Comer e beber no bairro da Bela Vista, São Paulo

Guia gastronômico dos bairros de Bela Vista e Bixiga em São Paulo.

Amigo Giannotti

Bela Vista e Bixiga

O pequeno boteco de alma italiana tem um clima singelo e bem família. O nome faz todo o sentido quando se conhece o dono. É literalmente o amigo Giannotti, descendente de italianos e criado na região.

O bar está localizado num sobrado que data do início do século, onde já existiu uma mercearia. A casa é conhecida por servir uma das melhores fogazzas da cidade. O negócio é uma espécie de calzone de tamanho menor, com massa suave e diversas opções de recheio.

O Amigo Giannotti abre apenas a noite com horário de funcionamento restrito. A cerveja gelada é garantida.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1106 – Bela Vista. São Paulo / SP.
Horário: de quarta à domingo das 19h às 23h.
Contatos: (11) 3211-3256

Para saber mais:
instagram.com/baramigogiannotti

Fundado em 1950 por uma família de origem libanesa, o Almanara é sem duvida uma das mais tradicionais casas de influência árabe de São Paulo. É surpreendente que mesmo tendo crescido e virado rede, a qualidade da comida do grupo se manteve. Atualmente contam com 14 endereços espalhados pela capital e também Alphaville e Campinas.

Endereço: Rua Treze de Maio, 1947, Loja 426/427, Piso Paraíso, Shopping Patio Paulista – Bela Vista. São Paulo / SP.
Horário: diariamente das 11h30 às 22h30m.
Contato: (11) 3284-6905

Para saber mais:
almanara.com.br

Box 62

Bela Vista e Bixiga

Lá no Box 62 do Sacolão da Bela Vistafica este restaurante charmosamente simples, cuja comida brasileira saborosa parece nos abraçar.

A equipe é muito atenciosa, a começar pela dona, Mara Rasmussen, responsável pelas criações da casa como as imperdíveis coxinhas.

Moela, Moqueca, Paleta de Porco e Língua de boi estão entre os pratos tentadores, sempre muito bem servidos com um conjunto respeitável de acompanhamentos.

Endereço: Rua Jaceguai, 557 (Sacolão da Bela Vista) – Bela Vista. São Paulo / SP
Horário: de segunda a sábado das 9h às 18h30m

Para saber mais:
instagram.com/boxmeiadois

Empório Roperto

A casa foi fundada em 1942 e tem um estilo informal, apesar de estar mais para um restaurante clássico dos anos quarenta do que para uma cantina italiana popular.

Os preços do cardápio não são baratos. No entanto, as porções por ali são bem fartas. Tudo dá para dividir e há casos de pratos que servem uma família inteira. Entre as sugestões, além das massas, sugiro os pratos de cabrito.

Funciona de segunda a quinta das 11h30m à 0h. Sexta e sábado das 11h30m à 01h. Domingo das 11h30m à 0h.

Endereço: Rua Treze De Maio, 634 – Bela Vista / Bixiga . São Paulo / SP.
Funciona de domingo à quinta das 10h às 15h30m. Sextas e sábados das 10h às 22h.
Contatos: (11) 3288-2573

Para saber mais:
instagram.com/emporioroperto
emporioroperto.com.br

Do Sertão Bar e Restaurante

Bela Vista e Bixiga

Simples, limpo e sem muitos arranjos decorativos, trata-se de um lugar de boa cozinha nordestina preços muito em conta. A equipe é bastante gentil, conhece bem o cardápio e serve com muita ligeireza.

Fiquei particularmente encantado com o carneiro ao molho, um prato difícil de encontrar pelas terras do sudeste. Apesar de ser uma casa de comida sertaneja, um dos grandes destaques é a Corvina servida com baião de dois.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1184 – Bela Vista.  São Paulo (SP).
Funciona diariamente das 11h até às 2h.
Contato: (11) 3107-0884

Inaugurado em 1922, eternizou-se na história da gastronomia por ter sido o local de criação do sanduíche Bauru – inventado em 1937.  Hoje o endereço original no Largo do Paiçandu está longe de se assemelhar aos tempos áureos.

O ambiente era decorado com muitos espelhos, azulejos, balcão de mármore e lustres. O termo chic surgiu justamente por conta disto, já que naquele então a casa ainda não tinha nome.

De tudo sobrou apenas um painel e, claro, o próprio edifício onde a lanchonete está instalada – pois é o único exemplar mais antigo sobrevivente no Largo. 

A marca virou rede com outra casa no bairro de Perdizes e Paraíso.

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.