Comer e beber no bairro da Tijuca, cidade do Rio

Guia gastronômico com dicas de bares e restaurantes no bairro da Grande Tijuca (Tijuca, Vila Isabel, Praça da Bandeira, Maracanã, Andaraí e Grajaú), no Rio de Janeiro.

Aconchego Carioca

Grande Tijuca

O célebre restaurante de comida nordestina da Praça da Bandeira justifica sua fama com uma cozinha acertada e criativa. Não saia de lá sem antes dar uma circulada pelas tentadoras opções de bolinhos como o famoso de Feijoada ou o de Feijão Branco com Rabada, entre outros.

Em relação aos pratos, o Baião de Dois é uma boa pedida para quem não quer gastar muito. As porções geralmente dão para duas ou três pessoas. O Aconchego também é famoso pelo extenso cardápio de cervejas especiais.

Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: terça à sábado das 12h
Contatos: (21) 2273-1035

Para saber mais:
instagram.com/aconchegocariocarj

Bar do Bode Cheiroso

Bar do Bode Cheiroso

O Bar do Bode Cheiroso reúne todos os ingredientes de um grande boteco. A começar por seu ambiente despojado, o público fiel que conhece os donos e atendentes pelo nome e a sua arquitetura de botequim tradicional. Além de tudo, por seus petiscos e pratos do dia.

Como muitos botecos cariocas, tem um cardápio de pratos que varia conforme o dia. Mas não há dias fixos para uma receita. Para descobrir o que vai rolar no almoço, é necessário conferir o Instagram da casa. São opções como Rabada Com Agrião, Pernil com Maionese, Bobó de Camarão, Moqueca de Dourado com Pirão entre muitos outros.

Há, também, o cardápio fixo de petiscos que se divide entre sanduíches, salgados (com destaque para as empadas e os croquetes) e pastéis. Além de algumas tentadoras porções, como o caso da Moela, Sardinha, Ragu de Rabada (Junto e Misturado), pernil e o famoso torresmo conhecido pela galera como Barra de Cereal.

Endereço: Rua General Canabarro, 218 – Maracanã / Grande Tijuca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: Terça à sábado das 11h30m às 22h30m. Domingo das 11h às 18h.
contato: (21) 2568-9511

Para saber mais:
instagram.com/bardobodecheiroso

Bar da Frente

Grande Tijuca

Com o ambiente pequeno, familiar e aconchegante, e apesar de estar ao lado de um vizinho famoso, o Bar da Frente tem o seu valor. O cardápio foca em pratos clássicos caseiros do Brasil e de inspiração na cozinha internacional. Como entrada, diversas opções de bolinhos entre outras coisas fritas de que tanto os cariocas gostam. Um dos destaques é o Bolinho de Feijoada emprestado do Aconchego. Os cervejeiros ficarão bastante satisfeitos com os vários rótulos da bebida em oferta. Há também boas cachaças. O clima é alegre e os preços são justos. Como há poucas mesas é grande a chance de enfrentar uma fila.

Funciona de terça a sábado do meio-dia à meia-noite. Domingo do meio-dia às 18h.

Rua Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira. Rio de Janeiro (RJ)

Contatos: (21) 2502-0176 / bardafrente@bardafrente.com.br

Para saber mais: www.bardafrente.com.br

Bar do Momo

 Bar do Momo, Tijuca e Maracanã, Grande Tijuca

O boteco se destaca por sua cozinha criativa que foge do lugar comum quando o assunto é pé-sujo. Seus petiscos diferentes vêm conquistando clientes muito além da região. Entre os destaques estão o popular Bolinho de Arroz, as Almôndegas de Jiló e a coxinha de rabada.

A cerveja gelada e o clima descontraído convidam para uma estada esticada com amigos.

Endereço: Rua General Espírito Santo Cardoso 50 A – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de Segunda a Sábado das 12h30m às 22h. Domingo das 12h30m às 17h30m.
Contatos: (21) 2570-9389
Metrô mais perto: Estação Uruguai

Para saber mais:
instagram.com/bardomomooficial

Bar do Chico

Bar do Chico, Tijuca e Maracanã, Grande Tijuca

É conhecido na região da Rua Afonso Pena por sua cerveja Mofada. É tão gelada que cristais de gelo se formam em volta da garrafa. O boteco é comandado pelo simpático cearense Chico e oferta uma boa cozinha nordestina que tem como destaque a ótima carne de sol. Os preços são em conta.

Após uma reforma a casa tirou o pé da sujeira, perdeu um pouco o charme de boteco, mas nada que estrague o programa. Esqueça o restaurante anexo com cara de quilo ou o balcão que mais parece lanchonete.

