7 armazéns imperdíveis do Rio

Uma seleção de 7 armazéns imperdíveis do Rio, de Laranjeiras até a Saúde, passando pelo Catete, Lapa e Santa Teresa. São lugares que mesmo tendo sofrido intervenções ao longo dos anos, ainda mantém a áurea de um tempo ido, um charme que nos conquista na primeira visita.

Outrora comuns, as mercearias e armazéns foram desaparecendo das esquinas do Rio de Janeiro por conta da concorrência com os supermercados. Nos dias atuais poucos exemplares deste estilo de comércio ainda resistem.

Mas é possível encontrá-los na região central, na Zona Norte e no subúrbio carioca – muitos em locais onde ainda se prestam ao importante papel de venda avançada aos moradores ao redor.

Os que ainda sobrevivem carregam quase todos em comum uma característica: a de terem sido adaptados, migrando da função de apenas secos e molhados para a de botequim – em maior ou menor grau.

Britan Bar (Bar do Zé)
7 armazéns imperdíveis do Rio

Este pequeno e aconchegante armazém sobrevive quase incólume numa ladeira escondida em um morro do Catete. É um exemplo de armazém que virou botequim, apesar de que ainda é possível encontrar produtos de primeira necessidade por ali – que atendem justamente aos moradores locais.

O Britan Bar oferta uma boa trilha sonora, entre sambas e estilos diversos. As cervejas, de garrafa, sempre saem geladas. Para comer a casa oferta petiscos singelos, como porções de queijo prato e salame. Há também sanduíches e porções de linguiça calabresa e o bolinho de bacalhau.

Com poucas mesas em seu pequeno espaço, os frequentadores acabam preferindo bebericar em pé na calçada ou na rua de paralelepípedos. É um bom lugar para começar uma noite e ir após o trabalho com os amigos.

Endereço: Rua Barão de Guaratiba 49.
Horário de segunda a sábado a partir das 18h.
Contatos: (21) 2558-6583.

Armazém Cardosão
7 armazéns imperdíveis do Rio

Muito conhecido pelos moradores de Laranjeiras, este armazém, como outros nesta seleção, foi salvo do progresso por ficar escondido, em uma rua calma, numa esquina do Mundo Novo, atendendo até hoje clientes da área como um misto de secos e molhados – ou mercadinho avançado – e botequim. É o mais musical da lista, com programação de música brasileira e jazz.

O local tornou-se um ponto de encontro de célebres rodas de samba e é bastante disputado nas feijoadas de sábado – um programa super bacana após uma visita a feira popular da Rua General Glicério. Além da feijoada, o armazém é conhecido por pratos como bobó de camarão e os petiscos como pastéis, croquete de rabada e bolinhos.

A cerveja é servida estupidamente gelada e também há boas caipirinhas. Programa para uma tarde esticada ou início de noite de papo nas mesinhas colocadas na rua, com clima bucólico super e agradável.

Endereço: Rua Cardoso Júnior, 312 – Laranjeiras. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: Terça a sexta a partir das às 17h. Sábados e domingos a partir das 12h
Contatos: (21) 2225-3493

Saiba mais: instagram.com/armazemcardosao

Armazém São Thiago (Bar do Gomes)
7 armazéns imperdíveis do Rio

Clássico destino de Santa Teresa, sofreu uma profunda reforma em meados dos anos 2000 tendo sido transformado numa espécie de bar-museu em homenagem a categoria, incluindo o resgate do belíssimo chão de azulejos hidráulicos.

O Armazém São Thiago – um exemplar perfeito da influência galega no Rio – abandonou completamente sua função de secos e molhados para se tornar um botequim.

Sua área interna foi tomada de mesinhas e hoje os produtos básicos deram lugar a um cardápio interessante de petiscos, com destaque para a polpeta (bolo de carne) e os frios e queijos cortados finamente. As opções de bebidas são muitas também, com uma seleção ótima de rótulos de cervejas, além das cachaças.

