários pratos em sequência, como um menu degustação, intercalados com o Sushi Bar de onde saem os tradicionais Sashimis, Sushis e Ceviches. Não é um programa para todo o dia, pois é caro, mas o que se paga por lá, não tenham dúvidas, vale cada centavo.

Endereço: Travessa do Paço 10 – Centro. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de segunda a sábado das 11h30m às 23h.
Contato: (21) 3819-3293

Para saber mais:
restaurantehachiko.com.br

Bar Ocidental (Beco das Sardinhas)

Centro do Rio

Trata-se da casa mais antiga das que compõe o famoso Triângulo das Sardinhas, na Rua Miguel Couto. Diz-se que ali foi criado o estilo de sardinha aberta, conhecida como Frango Marítimo e que se tornou uma marca registrada da cidade do Rio.

É uma casa bastante simples, que serve uma sardinha frita realmente deliciosa, sequinha e crocante. O chope é honesto. O triângulo das Sardinhas costuma lotar a partir das 18h, no horário de saída do trabalho.

Endereço: Rua Miguel Couto, 124, loja C – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Funciona de segunda a sexta das 09h às 21h. Sábado das 09 às 16h.
Contato: (21) 2253-4042

Opus

Centro do Rio

O que importa ali fica atrás da vitrine do balcão: as grandes peças de pernil e tender servidas tanto em sanduíches como em porções aperitivas. A qualidade da comida e a fama do lugar são comprovadas pelo grande movimento de pessoas ao longo de toda à tarde, que encostam para umas bocadas.

Já não conta mais do que o espaço do grande balcão, onde os fregueses ou se aglomeram em pé, junto à rua. Ou se espremem em um dos bancos fixos. Para quem preferir a casa também oferta outros sabores de sanduíche como de carne assada e linguiça calabresa.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 80 – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda à sexta das 6h às 9h. Sábado das 6h às 15h.
Contato: (21) 2252-0604

Para saber mais:
instagram.com/opusrio

Oriental Chi

Centro do Rio

O restaurante serve uma comida chinesa honesta a um preço em conta, mas não vai nada além do bê-á-bá. É uma alternativa interessante para quem trabalha na área do Centro, ou está a fazer compras de material de informática no Shopping Avenida Central.

Endereço: Subsolo do Shopping Avenida Central loja 132 / 135 e 140, Av. Rio Branco nº 156 – Centro / Carioca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda à sexta das 9h às 18h. Sábado das 9h às 14h.
Contatos: (21) 2262-2786

Para saber mais:
instagram.com/restauranteorientalchi

Padaria Bassil

Centro do Rio

Quase imperceptível para quem cruza pela Rua Senhor dos Passos, em meio a tantos estabelecimentos da Saara e do vai e vem intenso, a pequena loja já tem tradição de mais de 100 anos (está na área desde 1913), alguns prêmios e muitas reportagens colecionadas na parede.

Lá é possível encontrar uma das melhores esfihas do Rio de Janeiro. Tanto a de carne como a de ricota. O kibe também não fica atrás. Além disso, o estabelecimento vende ótimos pães árabes e pastas como de berinjela e grão de bico.

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 235 – Saara, Centro do Rio. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de segunda a sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 14h.
Contato: (21) 3970-1673 / WhatsApp: (21) 99150-8836

Para saber mais:
instagram.com/padariabassil

Restaurante Sirio & Libanês

Centro do Rio

É um dos meus restaurantes árabes predileto da região da Saara. Uma casa simples que serve boa comida. Os preços são justos.

Provem o “Hommos bi Tahine”  de entrada. Uma boa pedida como prato é o Kibe cru. A porção grande dá para duas pessoas.

Além disso, a casa oferta diversos pratos tradicionais, entre eles o Carneiro ao Sírio ou com Molho de Hortelã. Também oferecem pratos executivos a valores ainda mais em conta.

Rua Senhor dos Passos, 217 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 11h às 16h30m. Sábado das 11h às 15h.
Contatos: (21) 2224-1629 / (21) 97434-3624 (WhatsApp)

Para saber mais:
sirioelibanes.com.br

Gostou da dica? Então quando der um em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

11 Comments on “Comer e beber no Centro do Rio de Janeiro”

  1. Amigo, o nome daquela padaria na Saara é PADARIA BASSIL. Realmente, excelente dica. Já passou do pai pro filho e agora, do filho pro neto. E a qualidade continua TOP.

    1. Olá Adriano, tudo bem?

      Agradeço o comentário e a correção. Peço perdão pelo equívoco. Vou alterar hoje mesmo.

      Muito bom saber que eles ainda estão funcionando! Servem uma esfiha espetacular.

      Abraços

    1. Olá Maria, tudo bom?

      Obrigado pelo comentário. Realmente é uma falha de minha parte ainda não ter incluído o Antigamente no guia. Mas a verdade é que me faltam fotos do local (só público com fotos que eu mesmo tiro). Mas agradeço pela lembrança. A próxima vez que estiver no Rio vou passar lá e traçar a feijoada.

      Abraços!

    1. Olá Paulo, tudo bom?

      Boa dica. Vou pensar nisso sim. Muita gente, de fato, passeia pelo Centro no final de semana e infelizmente diversos restaurantes não abrem.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

  2. Suas dicas irão me ajudar muito. Vou passar a proxima semana no Rio. Vou a trabalho e ficarei hospedada na Cinelandia. Acho que com suas dicas conseguirei me virar bem por ai. Valeu.

  3. André,

    Senti muita falta da Bagatelle Lanchonete e Restaurante, R. da Conceição, 42 – Centro, Rio de Janeiro, adoro a comida de lá e acho o bar tradicionalíssimo, quando for fazer sua matéria não deixe de provar o Mini Misto e Costelinha na brasa, amo de paixão esses pratos. Minha dica. Bjus

    1. Olá Leo. Tudo bom?

      É uma boa ideia sim. Sempre procurei destacar os preços, mas nos atuais tempos, com a inflação, fica difícil eu conseguir atualizar todo o tempo – considerando que faço tudo praticamente sozinho. O que tento é indicar dentro do texto que se trata de um local com preços acessíveis, ou sempre deixar claro qual a categoria do restaurante ou bar. Há uma questão que sempre prezo também, um pouco mais subjetiva, sobre o custo-benefício. A questão do preço, pura e simplesmente, é relativa (com os devidos extremos, claro).

      Mas seu comentário está aqui registrado e vou tentar aprimorar isso, talvez – como você falou – utilizando estrelas para tornar mais claro qual o preço médio em cada local e também o custo-benefício. Vou avaliar isso, com certeza.

      Abraços e muito obrigado por deixar sua sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.