O negócio é sentar junto às mesas dispostas na calçada, a céu aberto, tomar uma cerveja estupidamente gelada e curtir uma comida bem feita.

Endereço: Rua Afonso Pena, nº 128 – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 06h às 00h.
Contato: (21) 3872-7560

Bar da Gema

O Da Gema sempre consegue me surpreender com alguma releitura da gastronomia de botequim carioca. A decoração do local parece menos importante. É um lugar simples e direto: caia dentro do cardápio.

Há pedidas gloriosas como os pastéis de feijão e bolinhos de vagem, até as fantásticas e inventivas Polentinhas Fritas com Rabada. E isso tudo por um preço muito em conta. Um ótimo programa para quem gosta de botequins.

Rua Dona Zulmira, 134, Maracanã – Rio de Janeiro / RJ.
Horário: terça a sábdo das 17h às 23h. Domingo das 11h às 17h
Contato: (21) 3549-0857

Para saber mais:
instagram.com/bardagema

Bar Madrid

Bar Madrid, Tijuca e Maracanã, Grande Tijuca

O Bar Madrid vem ganhando fãs entre amantes de botequins cariocas por sua autenticidade e seu cardápio criativo. Todo dia tem um prato diferente, entre os clássicos da comida carioca, como rabada, arroz de polvo e língua de boi.

Para petiscar, opções como sanduíche de linguiça mineira ou sanduba de bife à milanesa, bolinhos e pastéis. Há, também, itens mais diferentes como a Porpeta Juan Carlos, Patatas Bravas e o Jiló Camarón de La Isla (R$ 7.50).

O bar fica numa ruela bastante calma do bairro, sendo agradável sentar por ali para tomar uma cerveja. Entrou para minha lista de ouro na cidade.

Funcionam de terça a domingo das 10h à 0h.

Endereço: Rua Almirante Gavião, 11, loja G – Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)

Contatos: (21) 2523 0085

Para saber mais:
instagram.com/barmadrid

Botto Bar

Grande Tijuca

Para um apaixonado por cervejas como eu, o local é um verdadeiro paraíso. O bar, que tem o mestre cervejeiro Leonardo Botto no comando, conta com 20 torneiras de chopp. Os rótulos em oferta variam, seja com artesanais brasileiras e estrangeiras, até marcas clássicas mundiais como HB e Guinness. Não bastassem os chopps, também tem um ambiente bacana, regado a rock and roll, e ainda conta com um cardápio de comes interessantes.

Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 205 – Praça da Bandeira. Rio de Janeiro / RJ.
Funciona de segunda a quinta das 17h as 0h. Sextas e sábados das 17h às 1h. Domingo das 15h às 22h.
Contatos: (21) 3496-7407

Para saber mais: 
instagram.com/bottobarrj

Restaurante Rampinha

Rampinha, Grande Tijuca

Quem olha o cardápio do Rampinha pode achar o valor das porções indicadas para duas pessoas alto, mas a dica é: o que é para um por ali, dá para dois e o que é para dois serve para matar a fome de três. Assim, os preços acabam compensando.

A comida portuguesa é bem feita e sem erros. Não saiam de lá sem provar os bolinhos de bacalhau de entrada: crocantes e sequinhos, estão entre os melhores da cidade.

Endereço: Avenida Praça da Bandeira, 201 – Praça da Bandeira. Rio de Janeiro (RJ)
Horário diariamente das 11h às 0h.
Contato: (21) 2273-7647

Restaurante Siri

Grande Tijuca

O clássico botequim da Zona Norte do Rio, inaugurado ainda nos anos 30 na Rua dos Artistas, conta com filiais por toda a cidade, mas a matriz é que é fundamental em minha opinião. É um dos poucos lugares que ainda preservam a chopeira original torneada em bronze da Brahma.

O nome não deixa mentir. A especialidade são os frutos do mar e, como não poderia deixar de ser, servem um admirável Pastel de Siri. Um dos melhores da cidade em minha opinião. Têm uma Anchova Frita gloriosa! Os pratos vêm bem servidos, com porções que dão para dividir tranquilamente e os preços ainda valem numa metrópole inflacionada.

Endereço: Rua dos Artistas, 2 – Vila Isabel. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de domingo à terça das 11h às 21h e de quarta à sábado das 11h às 23h.
Contatos: (21) 98787-1549
Metrô mais perto: Maracanã (Linha 02)

Para saber mais:
instagram.com/siritijuca

Café e Bar Varnhagen

Tijuca e Maracanã, Grande Tijuca

A casa é um exemplar bonito e bem preservado de boteco típico carioca e um clássico da Tijuca, muito disputado na hora do almoço.

O segredo do sucesso está na cozinha comandada pela simpática portuguesa Dona Maria Natalina, responsável pelo ótimo tempero dos pratos e quitutes e pela comida luso-carioca.

Somado a cerveja servida estupidamente gelada e o agradável clima de frente para a praça arborizada, tudo isto faz do Café e Bar Varnhagen uma grande pedida do bairro.  

Sugiro a rabada dos domingos, servida com agrião, feijão, batatas e farofa – deliciosa e muito em conta. Cada dia da semana há um prato típico diferente. Não deixe de provar os bolinhos de bacalhau como entrada.

Endereço: Praça Varnhagen, 14 A – Maracanã. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a domingo das 8h às 17h.
Contato: (21) 2254-3062

Enchendo Linguiça

A receita do sucesso deste bar é o misto de originalidade, boa e farta comida e serviço eficiente. Um dos carros chefes são os joelhos de porco assados num forno semelhante a esses de padaria e carinhosamente conhecidos como ‘vitrine de cachorro’. As peças saem com a pele crocante e ficam com a carne macia.

O papel principal, no entanto, fica por conta das linguiças. Afinal, mais do que um bar, trata-se de uma fábrica de embutidos.

Lá é possível apreciar sabores com a de cordeiro, pernil, calabresa e a Super Calabresa (uma versão mais picante da irmã). A cerveja de ampola sai sempre gelada e os preços não são de assustar.

Endereço: Av. Eng. Richard, 02 Loja A – Grajaú. Rio de Janeiro / RJ
Horário: Terça a quinta das 11h às 00h. Sexta a sábado das 11h às 01h.
Contato: (21) 2576-5727 / bar@enchendolinguica.com.br

Para saber mais:
instagram.com/enchendolinguica

Gato de Botas

Comandado pelo ex-cozinheiro e sócio do Bar do Costa, Seu Agostinho levou seu conhecimento para este pequeno boteco também na Rua Torres Homem, que abriu com os filhos.

O balcão exibe uma dezena de acepipes, entre fígado de frango, carne seca, mariscos, moelas, tender, pernil, barriga de porco, torresmo e por aí vai.

Preços em conta, cerveja gelada e muita comida interessante definem este botequim, que para mim está na lista dos melhores da região da Zona Norte.

Endereço: Rua Torres Homem, 118, loja C – Vila Isabel. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a sábado das 17h às 23h. Domingo e segunda das 17h à 23h.
Contatos: (21) 98128-8252

Para saber mais:
instagram.com/bargatodebotas

Mercearia Meisim

Com tradição em São Paulo a mercearia asiática conta com uma filial carioca na Tijuca, bem em frente ao Sesc – na Rua Barão de Mesquita. A loja comercializa diversos tipos de produtos alimentícios oriundos principalmente da China e Japão, além de mercadorias nacionais.

De congelados, passando por biscoitos, enlatados e legumes e cogumelos frescos. Uma boa pedida para quem procura por iguarias e temperos asiáticos. 

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 456 – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a domingo das 9h às 18h.
Contatos: (21) 2238-6768 / (21)3238-5898 (WhatsApp)

Para saber mais:
instagram.com/meisimoficialrj

Salete

Salete, Tijuca e Maracanã, Grande Tijuca

O bar, fundado em 1957 por galegos, é famoso principalmente por suas empadas, considerada uma das melhores da cidade. A casa, no entanto, vai além: tem um chopede respeito e muito bem tirado e pratos como risoto de camarão e o Filé a Salete (com batatas prussianas, presunto e palmito).

O Salete funciona num antigo sobrado e preserva a típica arquitetura de botequim carioca. É um belíssimo exemplar que pelo ambiente, por si só, já vale uma visita. Também é um importante representante da cozinha galego-carioca.

Endereço: Rua Afonso Pena, 189 – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a domingo das 10h às 22h.
Contato: (21) 2264-5163 / (21) 2214-0408

Para saber mais:
instagram.com/restaurantesalete

Wursteria Cozinha Urbana

Tijuca e Maracanã, Grande Tijuca

A casa alemã, de clima moderninho e pegada jovem, é um destino interessante na Tijuca para quem é louco por embutidos.

A Wursteria serve ótimas opções de salsichas e linguiças artesanais que podem vir em sanduíches ou pratos, ao gosto de cada um. Uma boa pedida também para quem curte cervejas, principalmente as alemãs.

Endereço: Rua Uruguai, 397, loja b – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de domingo a quinta das 12h as 23h e de quarta a sábado das 12h às 24h.
Contatos: (21) 98805-0827
Melhor parada: estação Uruguai do Metrô (Linha 1)

Para saber mais:
instagram.com/wursteria

Gostou das dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.