Lira Bar e Empório produtos artesanais brasileiros

Lira Bar, Higienópolis

LIRA BAR E EMPÓRIO ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. O TEXTO FOI MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA

O Lira Bar e Empório tem um espírito de empório de bairro, em que as pessoas se conhecem e se encontram. Passa por ali, toma uma cerveja, bate um papo e belisca alguma coisa. Pode até carregar um salame, um queijo ou cerveja debaixo dos braços para casa. Um pouco como o Empório Sagarana, na Vila Romana.

O bar é da Lira. Da galera gente boa que comanda o negócio, mas também dos clientes que se sentem em casa, muito a vontade. O pessoal nos recebe com extrema simpatia e logo puxa assunto e conversa conosco como amigos de uma mesma comunidade.

Lira Bar, cervejas artesanaisClientes tomam cerveja e conversam na parte externa do bar
Lira Bar, queijos artesanais paulistasTábua de queijos artesanais paulistas

Isso é algo bastante valioso numa cidade como São Paulo, onde muitos estabelecimentos consideram que para ser profissional o atendimento tem de ser gentil, mas impessoal. Não é por aí. Construir uma relação pessoal entre cliente e a equipe do bar é sadio e torna a nossa estada mais prazerosa.

Minha ideia era fazer uma visita rápida ao local numa tarde de sábado, inclusive já tinha almoçado então. Achei o ambiente tão simpático que fui ficando, tomando uma cerveja e outra, batendo papo.

Produtos artesanais brasileiros

Acabei pedindo uma ótima tábua de queijos paulistas (com queijos Castanho, Simental, Bandeirante e Tropeiro da Fazenda Santa Luzia), que fez as vezes de um lanche da tarde e, depois, tomei a boa cachaça envelhecida do Engenho São Luiz, de Lençóis Paulista para fazer a digestão.

Lira Bar, HigienopolisEntrada do Lira Bar e Empório, na Rua Marquês de Itu
Lira Bar, cachaca Engenho Sao LuizBoa a versão envelhecida da cachaça Engenho São Luiz

O foco do empório são justamente produtos artesanais brasileiros entre cervejas, queijos, embutidos e pães. São cerca de 100 rótulos de cervejas artesanais e 25 tipos de frios e queijos. Contam igualmente com 4 torneiras de chopes sazonais.

Servem sanduíches e torradas (tipo tostas espanholas) e algumas combinações de tábuas de queijos e embutidos (os clientes podem também montar a seu gosto.

Lira Bar, Higienopolis 2
O pequeno espaço interno do bar com mesas coletivas

A pequena sala interna e colorida é coberta de um lado por uma grande estante lotada de rótulos de cerveja e de outro por duas mesas coletivas e cadeiras de praia. As cadeiras até então ficavam do lado de fora, na calçada, mas devido a reclamação de vizinhos, o bar teve de recolher.

O espaço em frente é uma extensão natural do bar e mesmo após a retirada das cadeiras ainda é o ponto onde o povo gosta de parar para tomar uma cerveja – agora em pé, em uns poucos bancos altos ainda disponíveis ou mesmo sentado no degrau da calçada.

Dentro ou fora, é um programa muito legal para os cervejeiros e amantes de queijos e embutidos, indo sozinho ou com um grupo de amigos.

Vale para quem:
  • Curte cervejas artesanais brasileiras
  • Gosta de queijos artesanais nacionais
  • Curte embutidos
  • Está só ou com um grupo de amigos
  • Busca um lugar descontraído para beliscar e tomar cerveja

Lira Bar e Empório

Endereço: Rua Marquês de Itu, 1039 – Santa Cecília. São Paulo (SP)

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.