Os petiscos portugueses da Tasca da Mercearia, em Botafogo

Tasca da Mercearia, restaurante português, Botafogo

Do mesmo grupo que comanda a Mercearia da Praça, em Ipanema, a Tasca da Mercearia nasce com um estilo mais despojado, em meio a pulsante cena gastronômica do bairro de Botafogo, no Rio.

Ocupa um ponto da Rua Assis Bueno que já foi o Caverna Bar e, como muitos locais na região, uma oficina. Agora é a vez da decoração colorida e o ambiente agradável do restaurante português dar as caras por ali, para sorte da vizinhança.

A carta de vinhos do restaurante é bem variada

Em passagem pela Guanabara para o dia das mães, convidei mamãe e meu irmão Rapha para um almoço esticado de sábado. Nossa intenção desde o início era ficar somente nas entradas. São muitas opções tentadoras por ali.

Em relação as bebidas, a carta de vinhos do restaurante apresenta uma grande variedade de rótulos. Apesar disso, como cervejeiro fiel que sou, fiquei no chope. Diga-se de passagem, um chope Brahma muito bem tirado.

Jornada pela Gastronomia Portuguesa

Começamos pelo Trio Portuga, uma ótima solução para quem quer provar 3 entradas de uma só vez. O bocado vem com 1 Croquete de Alheira, 1 Bolinho de Bacalhau e 1 Bolinho de Bacalhau Crocante.

Trio Portuga: bolinho de bacalhau crocante, croquete de alheira e bolinho tradicional

O Bolinho de Bacalhau Crocante é uma versão do tradicional, mas recheado maravilhosamente de Queijo Serra da Estrela. Um deleite!

Vale um especial elogio também ao Croquete de Alheira. Demais! Não esqueci do Bolinho de Bacalhau tradicional. Ele é bom sim!

Dividimos mais ou menos em 3 partes iguais os bolinhos. Assim, para início de conversa, o Trio Portuga foi perfeito, deixando espaço para seguir a comilança.

Polvo Crocante e bacalhau em diferentes versões
Tentáculos de polvo grelhado com azeite de salsa, coentro e alho frito

Nosso segundo pedido foi o Polvo Crocante. Os tentáculos de polvo grelhado são servidos com azeite de salsa e coentro e alho frito. A porção é pequena, mas simplesmente um espetáculo. Diria até imperdível para quem passar por lá. Dividindo acabou num piscar de olhos.

Seguimos com uma bem vinda versão portuguesa do Fish & Chips. São iscas de bacalhau empanadas e uma porção de fritas perfeitas. Entrada saborosa e muito boa para dividir.

Ainda pedi uma Punheta de Bacalhau, que adoro e nem sempre acho nos restarantes portugueses do Rio. Veio no estilo clássico. Ou seja, com as tiras do peixe cru, regadas a azeite, com cebola salsa e alho. Para comer com um pão não tem nada igual.

Iscas de bacalhau empanadas e uma porção de fritas perfeitas
Espetadas da Ilha da Madeira

Reparei nos espetos circulando pelo salão ao longo da tarde. As espetadas são um dos pedidos mais populares da casa. A inspiração vem das célebres espetadas da Ilha da Madeira.

Uma das que mais saem da cozinha é a Espetada de Frutos do Mar. É um belo e instagramável espeto pendurado em pé, com camarão, polvo, lula, peixe e vegetais grelhados e marinados em azeite.

Achei que consiguiria dar cabo ainda a esse último pedido, mas não foi possível. Vai ficar para minha próxima escala por lá, que certamente haverá.

Punheta de Bacalhau na versão clássica

Sobre os preços, achei dentro do padrão da cidade. Dividindo as entradas, acaba que o programa tem um custo-benefício bem interessante. Considerando a qualidade do que se come por lá.

Gostei muito da experiência. Ainda mais por ver que a comida portuguesa, que tem um lugar especial dentro da culinária carioca, ganha novas interpretações na cidade.

Tasca da Mercearia

Endereço: Rua Assis Bueno, 26 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de domingo a quinta das 12h às 00h. Sexta e sábado das 12h às 01h.
Contato: (21) 3556-1425

Para saber mais:
instagram.com/tascadamercearia

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.