O Bar Brasil resiste numa Lapa que não para de mudar

Um tom melancólico envolveu a conversa do grupo reunido junto à pequena mesa encostada na parede. Quanto tempo mais resistirá o Bar Brasil?

O estranho salão em L, com saída para a Rua Mem de Sá e Lavradio, não estava cheio. Há tempos é fácil encontrar uma mesa vaga no Bar Brasil. Ao contrário de todos os outros bares a sua volta. Alguns turistas entravam olhando com curiosidade o ambiente. A velha geladeira de madeira, o balcão de metal marcado pelo tempo, os quadros empoeirados e o teto conservando teias de aranha.

De novo mesmo só a televisão de LCD, enorme e agressiva no alto de um dos cantos da parede. Lá onde o L faz a curva. Um sinal de que o estabelecimento tem de se adaptar como pode aos novos tempos. Quanto tempo mais resistirá aquele centenário bar?

Romildo Guerrante, jornalista da velha guarda boemia da Lapa, vê como um passo significativo na preservação o fato de uma nova geração estar ali realizando um documentário audiovisual.

Bar Brasil
Falar do Bar Brasil é sempre uma honra

Se por um lado não é comum ver jovens papeando nas mesas de pano branco do Bar Brasil, por outro o interesse de um grupo de estudantes de cinema em fazer um documentário sobre o velho restaurante demonstra que alguma coisa o lugar desperta. Que outra maneira melhor de chamar a atenção da nova geração do que um filme feito pela própria juventude…

Quando o Romildo me mandou um correio (como ele sempre se refere a email) convidando-me para participar de um documentário sobre o Bar Brasil, me senti honrado. Fiquei surpreso quando descobri que eram jovens estudantes os interessados em realizar a tarefa. Romildo , que conheceu a velha Lapa e sabe muito sobre a história da região (ele morador de Santa Teresa), encheu a garotada de preciosas informações.

Eu represento uma nova geração de boêmios. A minha impressão, no entanto, é de fazer parte de uma nova, mais não tão nova geração. Como se o último elo com uma Lapa antiga, anterior a retomada no início dos anos 90 já não existe mais.

Presunto Cru e Kassler Aperitivo

Guguta, amigo também presente a mesa, já não acha o chope de lá essas coisas todas. Eu acho que o chope lá está em uma ótima média. Pedi uma porção de presunto cru, acompanhada de pão alemão e assim a conversa continuou regada a chope caldereta. O delicioso petisco não resistiu muito tempo sobre a mesa, tendo acabado com a uma última e calma garfada de Vinicius. A fome não cessou e um segundo belisco foi pedido, Kassler Aperitivo.

As costeletas de porco defumadas são uma das atrações do Bar Brasil. A versão petisco é servida em cubinhos. Imponentes, cortadas em grandes fatias e feitas na chapa para vir acompanhadas de salada de batata ou arroz de lentilha.

Devorado o segundo petisco, o assunto Bar Brasil já havia se dissipado, o pessoal do documentário captou tudo o que precisavam e assim estávamos liberados para uma saideira. Deixamos o Bar Brasil caminhando pela Rua Mem de Sá, a observar os bares lotados, um mundo de gente de todo tipo e de todo ritmo.

Nosso grupo, no entanto, estava mais para um sossego e assim decidimos subir a serra de Santa Teresa para mais uma rodada no Bar do Gomes, ou Armazém São Thiago.

Endereço: Av. Mem de Sá, 90 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à sábado das 11h às 00h. Domingo das 11h às 17h.
Contatos: (21) 2509-5943

Para saber mais:
instagram.com/bar.brasil

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.