Comer e beber no bairro da Lapa, cidade do Rio

Guia com dicas de bares e restaurantes indicados por nós para conhecer na região da Lapa carioca e o Bairro de Fátima.

Armazém Senado

7 armazéns imperdíveis do Rio

Um belíssimo armazém centenário que resiste na esquina da Rua Gomes Freire com Rua do Senado, em plena Lapa e conhecido pelas rodas de samba.

Por ali os produtos básicos ainda são mantidos na estante, mas aos poucos a função de botequim vai ocupando mais e mais o espaço do estabelecimento. Cervejas geladas e petiscos básicos como frios alimentam este interessante programa para uma tarde ou início de noite.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 256 – Lapa. Rio de Janeiro/RJ.
Horário: de segunda a sexta das 8h às 20h. Sábado das 8h às 16h.
Contato: (21) 2509-7201

Para saber mais:
instagram.com/armazem.senado

Adega Flor de Coimbra

Lapa carioca

A casa foi fundada em 1938 como uma mercearia típica portuguesa, que servia entre outros, bolinhos de bacalhau e vinho de barril. Aos poucos foi ganhando fama e recebeu o formato de adega e um cardápio recheado de especialidades da terrinha.

Eu destaco particularmente o bolinho de bacalhau em formato charutinho. Muito gostoso e bem preparado. Os vinhos de barril saíram de moda e até mesmo a mania de usar os barris como assento já não fazem mais parte da tradição da casa. Apesar disso, conta com alguns rótulos de vinho interessantes.

Os amantes de cerveja também vão ficar satisfeitos com as diversas opções da bebida disponíveis. O ambiente é aconchegante, com diversos quadros e referências a Portugal, o serviço é bom e os preços não são de arrepiar.

Endereço: Rua Teotônio Regadas, 34, Loja A – Lapa. Rio de Janeiro /RJ.
Horário: de segunda a sábado das 12h às 21h.
Contatos: (21) 2224-4582

Para saber mais:
instagram.com/adegaflordecoimbralapa

Bar Brasil

Lapa carioca

O Bar Brasil é antes de tudo um centenário sobrevivente no meio de uma Lapa que não para de mudar. A casa mantém o mesmo simples ambiente desde que foi aberta em 1907.

É um pequeno salão em formato de L – dando para as ruas Mem de Sá e Lavradio. Com a velha geladeira de madeira, o balcão de metal e os quadros do Selarón

Há muitas coisas interessantes no cardápio, como o ótimo kassler, o fantástico bolo de carne e os salsichões mistos.

O chope Brahma, tirado na antiga torre de bronze, é um caso a parte. Um dos meus prediletos na cidade. É um programa que eu recomendo, assino em baixo, reconheço firma e autentico. Bom para ir depois do trabalho nos dias de semana, quando fecha às 23h.

Endereço: Av. Mem de Sá, 90 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à sábado das 11h às 00h. Domingo das 11h às 17h.
Contatos: (21) 2509-5943

Para saber mais:
instagram.com/bar.brasil

Bar do Peixe

Lapa carioca

Trata-se de um dos bares que compõe o complexo de botecos de peixe na Rua André Cavalcanti, no Bairro de Fátima.

As opiniões sobre qual é o melhor variam e, verdade seja dita, o povo sempre senta no que tiver uma mesa disponível. Estão todos numa média bem parecida.

Uma dica de pedido é a porção de sardinhas fritas, que são sequinhas e crocantes. A cerveja gelada é uma boa companhia. O local lota nos finais de semana e fins de tarde.

Rua André Cavalcante, 16-B – Bairro de Fátima / Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h à 23h.
Contatos: (21) 2222-0299 / (21) 2209-7778

Bar do Peixe & Cia

Lapa carioca

É o bar do meio entre os três que formam o complexo de botecos de peixe da Rua André Cavalcante, no Bairro de Fátima e, em minha opinião, o melhor deles.

