Bar Brasil, bolo de carne delicioso na Lapa

Cheguei ao Bar Brasil e antes mesmo de sentar, já apontei para meu amigo, o garçom Ésio, solicitando dois chopes, uma água com gás Prata em garrafa de vidro e um bolinho de carne. Recebemos um chamado de nosso grande amigo André. Meu xará está a algum tempo morando fora do país. Sua rápida passagem pelas terras cariocas foi uma boa oportunidade para um bate papo e uns chopes. Lá fui eu e meu irmão até a Lapa.

Falta investimento no bairro da Lapa

Falta da Prefeitura um grande investimento nos corredores que dão acesso ao famoso bairro boêmio. Tanto para quem vem da Glória, como da Cinelândia. A Lapa fica muito perto do Centro, mas há um pequeno trecho, no Passeio Público, ou através da Rua Evaristo da Veiga, de aspecto decadente e mal iluminado.

Bar Brasil Lapa Rio de Janeiro
O bolo de carne com um molho bom de comer com pão

Absurdo maior é a Praça Cardeal Câmara, defronte aos Arcos, estar completamente às escuras, propiciando o ambiente ideal para tudo que é tipo de crime. Com passos rápidos e olhos atentos, cruzamos o monumento colonial. Ele foi construído para propiciar uma das primeiras fontes de água para a velha cidade do Rio. Já o Bar Brasil foi construído para propiciar uma das primeiras fontes, só que de chope, da cidade.

Bolo de carne e bife à milanesa

Que bolinho ligeiro! Mal deu tempo de eu fazer meu xixi da chegada e ele já estava fumegando sobre a mesa. Eis um dos grandes pedidos do Bar Brasil. Não tem erro. Preço justo e acessível (R$ 14,00) para um petisco bem gostoso. Para uma pessoa é praticamente uma refeição.

O bolo de carne é macio, molhadinho, e tem um molho saboroso que é ótimo para mergulhar numas fatias de pão. O chope tem espuma cremosa e é impecável, uma obra de arte. Ainda mais considerando que ele é tirado em uma só torneira, a mesma torneira de quando a casa abriu, há mais de cem anos.

Bar Brasil Lapa Rio de Janeiro
O Filé a Milanesa aperitivo – uma porção considerável

Só o bolinho dividido com o meu irmão não deu conta de nossa fome. Para fechar o jantar, solicitamos a boa porção de Bife à Milanesa Aperitivo (R$ 25,00). A quantidade é grande e foi até, posso dizer, exagerada. Sofremos um pouco depois com o excesso.

Talvez fosse melhor ter pedido algo mais leve para complementar a primeira opção, como um salsichão. É claro que só constatamos o exagero após termos raspado a bandeja de filé. Mais alguns chopes e partimos. Como sempre satisfeitos com nossa passagem pelo tradicional botequim.

Bar Brasil

Endereço: Av. Mem de Sá, 90 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à sábado das 11h às 00h. Domingo das 11h às 17h.
Contatos: (21) 2509-5943

Para saber mais:
instagram.com/bar.brasil

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.