Comer e Beber no bairro de Copacabana, cidade do Rio

Guia gastronômico com nossas dicas de bares, restaurantes e mercados no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A Marisqueira

Espelhos e azulejos compõem o grande salão deste tradicional restaurante português do bairro. Servem alguns bons pratos que sempre que posso, gosto de ir lá para pedir.

A começar pelas ótimas Alheiras de Mirandela e as Sardinhas Portuguesas servidas como entrada. Os peixes e moluscos em exibição na vitrine estão sempre frescos e podem ser uma boa pedida também. Os preços é que poderiam ser um pouco mais baixos, mas estão na faixa do Rio.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 232, loja A – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de terça a sábado das 12h às 22h. Domingo das 12h às 20h.
Contatos: (21) 2547-3920

Para saber mais:
instagram.com/amarisqueirarj

Adega Pérola

A Adega Pérola tem para mim o balcão mais fantástico da cidade, com vasta opção de tapas portugueses. É quase uma perdição. As sugestões são muitas: Polvo à Vinagrete, Lascas de Bacalhau, Sardinhas à Escabeche, Favas, Coração de Frango, enfim.

Bom é descobrir por si só o que é mais ao seu gosto. Se vocês são do Rio e não a conhecem, ou são de fora e estão de passagem pela cidade, não deixem de ir lá, pois é um programão. Para quem conhece: bom, aí eu não preciso dizer nada, apenas que já é hora de matar a saudade.

Endereço: Rua Siqueira Campos 138 – loja A, Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 11h à 01h.
Contatos: (21) 2255-9425

Para saber mais:
instagram.com/adegaperola

Restaurante Alfaia

Copacabana

Casa portuguesa já tradicional em Copacabana, com clima simpático, ambiente aconchegante e bom atendimento. Podia ser mais barato, mas o paladar compensa com os bons pratos, com destaque para o bacalhau. Servem ótimos mini bolinhos de bacalhau, uma entrada indispensável para quem passa por lá.

Endereço: Rua Inhangá, 30, Loja B – Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: funciona de segunda à sábado das 12h à 21h. Domingo das 12m às 19h.
Contatos: (21) 2236-1222 / (21) 2255-8882
Estação de Metrô mais perto: Cardeal Arcoverde

Para saber mais:
restaurantealfaia.com.br
instagram.com/alfaiario

Amir

Trata-se do meu restaurante árabe predileto na cidade. É difícil para mim até dar uma dica, pois há muita coisa boa no cardápio.

O Homus e o Babaganoush são simplesmente fantásticos. É também um dos raros lugares no Rio a servir Sawarma de cordeiro, as famosas tiras cortadas de uma enorme peça exposta ao fogo no vitrine.

Boa opção é sentar junto as mesinhas da rua, que dão para a Praça do Lido. Os preços são justos se considerarmos a quantidade servida de comida.

Endereço: Rua Ronald de Carvalho, 55 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de domingo a quinta das 12h às 23h. Sextas e sábados das 12h às 00h.
Contato: (21) 2542-7039

Para saber mais:
instagram.com/amir.restaurante
amirrestaurante.com.br

Âncora Copacabana Bar

O pequeno e charmoso boteco fica distante da multidão do bairro e escondido no alto da Rua Siqueira Campos – na boca do Túnel Velho.

O Ancora é comandado pelo ex-cozinheiro do Siri Mole, Sebastião. A partir da experiência no restaurante do Posto 06, Tião (como é mais conhecido) desenvolveu pratos de frutos do mar a sua própria maneira, para deleite da clientela.

Você pode se surpreender com a cozinha da casa, a começar pelos ótimos risotos de polvo e camarão. Além dos risotos, a casa serve bobó, moqueca e outros tipos de pratos como carne de sol com aipim.

Os preços são outro atraente, muito em conta. Um casal de apetite normal, por exemplo, pode dividir – após as entradas – um prato de risoto com satisfação. O Âncora tem um clima bem informal, mas aconchegante e família, sem deixar, no entanto, de ser o boteco que é.

Endereço: Praça Vereador Rocha Leão, 52, Loja A. Copacabana. Rio de Janeiro / RJ
Horário: terça a sábado das 9h às 22h. Domingo e segunda das 9h às 18h
Contato: (21) 2547-4700

Para saber mais:
instagram.com/ancoracopacabanabar

Baalbeck Delícias Árabes

Clássica lanchonete de comida árabe da Galeria Menescal, serve algumas pedidas imperdíveis como um kibe excelente, com fritura perfeita. Não deixem de colocar o molho de limão da casa que é um show).

O destaque para mim, no entanto, fica por conta mesmo da deliciosa esfiha de carne, com massa suave e recheio bem temperado. Gosto tanto do troço que coloco a esfiha da Baalbeck entre as três melhores do Rio de Janeiro em minha opinião.

Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 664, Loja 17 (Galeria Menescal) – Copacabana, Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 9h às 18h. Sábado das 9h às 17h.
Contatos: (21) 2255-4574
Metrô mais perto: Estação Siqueira Campos

Para saber mais:
instagram.com/barerestaurantebaalbeck

Bagdhad Halal Culinária Árabe

Alguns Narguilés enfeitam a entrada do restaurante iraquiano na Rua Bolívar. O ambiente é aconchegante e o serviço muito bom. A linguiça merguez de cordeiro (tipo marroquina) e o shawarma de cordeiro valem um destaque.

Endereço: Rua Bolívar, 45 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a domingo das 11h às 0h.
Contatos: (21) 3251-9966

Para saber mais:
instagram.com/restaurante_emporiobaghdad
restaurantebaghdad.com.br

O Braseiro

Mesmo após sofrer uma remodelada, o Braseiro segue como, talvez, a mais charmosa casa de galetos de Copacabana. O essencial segue por ali: seu inconfundível balcão em ziguezague com bancos fixos e a churrasqueira de tijolos. De lá saem os pratos mais famosos do local, como o galeto e o filé. É perfeito para quem busca uma comida honesta, rápida e por um preço bem em conta.

Endereço: Rua Domingos Ferreira 214 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h a 0h
Contatos: (21) 2547-9843

Para saber mais:
instagram.com/braseiro.copacabana

Cantina Donanna

Para quem realmente deseja um prato de massa caseira bacana a um preço bem em conta, a Donana é o lugar certo e a definição perfeita de uma típica cantina. É simples e aconchegante, serve massas ótimas a um valor que cabe no bolso.

Como não pode deixar de ser quando nos referimos a uma cantina, a quantidade de comida é respeitável. Acho até que com a entradinha, um casal que não quiser exagerar pode dividir uma porção. Não deixem de pedir o pão de alho com molho de tomate fresco de entrada, uma delícia.

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 63, loja B, Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Funciona diariamente, das 11h à 23h.
Contatos: (21) 2255-8841 / 2548-6702

Para saber mais:
instagram.com/cantinadonanna

Cervantes

Fechado durante a pandemia, o Cervantes foi reaberto por uma iniciativa de Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte. A intenção não era remontar fielmente o velho bar de Copa, mas aprimorá-lo. O salão ficou mais arrumadinho e as famosas empadas da rede Belmont entraram no cardápio. O Chope Brahma melhorou muito também.

Os sanduíches seguem lá como destaque do cardápio e ao menos no que tange o pernil, eu tiro o meu chapéu. Mas é importante frisar que o pão de leite usado tradicionalmente foi trocado pelo pão de fermentação natural do João Padeiro, que também é muito bom.

Endereço: Avenida Prado Júnior, 335 – Copacabana. Rio de Janeiro/RJ.
Horário: diariamente de 11h às 5h.
Contatos: (21)3085-6065

Para saber mais:
instagram.com/cervantes_copacabana

Galeto Sat´s

Entre os galetos de Copa, este ganhou certa notoriedade de uns tempos para cá. Da brasa de carvão saem galetos crocantes e de tempero marcante, com alho torrado por cima.

Além do galeto, as porções de linguiça de bacalhau são famosas. O movimento é grande durante todo dia e principalmente de madrugada.

Tem um chope Brahma acima da média entre outras casas de galeto do bairro. Para quem gosta de pimenta, peça o molho de pimenta com limão.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7. Loja D – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Funciona de domingo a quarta das 12h às 4h. Quinta a sábado das 12 às 5h.
Contatos: (21) 2275-6197

Para saber mais:
instagram.com/galetosats

Galeto Viva Flor

A casa nada tem com o antigo e charmoso braseiro-boteco com bancos bunda-de-fora que eu costumava frequentar. No entanto, para quem não liga muito se o ambiente é ou não descolado ou cult e busca basicamente por conforto o Viva Flor atende bem aos anseios. É um bom espaço para sentar com a família. O ar-condicionado bombante, um serviço ultra rápido e eficiente, com uma comida de braseiro boa, farta e por preços interessantes.

Endereço: Rua Paula Freitas, 66 – Copacabana, Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 23h.
Contatos: (21) 2548-1935
Metrô mais perto: Estação Siqueira Campos

Para saber mais:
galetovivaflor.com.br

La Trattoria

Bastante conhecido pelos moradores de Copa, o restaurante está no bairro desde 1976. Tem ambiente simples, agradável e bom serviço.

Por ser uma trattoria é claro que a atenção está voltada para os pratos de massa. No entanto o menu vai muito além disso, ofertando algumas opções realmente interessantes de peixes e frutos do mar.

Uma boa dica são os Anéis de Lula a Dorê com Arroz de Brócolis, bem servida e por um valor justo. Não deixem de pedir os gostosos pães de alho de entrada.

