Adega Portugália, comida luso-carioca no Largo do Machado

A Adega Portugália é tem decoração típica de adega portuguesa carioca. Apesar do aspecto meio largado que dá um ar de decadência, sua área interna é confortável.

O Largo do Machado é o ponto zero da Zona Sul do Rio de Janeiro. Aquela praça esquecida outrora foi a sede da Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico. Dali saiam as linhas de bonde em direção a Botafogo e Jardim Botânico e posteriormente Copacabana. É triste que permaneça como uma paisagem quase invisível na mente de muitos cariocas.

Divagações de um caminhar pelas escuras voltas daquele lugar que não é lugar, um buraco para outra dimensão. Espremido entre Flamengo, Laranjeiras e Catete, o Largo do Machado tem seu próprio povo, sua gente e cultura peculiar. Assim é essa grande cidade que parece abarcar diversas pequenas cidadelas dentro de si.

Pastéis de camarão e Underberg

De certo tinha os pastéis de camarão, mais uma vez elogiados pelo recheio generoso e bem temperado. Apesar da massa não ser lá essas coisas. Barnabé pediu uma Underberg, um santo remédio para dias em que não estamos tão dispostos a boemia.

Adega Portugália
Chope escuro da Adega Portugália

Com Underberg não tem muita conversa, ou se gosta muito, ou se odeia. É quase uma tradição de minha amizade com o Barnabé dividir uma tacinha da amarga bebida com uma pedra de gelo.

Turbinado de aguardente eu engatei na conversa enquanto lá fora uma chuva torrencial em minutos transformou o do Machado num largo rio. Seria o Rio Carioca cobrando o seu caminho original?

Sempre foi assim no Flamengo e Catete, com as chuvas as águas descem pelas encostas dos morros em direção a Baía, formando verdadeiras correntezas no meio das ruas. Mas que beleza, estávamos presos dentro do restaurante!

Não poderia haver desculpa mais oportuna para pedir outra rodada de chope. E mais uma vez Barnabé, em noite de grande inspiração, veio com outro inusitado pedido, um caldo de carne. Mas que surpresa boa! O caldo, feito a base de carne assada, é uma delícia e muito revigorante e refrescante.

Antes do caldo, provamos a porção de picanha de carne de sol acebolada com farofa. Eu achei bem razoável, mas o grupo aprovou.

Logo que a água passou para desaguar na Praia do Flamengo abriu caminho para nossa saideira. Assim nós satisfeitos fechamos a conta com uma rodada de chope a mais.

Endereço: Largo do Machado, 30 – Catete. Rio de Janeiro / RJ
Horário: segunda a sábado das 8h às 01h da manhã. Domingo das 8h às 23h.
Contatos: (21) 2558-2821

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.