O RESTAURANTE QUINTA DO BACALHAU ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO.
Apesar de muito tradicional, o restaurantre é conhecido mais pelo povo que trabalha na região do Centro do Rio. Até porque o seu horário de funcionamento se restringe ao horário do almoço durante a semana.
Quem não conhece até desconfia. Mas por trás de uma simples lanchonete com cara de boteco são servidos os caprichados pratos de bacalhau que fazem a fama do local. A Quinta do Bacalhau fica Rua do Teatro, na região do Largo de São Francisco. O salão fechado conta com um muito bem vindo ar-condicionado.
Bacalhau para um batalhão
Não se deixem enganar pela decoração sem grandes atrativos e a simplicidade do salão. Não é um destino barato, ou para o almoço do dia-a-dia. No entanto, um bacalhau atende bem a quatro sujeitos com fome, após as entradas. De modo que, também, não se paga uma conta absurda. Ainda mais considerando a qualidade dos pedidos.
O bacalhau de lá está num ótimo nível, a começar pelos bolinhos de entrada – que fazem a festa do pessoal que prefere ficar no botequim que dá para a rua, na entrada do restaurante (o bar funciona até a parte da noite), a petiscar e beber chopp (o chopp da casa podia ser melhor…). Não é o melhor bolinho de bacalhau do Centro, mas retornaria com certeza para abocanhar mais alguns, qualquer dia destes – são sequinhos e crocantes.
Os pratos podem demorar um pouco a chegar, ainda mais na hora de pico (costuma encher, até porque não possui muitas mesas). Estive num almoço esticado de sexta-feira – uma tradição carioca – na companhia de três amigos esfomeados. Depois de traçarmos umas duas porções de bolinhos cometemos a insanidade de solicitar dois pratos (nunca é bom estar com muita fome na hora de pedir).
Dois estilos de bacalhau
Os escolhidos foram: Bacalhau à Gourmet (R$ 158,90) – uma gigantesca posta levada ao forno, salpicada com alho e páprica picante, acompanhada de brócolis cozido e tomate italiano sem pele; Parma Palha – bacalhau desfiado com batata palha, salpicado de presunto de Parma e acompanhado de cebola, ovos mexidos e azeitonas refogadas no azeite.
São duas propostas distintas de preparo, e as duas deliciosas. O resultado não poderia ser diferente: não demos cabo de tudo. Sobrou uma enorme quentinha que um dos meus amigos deve ter apreciado com prazer em casa.
Por conta deste exagero nossa conta acabou por ficar cara além do normal, mas a comilança valeu pelos belos pratos de bacalhau.
O RESTAURANTE QUINTA DO BACALHAU ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO.
Quinta do Bacalhau
Endereço: Rua do Teatro, nº 5. Largo de São Francisco. Centro – Rio de Janeiro (RJ).
Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória
Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?