Manu.el, pequena tasca portuguesa numa agradável esquina da Vila Madalena

Manu.el, Tasca, Vila Madalena

Uma tasca portuguesa com a alma de boteco brasileiro. Assim é o Manu.el, pequenino estabelecimento surgido do espaço que antes era o Barzim.

Fica num trecho da Rua Wizard que eu adoro, lá bem no começo (ou seria no final?) quase com a Rua Madalena. Lá debaixo de um prediozinho antigo, desses que (ainda) dão um ar encantador a Vila Madalena.

A cozinha é cocada pelo chef Bruno Mendonça e a frente do negócio está Andrea Verissimo que também é dona do Pexi na Rua Fradique Coutinho (um dos meus pontos prediletos na Vila Madá, diga-se de passagem).

Manu.el, tasca portuguesa, Vila Madalena
O pequeno espaço interno da tasca portuguesa

Andrea tentou levar o Barzim por um tempo ali, mas acho até que o estilo ficou um pouco confuso. Eu mesmo considerava como uma extensão do Pexi. Já frequentava local por adorar o endereço da Wizard.

Mudança de Rumo

A mudança de rumo, em minha opinião, foi ótima! Conseguiu diferenciar bem essa casa do Pexi, colocando-a em outro patamar. Por outro lado, deixando o mesmo clima informal e descontraído do bar da Fradique.

O Manu.el foca um pouco mais nas influências portuguesas, deixando espaço para algumas brasilidades. Não tem só coisas do mar por ali, começando pelas Alheiras, que não poderiam faltar. Os pratos e petiscos também recebem um pouco mais de cuidado nas mãos de Bruno Mendonça.

Manu.el, tasca portuguesa, Vila Madalena
Pimentinha show de bola e a vista da Rua Wizard

Uma coisa que une o Manu.el ao Pexi, certamente, é a qualidade e frescor dos frutos do mar servidos. Não são opções vastas, mas tudo realmente fresco. Ostras, mexilhões, lambretas e vôngoles. Lula, polvo camarão. É uma festa para quem adora as comidas do mar, como eu.

Bom, passei por lá num almoço de sábado, bem cedo. Como são poucos lugares, é normal o local encher logo depois que abre. Eu estava só, portanto não deu para me embrenhar muito no cardápio. Difícil foi, com um exercício de exclusão, escolher o que comer.

Mix de Moluscos

Comecei pelo Mix de Moluscos, que vem com lambreta, mexilhão e vôngole. Isso regado num delicioso molho branco e com porco glaceado. É isso aí, o troço lá é elaborado, mas sem aquele ranço de restaurante chique.

Manu.el, tasca portuguesa, Vila Madalena
Lambreta, mexilhão e vôngole com porco glaceado

Lambreta é um molusco que eu sou apaixonado. Adoro também mexilhão e vôngole. Mas meu negócio com lambreta é mais sério. Conheci o bicho na Bahia, pois é um petisco muito popular em Salvador. É difícil pra caramba, porém, arrumar nas terras do sudeste. No Manu.el tem e é bom demais!

Que delícia de prato. Me esbaldei e babei com os moluscos. Sem contar os cubinhos de carne de porco. Quem inventou que não combina? Isso tudo acompanhado de uma garrafa da ótima cerveja Pale Ale da cervejaria Três Fidalgas.

Complementando pedi uma porção do pão artesanal da casa que mergulhava prazerosamente no molho branco.

Linguiça Portuguesa com Cabeça de Lula

Mais um pedido dava para mandar pra dentro, forçando uma barra. Não podia desperdiçar a oportunidade então mandei ver e solicitei a Linguiça Portuguesa com Cabeça de Lula e Tomates Grelhados.

Manu.el, tasca portuguesa, Vila Madalena
Linguiça Portuguesa com Cabeça de Lula

A porção vem regada em azeite, misturando os anéis e tentáculos da lula com uma espetacular linguiça portuguesa. Ao menos ao meu paladar de devorador de embutidos me pareceu algo realmente especial, diferenciado.

Ainda pedi uma nova leva de pão para aproveitar o azeite e tomate do prato. Delícia!

O que irei pedir numa próxima vez

Certamente irei explorar a parte das entradas, que são divididas entre frias e quentes. Ostra, Polvo à Portuguesa, Língua à Vinagrete, camarão empanado e, claro, a Alheira.

Manu.el

Endereço: Rua Wisard, 20, Vila Madalena, WhatsApp 95638-0026.
Horário: quarta das 12h às 15h. Quinta e sexta das 12h às 15h e das 17h30m às 22h. Sábado das 12h às 20h. Domingo das 12h às 18h.
Contato: (11) 95638-0026

Para saber mais:
instagram.com/manu.el.atasca

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.