Mais para Bar do Gomes do que para Armazém São Thiago

O Armazém São Thiago, com seus 91 anos de história, já me serviu de inspiração para algumas crônicas. O local é conhecido carinhosamente por Bar do Gomes (ou Gomez), por causa do nome de um dos sócios, Seu Gomez. Uma figura histórica e muito querida no bairro de Santa Teresa.

O típico e caótico armazém de bairro, após sofrer uma profunda reforma há alguns anos, foi deixando os produtos básicos de lado e aos poucos assumiu a identidade de bar, um fantástico bar. Foi lá que parei com amigos para uma saideira na noite de terça-feira, vindo do Bar Brasil.

Não é difícil achar uma mesa vazia. Isso porque parece uma tradição dos frequentadores aglomerar-se na porta do estabelecimento para bebericar em pé, ali mesmo na rua. Depois do cerco aos fumantes o número de pessoas na porta do bar aumentou consideravelmente. Enquanto no bonito salão interno alguns poucos grupos ficam a papear.

Reforma que preservou sua história

A reforma do Armazém São Thiago foi muito bem realizada. Ela preservou a mobília original, bem como aproveitou algumas peças históricas para criar uma espécie de pequeno museu dos armazéns cariocas. Além da mobília, o bar também conserva um impressionante balcão de madeira com tampa de mármore. Ele se estende por todo o comprido salão.

Armazém São Thiago
Chope e novos petiscos

Assumido o papel mais de Bar do Gomes do que Armazém São Thiago, uma máquina de chope foi introduzida e um cardápio de petiscos desenvolvido. Nele se destacam os queijos e frios cortados em fatias extremamente finas. Outra iguaria clássica de lá é a porpeta, gostosa receita italiana de bolinho de carne.

O bar conta com uma variedade considerável de bebidas, cachaças de diversas marcas, uísques e outros destilados. Além das boas opções de cerveja como as uruguaias Patrícia e Norteña, a argentina Quilmes, algumas marcas belgas e a brasileira que vale um destaque, a Serra Malte.

Beliscamos uma porção de presunto cru espanhol e queijo itálico – sempre bem cortados. Algumas porpetas também foram solicitadas.

É sempre bom prestar atenção no movimento dos garçons por volta da meia noite, pois quando eles resolvem fechar, não tem conversa, não tem mais uma, é rua. Por isso peça sempre a última antes mesmo de pedir a última.

Endereço: Rua Áurea, 26 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 21h.
Contatos: (21) 2232-0822

Para saber mais:
instagram.com/armazemsaothiago

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.