Endereço: Rua Fernando Mendes, 7, Loja A – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de domingo à quinta das 11h30m às 23h. Sextas e sábados das 11h30m à 00h.
Contatos: (21) 2255-3319 / (21) 2255-0781

Para saber mais:
latrattoriario.com.br

Mônaco Bar e Restaurante

Tradicional em Copacabana, a casa se destaca pelo cardápio de peixes e frutos do mar sempre muito frescos É um dos poucos lugares na Zona Sul, por exemplo, onde se pode escolher o caranguejo ainda vivo.

Não é o botequim mais barato do mundo, mas pela qualidade dos produtos vale a pena. Gosto de ficar no balcão, a provar o chopp muito bem tirado do bar e algumas das boas porções como polvo a vinagrete. A empada de bacalhau é uma ótima pedida.

Endereço: Rua Miguel Lemos, 18 – Copacabana. Rio de Janeiro (RJ).
Funciona diariamente das 9h às 2h.
Contatos: (21) 3988-0405

Para saber mais:
instagram.com/restauranteprincipedemonaco

O Caranguejo

O tradicional botequim de Copacabana tem o cardápio dedicado aos frutos do mar. Num pequeno balcão anexo pode-se apreciar alguns dos petiscos como um bom polvo a vinagrete bebendo em pé. Há mesas dispostas na calçada e um salão com ar-condicionado.

Os preços não são os mais baratos do mundo, mas é possível catar algumas boas opções como a Trilha Frita e os pratos de peixe, que alimentam uma família. O chope está dentro da média.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 771 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 78h à 00h.
Contatos: (21) 2236-1352

Para saber mais:
instagram.com/ocaranguejocopacabana

Parada de Copa

Parada de Copa, Copacabana

Recomendo a todos àqueles saudosos do velho estilo do sanduba do Cervantes, com pão de leite e aquele pernil ou rosbife mega, que façam sua parada obrigatória neste boteco de Copacabana. De preferência com bastante fome.

Foi por iniciativa de João Brandão, também dono do Bar Cabidinho (pé-limpo já enraizado em Botafogo) que o Parada de Copa abriu as portas em 2021. Na ocasião diversos ex-funcionários do Cervantes procuraram João em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

Pintou então a ideia de se inspirar no cardápio da velha casa da Prado Junior transformando o Parada num Cervantes paralelo.

Os sanduíches estão todos lá no cardápio do Parada de Copa, incluindo os meus prediletos: o de Pernil, o de Filé, o de Rosbife e o de Tender. São 29 sandubas no total, além de outras pedidas como a salada de batatas e o salpicão.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 450 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ
Horário: De domingo a Sexta das 11h às 03h. Sexta e Sábado das 11h às 04h.
Contatos: (21) 3936-0450

Saiba mais em:
instagram.com/paradadecopa

Pavão Azul

A patanisca de bacalhau do Pavão Azul está na lista das melhores iguarias de boteco do Rio de Janeiro. Uma ida a este ótimo botequim para prová-la é quase uma obrigação de todo mundo que passa pelas terras cariocas.

A comida lá (ainda) é em conta e muito saborosa e vai muito além das pataniscas. O Pavão atrai uma legião de fãs de diversas gerações que batem a barriga no balcão para apreciar pratos como o Arroz de Camarão e o Arroz de Polvo, entre tantas outras delícias.

É um lugar simples de comida muito boa e preço justo, sem embromação.

Endereço: Rua Hilário de Gouvêia, 71 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 12h às 24h.
Contato: (21) 2236-2381
Melhor parada: Estação Siqueira Campos do Metrô (Linha 01)

Para saber mais:
instagram.com/pavaoazuloficial

Quick Galetos

Quick Galetos, galeto na brasa, Copacabana

O Quick Galetos, na Rua Duvivier desde 1975, serve um dos melhores galetos de Copacabana. O galetinho, dourado e delicioso, fica ainda melhor acompanhado de arroz de brócolis e uma espetacular farofa de ovos e banana.

Fecha o pacote o seu clima tradicional, com o balcão de bancos fixos, preservado mesmo após uma reforma que sofreu. Além do bom atendimento e preços justos.

Endereço: Rua Duvivier, 28-A – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ
Horários: de domingo a terça das 12h às 17h. De quarta à sábado das 12h às 23h.
Contatos: (21) 2541-2897
Melhor parada: Estação Cardeal Arcoverde do Metrô (Linha 1)

Para saber mais:
instagram.com/quickgaletos

Real Chopp

Um dos mais tradicionais botecos de Copacabana, a casa tem um bom chopp e oferta também alguns petiscos interessantes como o Fígado Acebolado e Kibinho de Bacalhau. O serviço é bom e os preços estão na média do Rio de Janeiro. Na parte interna fica o balcão de onde saem pedidas como o Polvo a Vinagrete, mas o povo gosta de sentar mesmo junto as mesinhas na calçada.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 319 – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à domingo das 8h às 01h
Contatos: (21) 2257-2645

Gostou das dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.