Comer e Beber no bairro Santa Teresa, cidade do Rio

Guia gastronômico do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Adega do Pimenta

Para mim trata-se da melhor casa de comida alemã do Rio. A Adega do Pimenta tem cinco ingredientes que a fazem ser tão especial. A começar pelo comandante William que gosta do que faz e toca a casa com paixão junto aos seus filhos Gustavo e Fábio (este último na chefia do Herr Pfeffer no Leblon).

O segundo fator é a excelente equipe do restaurante, da cozinha aos garçons. Terceiro o ambiente: o charme de Santa Teresa e o pequeno espaço do restaurante.

Quarto a excelência do chopp Brahma sempre muito bem tirado e sem dúvida um dos melhores da cidade. Quinto e último ingrediente, o fornecedor, o grande segredo por trás da salsicha: A Fazenda do Alemão.

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 296. Santa Teresa, Rio de Janeiro / RJ
Horário: Segunda a Sexta das 12h às 22h. Sábado das 12h às 20h e domingo das 12h às 18h.
Contatos: (21) 2224-7554 / contato@adegadopimenta.com.br

Saiba mais em:
adegadopimenta.com.br
instagram.com/adegadopimenta

Armazém São Thiago (Bar do Gomes)

Santa Teresa, Rio de Janeiro

Clássico destino de Santa Teresa, sofreu uma profunda reforma em meados dos anos 2000 tendo sido transformado numa espécie de bar-museu em homenagem a categoria, incluindo o resgate do belíssimo chão de azulejos hidráulicos.

Armazém São Thiago – um exemplar perfeito da influência galega no Rio – abandonou completamente sua função de secos e molhados para se tornar um botequim.

Sua área interna foi tomada de mesinhas e hoje os produtos básicos deram lugar a um cardápio interessante de petiscos, com destaque para a polpeta (bolo de carne) e os frios e queijos cortados finamente. As opções de bebidas são muitas também, com uma seleção ótima de rótulos de cervejas, além das cachaças.

Endereço: Rua Áurea, 26 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 21h.
Contatos: (21) 2232-0822

Para saber mais:
instagram.com/armazemsaothiago

Bar do Arnaudo

Tradicional casa nordestina de Santa Teresa, o Bar do Arnaudo foi inaugurado em 1970 e segue atraindo muitos fãs ao bairro por sua comida simples, boa e ainda a um custo baixo.

As porções são grandes e sempre atendem mais de uma pessoa. Para acompanhar, cerveja gelada e uma boa seleção de cachaças.

Com salão modesto, onde se destacam os quadros do chileno-carioca Selarón, o restaurante é um lugar charmoso e costuma lotar na hora do almoço nos finais de semana.

Rua Almirante Alexandrino, 316, loja B – Santa Teresa. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda a sexta do meio-dia às 23h. Sábado e domingo até as 20h.
Contatos: (21) 2210-0817

Para saber mais:
facebook.com/BarDoArnaudo

Bar do Mineiro

A cozinha de influência mineira e o nome da casa remete ao dono, Diógenes Paixão, nascido em Carangola, sul de Minas Gerais. 

Não falta personalidade a este lugar que já se tornou um ponto turístico de Santa Teresa. A casa vive lotada, principalmente nos finais de semana. Por isso é bom chegar cedo se quiser arrumar uma canto qualquer para sentar ou ir durante a semana, quando tudo está mais tranquilo.

É um lugar para quem não se assusta com gente nem com barulho. O motivo da fama não é à toa: o Bar do Mineiro segue servindo uma boa comida a um preço ainda acessível.

Entre os destaques estão à carne seca e o sempre impecável feijão preto. Porém célebre mesmo é a porção de pasteizinhos de Feijão Mineiro de entrada, uma delícia. A cerveja de garrafa é sempre servida gelada e há muitas opções de cachaça para quem preferir (e caipirinhas).

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa (próximo ao Largo dos Guimarães). Rio de Janeiro / RJ.
Horário: terça a sábado das 11h às 23h. Domingo das 11h às 22h.
Contato: (21) 2221-9227

Para saber mais:
instagram.com/bardomineiro
bardomineiro.net

Goya Beira

O velho botequim de esquina é um dos mais belos bares do Rio em minha opinião. Nasceu como mercearia e tornou-se um charmoso cantinho para bebericar.

O conjunto é perfeito: o cenário de cidade de interior do largo, as velhas portas de madeira, com sua cor descascada e mesinhas de mármore. Completam o chão em cerâmica vermelha, cadeiras saídas de um filme dos anos quarenta e as estantes ainda conservadas com um curioso relógio entalhado.

Dentro do cardápio é possível encontrar algumas coisas para satisfazer a fome. As pizzas feitas na pedra são bem faladas. Um dos pedidos que mais sai por ali é a porção honesta de aipim com queijo.

Há pasteizinhos gostosos semelhantes aos servidos no Bar do Mineiro, lá no outro largo. Cervejas de garrafa sempre geladas, acompanham bem. Tudo a um preço ainda em conta.

Endereço: Largo das Neves, 13 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à domingo das 18h à 00h.
Contatos: (21) 2232-5751

Para saber mais:
instagram.com/bargoyabeira

Santa Teresa, Rio de Janeiro

Exemplar muito interessante de mercearia típica carioca, o simpático Bar do Serginho (ou mercearia) é o caçula da lista e resiste no charmoso bairro de Santa Teresa. Por ali, os produtos básicos da estante ainda ocupam um espaço importante dentro do botequim. Mas o local também se tornou uma mercearia-deli com variedades de Queijos, frios para Fatiar, Pães entre outras coisas.

É um lugar muito agradável de ficar e que costuma encher nos finais de tarde da vida, com clientes que se sentam junto as mesas na rua. Como opções de comes e bebes é possível apreciar sanduíches com frios e queijos com cortes finos e cervejas servida muito geladas.

Endereço: Rua Dias de Barros, 2-A – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ
Funciona de segunda a sexta das 7h às 22h. Sábado das 8h às 21h e domingo das 9h às 16h.
Contato: (21) 2509-6957

Saiba mais em:
instagram.com/bardoserginhodb2

Gostou da dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.