Comer e Beber no Bairro do Flamengo

Guia Gastronômico com nossas dicas de bares e restaurantes para conhecer e curtir no Bairro do Flamengo, Rio de Janeiro.

Acepipes Delicatessen

Bairro do Flamengo

Escondida numa galeria com saídas para a Rua Senador Vergueiro e Rua Barão de Icaraí a Acepipes é uma pequena deli cheia de maravilhas. Apesar do tamanho diminuto, surpreende pela variedade de produtos em oferta.

Destaco principalmente as boas peças de frios como pastrami, salames importados, presuntos especiais. Sempre cortados com muito espero. Também vale citar os queijos, patês, pães diversos e um bom conjunto de opções de vinhos e especiarias. É uma deli de bairro ao velho estilo, do jeito que eu gosto.

Endereço: Rua Barão de Icaraí, 33, Loja 108 – Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).
Horário: Funciona de segunda à sabado das 10 às 18h.
Contatos: (21) 2552-8546

Para saber mais: instagram.com/acepipesdeli

Boteco Belmont

Foi lá que, em 2002, o empresário Antonio Rodrigues deu início a sua jornada de sucesso no mundo dos bares, ao promover um estilo chamado pé-limpo com a reforma da casa, num antigo boteco pé-sujo datado dos anos 50.

A marca Belmont ultrapassou os limites do bairro do Flamengo e se tornou uma rede presente em diversas partes da cidade e até em São Paulo.

O endereço original, mesmo após a grande remodelada mantém, ao menos para mim, certo status e tradição que o difere dos outros estabelecimentos da rede.

O Belmont serve um ótimo chope e conta com um atendimento profissional. Não é um programa propriamente barato, mas a comida é boa e farta.

Como destaque vale as clássicas empadas abertas que são o carro chefe. Os sanduíches, como o de pernil, são uma boa pedida também.

Praia do Flamengo, 300, Loja B – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: das 10h às 3h.
Contatos: (21) 2552-1399

Para saber mais:
instagram.com/boteco_belmonte

Café e Restaurante Lamas

Bairro do Flamengo

O Lamas é o avô de todos os restaurantes tradicionais cariocas e um lugar de importância histórica. Aberto em 1874, originalmente no Largo do Machado, mudou-se para o atual endereço na Rua Marquês de Abrantes em 1974.

O cardápio da casa é uma espécie de bíblia. Há infindáveis opções e alguns segredos. Os pratos de filé – carro chefe da casa – continuam muito bons, mas os valores não tão mais convidativos. 

Eu tenho minhas preferências como o fígado e a língua de boi com molho madeira. Mas continuo admirando os bolinhos de bacalhau, o frango à milanesa, as porções de batatas portuguesas e o cheeseburguer. Enfim, muitas coisas.

Por sua importância é um lugar essencial para quem quer conhecer mais as tradições gastronômicas cariocas.

Rua Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 9h30m às 2h.
Contatos: (21) 2556-0799

Para saber mais:
instagram.com/cafelamas
cafelamas.com.br

Intihuasi

Bairro do Flamengo

Trata-se de uma das poucas casas de comida peruana do Rio não focadas somente no ceviche. Uma dica é ficar nas ótimas entradas e Piqueos. São tantas as opções interessantes que se torna difícil chegar ao prato principal.

Não deixem de provar Canchitas com Chinfles, uma variedade de milhos andinos acompanhados ainda de chips de bananas. Entre os piqueos, o interessante Circuito de Ceviches

Funciona de terça a quinta das 12h30 às 15h e das 19h às 23h. Sextas e sábados das 12h30 às 16h e das 19h às 0h. Domingo das 12h30 às 17h.

Endereço: Rua Barão do Flamengo, 35, loja D – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a quinta das 12h às 15h30m e das 19h às 23h. Sexta e sábado das 12h às 00h. Domingo das 12h às 18h.
Contatos: (21) 2225-7653 / 98785-6443 (Whatsapp)

Para saber mais:
intihuasi.art.br
instagram.com/intihuasi.rio

Churrascaria Majórica

Bairro do Flamengo

Trata-se de um clássico carioca. É difícil conseguir almoçar lá sem que se enfrente uma fila de espera. Um sucesso que eu testemunho há muitos anos e que não parece diminuir.

O segredo, além do ambiente da casa, está precisamente na qualidade da carne servida. Entre as minhas prediletas a fraldinha ou a Baby Picanha.

Como guarnição eu sugiro a ótima batata pastel (inflada), ou prussiana, e a farofa de banana. A linguiça de entrada – servida no espeto – é um item indispensável.

Funciona de segunda a quinta e domingo do meio dia a meia noite. Sextas e sábados do meio dia a 01h.

Endereço: Rua Senador Vergueiro, 11-15 – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 12h às 23h.
Contatos: (21) 2205-6820 / (21) 2285-6789
Melhor parada: estação Flamengo do Metrô (Linha 1)

Para saber mais:
majoricario.com.br
instagram.com/majoricario

Mitsuo Japinha, comida japonesa, Flamengo, Rio de Janeiro
Mitsuo Japinha, restaurante japonês no bairro do Flamengo

Gosto muito desse pequeno restaurante japonês na Rua Marquês de Abrantes . É discreto, sem badalação (o que para mim é sempre um ponto positivo), mas com ótimo atendimento. Melhor de tudo, a comida japonesa é criativa e muito bem feita.

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 79 – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda à sábado das 11h às 23h
Contatos: (21) 2553-2806

Para saber mais:
instagram.com/mitsuojapinha

Oasis do Emir

Bairro do Flamengo

Aqueles que têm a sorte de morar perto ou frequentar o Aterro do Flamengo já conhecem bastante a chamativa figura de Emir Fayad, vendedor que há dezessete anos para sua Kombi na altura do Monumento a Estácio de Sá ofertando uma das águas de coco mais geladas e doces da cidade. Melhor de tudo, com uma vista espetacular para o Pão de Açúcar.

Funciona de terça a domingo das 7h às 18h (pode variar conforme o tempo e a temperatura).

Fica logo ao lado do Monumento a Estácio de Sá (Aterro do Flamengo, na altura da Avenida Rui Barbosa).

Tacacá do Norte

O Tacacá do Norte é uma ótima lanchonete-boteco de comida típica do Pará, que serve uma Unha e uma casquinha de Caranguejo fantásticas. O local é muito procurado também pelo povo que curte açai.

Além de tudo é um local indicado para quem busca produtos como farinhas e até pirarucu e camarão seco, itens usados na culinária regional do Pará.

Não poderia deixar também de citar os sorvetes de sabores variados e pouco comuns nas terras do sudeste como de Bacurí, Taberebá, Muricí, Tapioca, Tucuma, Bacaba e por aí vai.

Endereço: Rua Barão do Flamengo, 35. Lj. R. Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 9h às 22h. Domingo de 9h às 20h.
Contato: (21) 2225-7329

Para saber mais:
instagram.com/tacaca_do_norte

Gostou da dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.