Os Gyros da Taverna Grega

taverna grega, restaurante
Os Gyros no restaurante grego do Jardim Paulistano

A TAVERNA GREGA ESTÁ FECHADA PERMANENTEMENTE

Despojado e informal, a Taverna Grega serve um misto de comida grega, culinária árabe e cozinha mediterrânea de rua num ambiente estilo boteco/restaurante/fast-food. Um local que atende tanto a quem tem pressa, como para quem quer esticar conversa bebendo uma cerveja gelada. Em ambos os casos, sem prejudicar muitos os bolsos.

Apesar da simplicidade, o ambiente é agradável e alegre, com atendimento muito simpático e sem formalidades excessivas. Os garçons por vezes até se atrapalham, mas logo riem, ficam amigos dos clientes e puxam conversa.

taverna-grega
Ambiente simples, mas agradável e com atendimento muito simpático

Os destaques do cardápio são o Mussaka (que não cheguei a provar) e os Gyros – popular churrasco grego, com carnes (frango e bovina) assadas no forno vertical típico. Mas há uma variedade de pedidas, que incluem também kafta, salada grega entre outros. Fui informado que já no início de 2017 irão variar mais o menu, incluindo também pratos de peixes e frutos do mar.

Fui com meu filho e minha esposa num dia de semana, final do ano em Sampa, quando tudo está meio vazio. Assim, não encontramos dificuldade em arrumar uma mesa no salão de poucos clientes. É uma imagem bem diferente dos dias comuns – principalmente nos finais de semana – quando a Taverna lota.

taverna-grega-salada-grega
A enorme Salada Grega servida como opção de entrada

A sua popularidade, sem dúvida nenhuma, é fruto do conjunto: comida honesta + preços muito em conta + porções generosas. É um lugar para quem gosta de comer muito e gastar pouco. Eu e minha esposa não demos conta do recado. A enorme Salada Grega que pedimos de entrada já quase nos satisfez. Mas não saímos lá sem provar os Gyros.

Uma boa opção para grupos de 3 a 4 pessoas é a Porção Mista de Carnes que por 40 pratas faz um apanhado geral dos petiscos incluindo: Gyros de frango e Gyros de carne bovina, kafta de cordeiro, frango enrolado no bacon, coalhada, salada, batatas fritas e pão pita feito no local. É um prato realmente generoso, o qual nem com muito esforço conseguimos terminar.

taverna-grega-churrasco-grego
A Porção Mista de Carnes faz um apanhado geral dos petiscos

Gostei dos Gyros, da katfa, das fritas (sequinhas) e do pão pita artesanal. Para quem curte este estilo de street food vai sair de lá feliz, como nós saímos. Uma boa dica é ir nos finais de semana, quando servem o Gyros de cordeiro. Mas preparem-se para o grande movimento.

RESTAURANTE FECHADO PERMANENTEMENTE

Taverna Grega

Endereço: Alameda Min. Rocha Azevedo, 1057 – Jardim Paulista. São Paulo (SP).

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Os Gyros da Taverna Grega”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.