Sopão na AESCRJ e um chope na Adega Portugália

Uma bem-vinda parada para um chope na Adega Portugália, no Largo do Machado, após um encontro na Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ).

Escolas de Samba e blocos de enredo

A AESCRJ reúne as 41 escolas dos grupos C / D e E. Elas desfilam no carnaval na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte da cidade. As escolas do grupo Especial e as do grupo A e B desfilam no conhecido Sambódromo, no Catumbi.

O trabalho final da Pós-graduação que começo agora a realizar (junto com duas colegas de curso), não trata especificamente das Escolas de Samba, mas foca, sim, os Blocos de Enredo, que também saem em Madureira. Para tornar-se uma escola de samba, e entrar para o grupo E, a agremiação tem de surgir a partir desses blocos de enredo.

Para mim é um mundo totalmente novo que se abre. Meu conhecimento sobre carnaval era limitado aos blocos do Centro e da Zona Sul, além da Sapucaí. É isso aí. Inclusive a ideia inicial do trabalho era justamente focar na explosão dos blocos do Centro e os desafios que se apresentam para o futuro.

“Mas porque vocês não fazem um trabalho sobre os blocos de enredo de Madureira? Os blocos do Centro e Zona Sul já têm bastante atenção.” Disse-nos nosso orientador. Achamos interessante e topamos o desafio. Que bom, pois o pouco que já explorei desse mundo carnavalesco já muito me fascinou.

Sopão na AESCRJ e um chope na Adega Portugália
O caldo de cozido, o Sopão – incluiu paio, músculo, aipim e couve
Sopão na AESCRJ e um chope na Adega Portugália
São Jorge dá a proteção na entrada da Associação
Seu Anatório, uma lenda do carnaval do Rio

Assim estava eu numa plenária, por convite de meu orientador, na sede da Associação das Escolas de Samba no bairro do Méier. Como é tradição nos dias de reunião entre a diretoria e os presidentes das escolas, é oferecido um sopão gratuito para todos.

A comilança é organizada por uma figura bastante especial, Seu Anatório. Eu tive a oportunidade de conversar um pouco com ele aquele dia. Naná é considerado uma lenda viva do carnaval, ali dentro da Associação. Dizem que têm uns 80 anos, eu não sei dizer. Está bem inteiro e tem uma disposição danada.

Sua paixão pelo carnaval começou desde criança, quando costumava escapar de casa durante os dias de festa. Conheceu personagens lendários em seus anos na boemia da Lapa, como a Madame Satã, e participou de diversos carnavais. Tem muita história para contar!

Foi um prazer ficar ouvido Seu Anatório falar, enquanto ele mexia seu grande conjunto de anéis de prata e repetia constantemente: “Cê Tá me entendendo.”. Quero poder entender muito mais e por isso mesmo que eu estava ali. Ao bate-papo seguiu-se à hora da janta.

Sopão da Associação

Foi-me oferecida uma primeira tigela de uma sopa bastante nutritiva. Uma espécie de caldo de cozido com músculo bovino, paio, couve, cenoura, batatas, aipim, massa, entre outras coisas. Estava muito bem temperado. Realmente gostoso.

Junto com o prato, para acompanhar, pedaços de pão francês. Uma tigela já era suficiente para a minha alimentação. Mas assim que acabei a refeição, Dona Irene, que ajuda o Naná na feitura da comida, trouxe um refil. É claro que eu não recusei a tarefa de esvaziar a nova cumbuca plástica. No entanto, confesso que foi um exagero, um delicioso exagero.

Após o farto sopão, a plenária reuniu-se para discutir as mais diversas questões relacionadas à administração dos espaços e quadras das escolas, a realização de eventos e as regras dos desfiles. Foi muito interessante escutar aquele debate.

Adega Portugália

Ao fim da sessão, me despedi de todos, peguei uma carona num taxi até a Estação São Cristóvão e de lá tomei o metrô em direção ao Largo do Machado, para encontrar a Silvia e o Guguta na Adega Portugália.

A tradicional casa portuguesa da praça tem os seus altos e baixos, mas com o tempo de frequência é possível aprender o que vale a pena por lá. Há ótimas opções como os pastéis, o cozido de domingo e os caldos (estes últimos estão fora do cardápio).

Sopão na AESCRJ e um chope na Adega Portugália
Chopp escuro e carne seca na Adega Portugália

Para mim, que estava cheio de tanto sopão, não havia a menor possibilidade de comer. Quer dizer, com uma carne seca pedida pelo Guguta sobre a mesa, acabei não resistindo e provei um pouquinho, mas só um pouquinho (estava boa).

Fiquei apenas a beber uns chopes e a papear enquanto lia algumas opções do menu. O chope da Brahma claro e o escuro melhoraram e hoje os considero bons. . O que me chamou a atenção foram os pratos executivos a R$ 14,90. Principalmente o Frango com Quiabo e a Língua ao Molho Madeira acompanhada de Purê. Provarei.

Nossa estada por ali não durou muito. Foi um dia bastante cheio e eu estava acabado.

Adega Portugália

Endereço: Largo do Machado, 30 – Catete. Rio de Janeiro / RJ
Horário: segunda a sábado das 8h às 01h da manhã. Domingo das 8h às 23h.
Contatos: (21) 2558-2821

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.