O cardápio simples exibe poucas opções entre peixes e frutos do mar. Os preços são muito atraentes, a cerveja gelada e o serviço atencioso. Mas como nos outros vizinhos, os pedidos demoram a chegar. Por isso peça logo ao sentar.

O diferencial no Bar do Peixe & Cia é o tempero empregado. O pirão, por exemplo, é muito saboroso. A casa lota quase todos os dias da semana, principalmente no horário da happy hour. Uma dica é tirar uma tarde de sábado para um almoço esticado por lá, como eu gosto de fazer.

Rua André Cavalcante, 16-A – Bairro de Fátima / Lapa. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h às 23h.
Contatos: (21) 2224-3342

Boteco do Gomes

Lapa carioca

Sempre serviu ampolas extremamente geladas, tradição que não mudou depois que a casa sofreu profunda reforma, passando a ser mais limpa do que suja. Ficou com cara de ‘new botequim’, como muitos que tem por aí na cidade.

Eu gosto de lá, tem um movimento despretensioso e umas comidas que quebram um galho, como o bom pernil, a um preço justo dentro da tendência inflacionária da Lapa.

Sobretudo gosto do fato de servirem cerveja de garrafa ao invés de chope. É uma boa dica para as madrugadas esticadas do bairro boêmio, para quem não quer bar com música e nem comida muito cara.

Funciona diariamente das 7h à 1h.

Endereço: Rua do Riachuelo, 62 – Lapa. Rio de Janeiro (RJ)

Contato: (21) 2531-9717

Lapa Café

Lapa carioca

Misto de bar, galeria e café, a casa se destaca por oferecer um dos maiores cardápios de cerveja da cidade. São cerca de 350 rótulos da bebida, de dezena de países distintos. O espaço originalmente era uma oficina de carros pertencente a três irmãos.

Da oficina o trio abriu uma galeria e finalmente o bar. A decoração é um dos pontos altos, com diversas peças curiosas e que inclui um antigo Land Rover (inteiro!). É um lugar interessante para curtir uma degustação de cervejas durante a tarde ou após o trabalho.

Endereço: Av. Gomes Freire, 453.
Horário: de segunda a sexta, das 8h Às 19h30m.
Contatos: (21) 3971-6812

Para saber mais:
instagram.com/espacolapacafe

Lapa Irish Pub

Lapa carioca

Um pub irlandês em plena Lapa do samba? Sim, e muito bom. Se estiverem pela área dos Arcos e bater aquela vontade de tomar uma cerveja Guinness direto do barril, não se aflijam. O Lapa Irish Pub está logo ali na esquina para matar o seu desejo.

Apesar de manter as características típicas de um pub, como luz baixa e música em volume médio, a casa do Centro deixou de lado o aspecto largado. É limpa, moderna na quantidade certa e tem bom atendimento. 

Endereço: Rua Evaristo da Veiga 147 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: Fica aberto de quinta as 19h até sexta as 12h. Reabre sexta de 19h às 03h. Sábado de 19h às 03h.
Contato: (21) 97020-0728 (Whatsapp)

Para saber mais:
instagram.com/lapairishpub

Nova Capela

Lapa carioca

O Capela original, aberto em 1903 num sobrado no Largo da Lapa nº 30, foi transferido em 1967 para o atual endereço na Av. Mém de Sá nº 96. Assim virou o Nova Capela e um dos maiores clássicos da gastronomia do Rio de Janeiro.

Foi lá o Filé à Francesa, tradicional prato carioca, nasceu. Além deste, a casa é conhecida pelo cabrito e o polvo com arroz a brócolis. Mesmo saindo a um preço um pouco mais alto do que deveria, vale à pena.

O bolinho de bacalhau da casa também é bom. É um programa imperdível para quem não o conhece e para quem quer se aprofundar na gastronomia típica carioca.

Endereço: Rua Mem de Sá, 96, Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contato: (21) 2252-6228

Saiba mais em:
instagram.com/nova_capela

Gostou das dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.