Comer e beber no Leblon, cidade do Rio

Guia Gastronômico com dicas de bares e restaurantes no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.

Academia da Cachaça

Leblon, Rio de Janeiro

Aberta em 1985, a Academia da cachaça é um dos mais célebres bares do Rio de Janeiro. Mesmo com o desequilíbrio entre preço e tamanho das porções, ainda segue como uma ótima opção de programa na cidade.

Oferece uma culinária carioca respeitável, tem caipirinhas excelentes, além do extenso cardápio de cachaças. Os destaques são a carne seca, sem gordura e desfiada com esmero, além das fantásticas empadas. Há também os famosos escondidinhos e a feijoada.

Endereço: Rua Conde Bernadotte, 26 – Leblon. Rio de Janeiro / RJ
Horário: segunda a quinta das 11h30m às 00h. Sexta e sábado das 11h30m às 01h. Domingo das 11h30m às 22h.
Contatos: (21) 2239-1542

Para saber mais:
instagram.com/academiadacachaca 
academiadacachaca.com.br

Álvaro´s Restaurante

Leblon, Rio de Janeiro

Restaurante de comida farta e culinária carioca clássica. Lá podemos encontrar opções que vão de filés a peixes e frutos do mar. Eu recomendo pessoalmente o Arroz à Provençal (para duas pessoas).

Uma das marcas registradas da casa são o bom pastel de camarão com Catupiry e os bolinhos de bacalhau em formato de charutinho.  Os preços são justos para o tamanho dos pratos. Quando estiverem por lá procurem pelo Francisco, garçom muito gente boa.

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 500 – Leblon. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contatos: (21) 2294-2148

Bom restaurante árabe, serve o melhor pão pita da cidade para mim. Vem quentinho, estufado, a soltar vapor no ar. Uma delícia. O clima aconchegante do restaurante é algo que me faz pensar em voltar, não tenho dúvidas. Com preços justos e boa comida, é um programa sem erros.

Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h30m às 00h.
Contatos: (21) 2235-6698 / (21) 2235-1884

Para saber mais:
instagram.com/restaurantearab
restaurantearab.com.br

Boteco Belmont

Foi no Belmont que o empresário Antonio Rodrigues deu início a sua jornada de sucesso no mundo dos bares, ao promover um estilo chamado pé-limpo com a reforma da casa, num antigo boteco pé-sujo datado dos anos 50 no bairro do Flamengo.

A marca ultrapassou os limites do Flamengo e se tornou uma rede de sucesso presente em diversas partes da cidade e até em São Paulo.

O Belmont serve um ótimo chope e conta com um atendimento profissional. Não é um programa propriamente barato, mas a comida é boa e farta.

Como destaque vale as clássicas empadas abertas que são o carro chefe. Os sanduíches, como o de pernil, são uma boa pedida também.

Rua Dias Ferreira, 521 – Leblon. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contatos: (21) 2294-2849

Para saber mais:
instagram.com/boteco_belmonte

Bracarense

Leblon, Rio de Janeiro

Um dos mais cultuados botequins do Rio de Janeiro, o Bracarense representa bem um nicho cultural da cidade, do público pós-praia da Zona Sul. No quesito comes, a casa ajudou a disseminar a cultura dos bolinhos, com criações que depois viraram clássicos como Bolinho de Aipim com Camarão e Catupiry.

Para mim, além do diferente copo onde o chope é servido, o barato da casa está mesmo em seu grande balcão em U, com banquinhos sem encosto. Bom de beber. Além dos bolinhos, eu particularmente destaco a empada de camarão e o pernil da casa como uma boa pedida.

Endereço: Rua José Linhares, 85, Loja B – Leblon. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: segunda das 11h às 22h. Terças e quartas das 11 às 23h. Quinta à sábado das 11h às 23h55m. Domingo das 11h às 21h.
Contatos: (21) 2294-3549

Para saber mais:
instagram.com/bar_bracarense

Herr Pfeffer

Leblon, Rio de Janeiro

Ainda estou para encontrar um restaurante ou bar alemão no Rio que sirva uma comida típica, principalmente embutidos, como a da Adega do Pimenta e por conseguinte o Herr Pfeffer.

O cardápio oferta tantas boas opções de salsichões e linguiças que é necessário mesmo um grupo de bons amigos comilões para dar cabo, em parte, a missão de provar tudo. O Joelho de Porco Grelhado da casa é lendário. Há ainda uma excelente carta de cervejas especiais.

Endereço: Rua Conde Bernadotte, 26, loja D – Leblon. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: domingo a terça das 12h às 00h. Quarta à sábado das 12h às 02h.
Contatos: (21) 2239-9673

Para saber mais:
instagram.com/herrpfefferleblon
herrpfeffer.com.br

Bar Jobi

Leblon, Rio de Janeiro

Os preços podiam ser mais baixos, mas o programa continua valendo, antes de tudo pela história da casa. Trata-se de um clássico botequim do Leblon e um dos meus bares prediletos naquele bairro da Zona Sul.

Tenha paciência, se aglomere na multidão na porta, peça um chope (sempre muito bem servido) e relaxe. Quando finalmente conseguir sentar, as dicas são a carne seca e o pernil. Como entrada, não deixe de provar as empadinhas.

Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166, loja B – Leblon. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 03h.
Contatos: (21) 2274-0547

Para saber mais:
instagram.com/bar_jobi
jobileblon.com.br

Gostou da dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio