LIRA BAR E EMPÓRIO ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. O TEXTO FOI MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA
O Lira Bar e Empório tem um espírito de empório de bairro, em que as pessoas se conhecem e se encontram. Passa por ali, toma uma cerveja, bate um papo e belisca alguma coisa. Pode até carregar um salame, um queijo ou cerveja debaixo dos braços para casa. Um pouco como o Empório Sagarana, na Vila Romana.
O bar é da Lira. Da galera gente boa que comanda o negócio, mas também dos clientes que se sentem em casa, muito a vontade. O pessoal nos recebe com extrema simpatia e logo puxa assunto e conversa conosco como amigos de uma mesma comunidade.
Clientes tomam cerveja e conversam na parte externa do bar
Tábua de queijos artesanais paulistas
Isso é algo bastante valioso numa cidade como São Paulo, onde muitos estabelecimentos consideram que para ser profissional o atendimento tem de ser gentil, mas impessoal. Não é por aí. Construir uma relação pessoal entre cliente e a equipe do bar é sadio e torna a nossa estada mais prazerosa.
Minha ideia era fazer uma visita rápida ao local numa tarde de sábado, inclusive já tinha almoçado então. Achei o ambiente tão simpático que fui ficando, tomando uma cerveja e outra, batendo papo.
Produtos artesanais brasileiros
Acabei pedindo uma ótima tábua de queijos paulistas (com queijos Castanho, Simental, Bandeirante e Tropeiro da Fazenda Santa Luzia), que fez as vezes de um lanche da tarde e, depois, tomei a boa cachaça envelhecida do Engenho São Luiz, de Lençóis Paulista, para fazer a digestão.
Entrada do Lira Bar e Empório, na Rua Marquês de Itu
Boa a versão envelhecida da cachaça Engenho São Luiz
O foco do empório são justamente produtos artesanais brasileiros entre cervejas, queijos, embutidos e pães. São cerca de 100 rótulos de cervejas artesanais e 25 tipos de frios e queijos. Contam igualmente com 4 torneiras de chopes sazonais.
Servem sanduíches e torradas (tipo tostas espanholas) e algumas combinações de tábuas de queijos e embutidos (os clientes podem também montar a seu gosto.
O pequeno espaço interno do bar com mesas coletivas
A pequena sala interna e colorida é coberta de um lado por uma grande estante lotada de rótulos de cerveja e de outro por duas mesas coletivas e cadeiras de praia. As cadeiras até então ficavam do lado de fora, na calçada, mas devido a reclamação de vizinhos, o bar teve de recolher.
O espaço em frente é uma extensão natural do bar e mesmo após a retirada das cadeiras ainda é o ponto onde o povo gosta de parar para tomar uma cerveja – agora em pé, em uns poucos bancos altos ainda disponíveis ou mesmo sentado no degrau da calçada.
Dentro ou fora, é um programa muito legal para os cervejeiros e amantes de queijos e embutidos, indo sozinho ou com um grupo de amigos.
Vale para quem:
- Curte cervejas artesanais brasileiras
- Gosta de queijos artesanais nacionais
- Curte embutidos
- Está só ou com um grupo de amigos
- Busca um lugar descontraído para beliscar e tomar cerveja
Lira Bar e Empório
Endereço: Rua Marquês de Itu, 1039 – Santa Cecília. São Paulo (SP)
Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória
Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?