O menu bíblia do Café Lamas

A época de frequentador assíduo do Café Lamas passou, mas minha boa impressão do lugar continua intacta. O Lamas é o tipo do restaurante que vai melhorando a partir de o quanto nós o frequentamos e o conhecemos.

Aquela grande caverna da Rua Marquês de Abrantes guarda segredos que só mesmo os pós-graduados podem revelar. Está tudo lá, na bíblia, no enorme cardápio que contêm uma espécie de base essencial da culinária tradicional carioca.

Os Filés, tanto para os novatos quanto para os veteranos (à Francesa, Oswaldo Aranha, etc.) sempre são uma ótima pedida. No entanto, o cardápio do velho restaurante reserva belos pedidos para quem deseja escapar dos preços salgados (fruto da fama e só – sem desmerecer a qualidade).

Café Lamas
Cardápio do Café Lamas, no Flamengo
Cardápio para ir descobrindo

Posso dizer que eu já provei quase tudo lá no Café Lamas, mas eu sempre busco catar algo novo. Tudo vem com aqueles acompanhamentos básicos, deliciosos e engordativos com cara de avô, (batatas, arroz de todo tipo, etc.).

Como no tempo de nossos avôs ninguém parecia pensar muito em dietas, os legumes se resumem basicamente aos clássicos no vapor (chuchu, cenoura, brócolis, couve flor e cebola) e refogado numa variação com tomates, brócolis, etc. Passada na chapa com azeite ou manteiga).

Eu confesso que durante a semana eu tento evitar carboidratos em excesso. Deste modo sempre acabo pedindo os tais legumes da vovó quando almoço no Lamas (brócolis é sempre bom, mas merece também outros tipos de preparo). Para o almoço eu fiquei no peixe, mas especificamente linguado grelhado.

Não recomendo propriamente o prato de linguado do Lamas. A não ser que você, como eu, já tenha experimentado quase tudo por lá. Permaneça sempre nos bons cortes de boi e nos frangos. Deixo uma sugestão impecável: as opções que levam fígado (Com Elas e à Lisboeta), mas legal mesmo é ir descobrindo sozinho.

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de domingo à quinta das 10h às 02h.
Contato: (21) 2556-0799

Para saber mais:
instagram.com/cafelamas
cafelamas.com.b
r

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.