Endereço: Rua Áurea, 26 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: terça a sexta das 16h às 23h. Sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 21h.
Contatos: (21) 2232-0822

Saiba mais em: www.armazemsaothiago.com.br

Armazém da Rua do Jogo da Bola (Bar do Sérgio)
7 armazéns imperdíveis do Rio

As obras do Porto Maravilha e a revalorização da área portuária do Rio forçaram a descoberta deste belo e simples exemplar de armazém, até então escondido no histórico Morro da Conceição. Os moradores da área chamam a casa de Bar do Sérgio e ainda utilizam o estabelecimento como comércio de produtos básicos.

As poucas mesas, o silêncio, o clima de interior, transformam este programa num túnel do tempo. O armazém trabalha com algumas marcas de cerveja, servidas muito geladas, e opções muito simples de petiscos como frios e queijos.

Endereço: Rua do Jogo da Bola, 44, esquina com a Rua Mato Grosso (Morro da Conceição) – Saúde. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: melhor ligar para confirmar
Contato: (21) 2253-2643

Armazém Senado
7 armazéns imperdíveis do Rio

Um belíssimo armazém centenário que resiste na esquina da Rua Gomes Freire com Rua do Senado, em plena Lapa e conhecido pelas rodas de samba.

Por ali os produtos básicos ainda são mantidos na estante, mas aos poucos a função de botequim vai ocupando mais e mais o espaço do estabelecimento. Cervejas geladas e petiscos básicos como frios alimentam este interessante programa para uma tarde ou início de noite.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 256. Lapa. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda a sexta das 8h às 20h e sábado das 8h às 16h.
Contato: (21) 2509-7201

Casa Paladino
7 armazéns imperdíveis do Rio

O clássico estabelecimento, que já passou dos cem anos, talvez escape um pouco do tema aqui proposto, mas seria uma temeridade não lhe fazer referência. A Casa Paladino já nasceu como um bar-armazém de produtos finos  e até hoje se mantém firme na esquina da Rua Marechal Floriano com Rua Uruguaiana, no Centro do Rio.

Suas estantes de madeira reúnem de vinhos a conservas especiais importadas. É um local conhecido pelos trabalhadores da área, que buscam uma das muitas opções de omelete na hora do almoço, ou as porções de frios e queijos após o serviço. Com um chope digno e um clima alto-astral, em meio à mobília antiga, o Paladino é um grande programa.

Endereço: Rua Uruguaiana, 224/226 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 7h as 20h30m.
Contato: (21) 2263-2094

Mercearia do Serginho (Bar do Serginho)
7 armazéns imperdíveis do Rio

Exemplar muito interessante de mercearia típica carioca, o simpático Bar do Serginho (ou mercearia) é o caçula da lista e resiste no charmoso bairro de Santa Teresa. Por ali, os produtos básicos da estante ainda ocupam um espaço importante dentro do botequim. Mas o local também se tornou uma mercearia-deli com variedades de Queijos, frios para Fatiar, Pães entre outras coisas.

É um lugar muito agradável de ficar e que costuma encher nos finais de tarde da vida, com clientes que se sentam junto as mesas na rua. Como opções de comes e bebes é possível apreciar sanduíches com frios e queijos com cortes finos e cervejas servida muito geladas.

Endereço: Rua Dias de Barros, 2-A – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ
Funciona de segunda a sexta das 7h às 22h. Sábado das 8h às 21h e domingo das 9h às 16h.
Contato: (21) 2509-6957

Saiba mais em: instagram.com/bardoserginhodb2

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “7 armazéns imperdíveis do Rio”

  1. Desses da lista conheço bem o Paladino, casa atualmente com 110 anos e que serve o melhor omelete do RJ. Recomendo fortemente o de sardinha portuguesa. Peça também uma cestinha de pão para acompanhar. O chopp é da Brahma, que é tradicional mas não é lá essas coisas se comparado a outros, mas o de lá é extremamente bem tirado! Como ponto negativo fica o fato de a casa não trabalhar com cartões de crédito e débito, apenas dinheiro.

  2. O Bar do Serginho realmente é um cantinho maravilhoso e privilegiado de Santa Teresa. Boa bebida, boa cia, bons papos e um visual incrível além da corrente de ar que deixa os dias mais quentes muito mais agradáveis!!! Recomendo muito, um lugar charmoso e acolhedor!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.