Olá, pessoal!
Sou André Comber, carioca de coração, atualmente morando em São Paulo, e pai do Arthur. Hoje quero compartilhar um pouco da minha jornada com o Diários Gastronômicos.
Criei o blog em 2010 com o objetivo de dividir minhas experiências na cozinha e nos lugares que visito. Desde sempre, a cultura do comer me fascina: a história dos alimentos, a origem dos ingredientes, dos pratos e tudo o que envolve o universo da gastronomia. No entanto, o que mais me encanta é o ato de cozinhar e, claro, sair por aí para me embrenhar pelos bares da vida.
Quando publiquei o primeiro post, ainda morava na minha cidade natal, o Rio de Janeiro. Atualmente, estou em São Paulo, cidade que me conquistou e onde meu filho nasceu. É principalmente nessa ponte aérea que dedico a maior parte das pautas aqui do blog.
Em 2023, resolvi encarar um novo desafio: lançar o canal do YouTube do Diários Gastronômicos.
Desde então tem sido um enorme aprendizado para mim, pois exigiu primeiro superar a timidez diante das câmeras, bem como estudar e aprender a editar vídeos. Ver o canal crescer, mesmo que aos poucos, ao lado do blog, tem sido uma experiência gratificante.
O YouTube é uma etapa natural e complementar ao blog. Inclusive, hoje em dia, costumo planejar muitas pautas de forma integrada, escrevendo textos enquanto elaboro roteiros e penso na edição dos vídeos.
Apesar da rotina intensa e da necessidade de conciliar tudo isso com outras atividades que pagam os boletos no fim do mês, tenho conseguido manter uma certa regularidade na produção de conteúdo.
Sou jornalista e gestor cultural de formação, mas meu trabalho principal é na Esquina Filmes, produtora de vídeo onde atuo em diversas funções ao lado do meu sócio e amigo Alexandre Malaguti.
Tocar o Diários Gastronômicos é um dos grandes prazeres da minha vida. Faço isso com muito carinho, mesmo sem ter o tempo que gostaria para me dedicar integralmente. Espero que vocês estejam gostando das publicações e sintam-se à vontade para participar com comentários e sugestões.
O que você encontra no Diários Gastronômicos:
- Relatos de visitas a bares, botecos, restaurantes, empórios, feiras e mercados, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
- Minhas aventuras na cozinha, testando e criando receitas, além de visitas a cozinhas de amigos.
- Muitas cervejas! Sou um cervejeiro apaixonado.
- Histórias e curiosidades sobre pratos, ingredientes e a cultura que envolve a gastronomia.
O meu estilo:
Prefiro escrever sobre o que gosto, dedicando meu tempo aos lugares e experiências que considero interessantes. No entanto, minhas opiniões são sempre sinceras, respeitando a diversidade de gostos e perspectivas. Afinal, o mundo é feito de diferenças, e isso é o que o torna tão rico.
Busco o equilíbrio nas palavras, fazendo ressalvas quando necessário. O que agrada a mim pode não agradar a outros, especialmente quando se trata de comida e bebida. Por isso, valorizo opiniões diferentes da minha, desde que expressas com educação e respeito.
O que você não encontra no Diários Gastronômicos:
Aqui não há espaço para discursos de ódio, preconceito de qualquer natureza, críticas grosseiras, linguagem chula ou desrespeito com qualquer pessoa, instituição ou estabelecimento.
Sejam bem-vindos ao Diários Gastronômicos! Vamos compartilhar experiências, sabores e boas histórias juntos.
Para contatos e parcerias: andre@diariosgastronomicos.com.br
Para dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro acesse: comer e beber no Rio
Para dicas de destinos em São Paulo acesse: comer e beber em Sampa